[News] Maracatu Ventos de Ouro realiza Noite Cultural em comemoração aos 8 anos de história no dia 28 de janeiro
Maracatu Ventos de Ouro realiza Noite Cultural em comemoração aos 8 anos de história no dia 28 de janeiro
Tradicionalmente, a Noite Cultural de aniversário abre as atividades do ano do Maracatu Ventos de Ouro, junto aos ensaios para o Cortejo Pernambaiano de Iemanjá.
Festejo, Batuques e Asé é o tema da primeira Noite Cultural do ano do Maracatu Ventos de Ouro, que celebra o aniversário de 8 anos do grupo. A cantora Alessandra Leão é convidada e fará uma participação especial no show que acontece no Largo Tereza Batista, às 20h do último sábado do mês, 28.
A Noite Cultural é um show de tambores, música, dança e celebração da cultura negra, realizado para valorizar, fortalecer e difundir a cultura popular afro-brasileira. A cada edição novos grupos da cultura popular são convidados a participar, promovendo assim, troca de experiências e intercâmbios. “O aniversário do Maracatu é sempre muito especial e a cada ano uma vitória a mais de poder seguir. Cada noite cultural traz participações especiais e nessa edição teremos Alessandra com a gente, estamos muito felizes de recebê-la no aniversário de 8 anos do Maracatu Ventos de Ouro”, comenta Josy Garcia, mestra e diretora do grupo.
Este projeto foi contemplado pelo Edital Setorial de Apoio a Grupos e Coletivos Culturais 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.
Sobre o Maracatu Ventos de Ouro
O Maracatu Ventos de Ouro é um grupo feminino de Maracatu de Baque Virado da cidade de Salvador. Fundado em 28 de janeiro de 2015, o grupo busca difundir e fomentar o maracatu em Salvador e outras regiões, e trazer à tona discussões sobre a mulher na sociedade, na arte, na percussão, na cultura, e no maracatu de baque virado. Além de promover intercâmbios com grupos de diversas regiões, com mestres e mestras da cultura popular e Batuqueiros recifenses, gerando assim uma troca de experiências e vivencias entre indivíduos e grupos praticantes de Culturas Populares, combatendo todas as formas de discriminação, preconceito e intolerância praticadas contra os símbolos e praticantes das culturas populares afro-brasileiras.
Sobre Alessandra Leão
Compositora, cantora, percussionista e produtora musical, Alessandra Leão tem nove discos lançados. Foi indicada ao Grammy Latino, ao Prêmio da Música Brasileira e ao WME; e recebeu o Prêmio Grão de Música, pelo conjunto da sua obra. Começou na música como uma das integrantes/fundadoras da banda Comadre Fulorzinha, ao lado de musicistas como Karina Buhr e Isaar, no final da década de 1990, em meio a efervescência do movimento Mangue Beat.
Em 25 anos de carreira, Alessandra Leão atuou ao lado de importantes músicos e compôs com parceiros como Chico César, Kiko Dinucci, Juçara Marçal, Juliano Holanda, Caçapa, Lívia Mattos, Siba, Arthur de Faria e Dani Nega. Já se apresentou no Brasil e em países da Europa, América Latina e América do Norte. Ministra aulas de voz e de ilu (tambor usado nos terreiros de Xangô e Jurema em Pernambuco) e é curimbeira da Casa de Umbanda Pai João da Ronda - Terreiro Recanto Quiguiriçá.
SERVIÇO:
O QUE: Noite Cultural de aniversário do Maracatu Ventos de Ouro
QUANDO: 28 de Janeiro, 20h
ONDE: Largo Pedro Arcanjo, Pelourinho
QUANTO: R$15,00 (meia) R$30,00 (inteira)
Acompanhe em: @maracatuventosdeouro
Nenhum comentário