[News]Bia Ferreira participaa do Projeto Estadunidense Tiny Desk Meets Globalfest 2023
BIA FERREIRA PARTICIPA DO PROJETO ESTADUNIDENSE TINY DESK MEETS GLOBALFEST 2023
Gravado na Ocupação 9 de Julho, em São Paulo, a artista representa o Brasil na iniciativa que apresenta nove talentos filmados em suas respectivas terras natais, na estrada ou no exílio em todo o mundo
Bia Ferreira no Tiny Desk meets globalFest 2023
Crédito/reprodução: Luan Cardoso e Camila Picolo
São Paulo, janeiro de 2023 - A cantora, compositora e multi-instrumentista Bia Ferreira é a representante brasileira do projeto estadunidense Tiny Desk meets globalFest 2023. Sua apresentação vai ao ar no Youtube da NPR Musichttps://www.youtube.com/nprmusic no dia 25 de janeiro, às 22h15 (BRT).
Acompanhada de Érica Silva no baixo, Mari Lima na guitarra e Pé Beat na bateria, Bia gravou a sua participação na Ocupação 9 de Julho, em São Paulo, locação escolhida por ser um prédio ocupado pelo MSTC - Movimento dos Sem Teto do Centro, símbolo de resistência nacional atual que garante a quem lá habita acesso à educação, cultura, formação cidadã, ambiental e esportiva, buscando a conscientização e a inserção social e democrática. Abordando o antirracismo, a necropolítica, a luta pelas mulheres e também o amor sapatão, passeando entre o R&B, o rap e a música brasileira, no repertório estão canções de Igreja Lesbiteriana, Um Chamado e Faminta, seus primeiro e segundo álbuns respectivamente.
“Eu fiquei assustadíssima quando surgiu o convite para fazer o Tiny Desk porque eu achei que fosse trote. E fiquei muito feliz porque a maioria dos artistas que eu admiro mundialmente tocaram no Tiny Desk”, conta. “Poder ter essa plataforma como um espaço para ampliar onde a minha arte chega é de uma alegria incrível! E poder contar com a presença do Pé Beat, da Mari Lima e da Érica Silva nessa banda fez toda a diferença. O groove saiu bonito e eu estou muito orgulhosa do resultado”.
Baseado em Nova York, o Tiny Desk meets globalFEST está em sua terceira edição. A colaboração entre a organização sem fins lucrativos NPR Music (Tiny Desk) com a plataforma globalFEST surgiu pela demanda em período pandêmico, em 2021. O projeto apresenta performances em vídeo exclusivos de artistas filmados em suas respectivas terras natais, na estrada ou no exílio em todo o mundo.
"O globalFEST tem sido uma maneira brilhante de descobrir música de todo o mundo e trazer o palco do globalFEST para nossa série de concertos Tiny Desk (em casa) tem sido uma porta de entrada para um público novo e de mente aberta para tantos grandes talentos", diz Bob Boilen, criador do Tiny Desk. “A oportunidade de trazer artistas do globalFEST - de festivais anteriores, do atual e artistas com os quais não trabalhamos antes - para as casas dos espectadores por meio desses shows exclusivos filmados em todo o mundo, é a maneira perfeita de expandir o público para música diversificada”, complementam os co-curadores e diretores do globalFEST, Bill Bragin, Isabel Soffer e Shanta Thake.
Neste ano, a série anual online de três noites será exibida entre 24 e 26 de janeiro, tendo a beninense-americana Angélique Kidjo, cinco vezes vencedora do Grammy, como mestre de cerimônias. A partir das 22h, três pocket shows de diversos lugares do planeta acontecem na sequência. Além de Bia Ferreira, também estão no line up Bnat el Houariyat & Esraa Warda (Marrocos e EUA), Cui Jian (China), Dakh Daughters (Ucrânia), Justin Adams & Mauro Durante (Reino Unido e Itália), Moonlight Benjamin (Haiti e França), Noura Mint Seymali (Mauritania), Septeto Santiaguero (Cuba) e Taraf de Caliu (Romênia).
Tiny Desk meets globalFEST 2023
RSPV: https://www.nprpresents.org/
NPR Music: https://www.youtube.com/
A partir das 22h
24 de janeiro
Dakh Daughters (Ucrânia)
Khadija El Warzazia’s Bnat el Houariyat & Esraa Warda (Marrocos & EUA)
Cui Jian (China)
25 de janeiro
Septeto Santiaguero (Cuba)
Bia Ferreira (Brasil)
Moonlight Benjamin (Haiti & França)
26 de janeiro
Taraf de Caliu (Romênia)
Noura Mint Seymali (Mauritania)
Justin Adams & Mauro Durante (Reino Unido & Itália)
Ficha Técnica
Bia Ferreira - Voz e guitarra
Mariana Lima - Guitarra
Erica Silva - Baixo
Maurilio Santiago dos Santos Nascimento "Pé Beat" - Bateria
Audio Dj - Go Locadora e Renato Venom
Vídeo - Quixó Produções
Direção e fotografia - Luan Cardoso
Fotografia - Camila Picolo
Gaffer - Marcela Katzin
Edição - Beatriz Dantas
Cabelo: Diva Green
Stylist: Iasmine Carvalho
Make: Ma Bezerra
Catering: Dendengo
Produção - Zeferina Produções e Rafaella Bonatti
SOBRE BIA FERREIRA
Bia Ferreira é uma cantora, compositora, multi-instrumentista brasileira. Passeando por ritmos afrodiaspóricos como o soul, o r&b e o rap, mesclados a referências da música brasileira como o samba e o repente, faz arte para mexer com a mente e com o corpo das pessoas. Compositora reconhecida por letras contundentes, visa facilitar a compreensão de temas importantes como necropolítica, cotas raciais, antirracismo, a luta pelos direitos das mulheres, da população lgbtqiap+ e a afetividade destes corpes, a fim de pautar tecnologias de sobrevivência através da arte. Baseada no conceito de "escrevivência", idealizado por Conceição Evaristo, Bia prioriza discorrer sobre sua vivência, trazendo com propriedade de vida coerência para suas canções.
Iniciou as suas atividades musicais no ano de 2009, aos 15 anos. Foi por volta desta época que começou a se inteirar sobre assuntos como feminismo negro e educação antirracista, através do grêmio estudantil. Mas foi em 2018, com o single “Cota Não É Esmola” lançado pelo Sofar Sounds, que atingiu o grande público. De lá pra cá, é o vídeo mais assistido do Sofar Sounds na América Latina e o quarto vídeo mais assistido desse mesmo projeto no mundo, além de ser leitura obrigatória para os vestibulares da Universidade de Brasília. Em 2019, fez sua primeira turnê pela Europa e, no mesmo ano, substituiu a atriz Larissa Luz no papel de Elza Soares nas apresentações do musical Elza, em São Paulo e Rio de Janeiro, em 3 temporadas do espetáculo. E ainda lançou seu álbum de estreia, Igreja Lesbiteriana, Um Chamado. Em dezembro de 2021, em sua primeira experiência como produtora musical, co-criou a faixa "Olhares Cruzados" pela plataforma Influência Negra para uma campanha publicitária de mesmo nome da marca Dove. Produção essa que foi premiada pelo prêmio IDBr Brasil. Depois de uma tour no verão europeu de 2022, Bia Ferreira foi destaque no WOMEX 22, principal feira de negócios de música no mundo, que aconteceu em Lisboa. E no fim do mesmo ano, lançou seu segundo álbum, Faminta. Em janeiro de 2023, foi a representante brasileira no projeto estadunidense Tiny Desk meets globalFEST 2023.
Nenhum comentário