[News]Feira do Bom Retiro traz cultura e tradições coreanas no Festival do Ano Novo Lunar

 

Feira do Bom Retiro traz cultura e tradições coreanas no Festival do Ano Novo Lunar




Comemoração do calendário asiático será realizada dia 21, conta com ritos e até prato especial para a data

Chamado de Seollal (설날), o Ano Novo Lunar acontece no sábado, dia 21, e a Feira do Bom Retiro trará ao público uma programação especial e focada, principalmente, em proporcionar aos visitantes uma experiência parecida com a realizada na Coreia do Sul.

O feriado é um dos mais importantes da cultura asiática e tem como característica simbolizar o início de um novo período que será regido por um dos doze animais do zodíaco, neste ano, o coelho, que aponta para um ano de prosperidade e fortes emoções.

Diferente das comemorações vistas no ocidente, o Seollal tem uma série de ritos realizados pelas famílias, geralmente na casa do parente mais velho, para manter a tradição que vem desde os tempos antigos. Confira as principais:

·       세배 (sebe)

Para atrair boa sorte e fortuna, é feita a saudação 새해 복 많이 받으세요 (saehae bok mani badeuseyo), em tradução livre “receba neste ano novo muitas benções e felicidades”.

Durante o sebe, todos se curvam em direção a uma mesa de comida oferecida aos ancestrais, em seguida, os mais novos devem fazem uma reverência aos mais velhos para cumprimentá-los e mostrar gratidão por mais um ano que se inicia;

·       세뱃돈 (sebetdon)

Como forma de agradecimento à demonstração de respeito, os mais velhos retribuem os mais novos com um saquinho de dinheiro, chamado de 세뱃돈, que simboliza a prosperidade;

·       떡국 (tteoggug)

A celebração é marcada por muita fartura na mesa, mas há um prato que não pode faltar, o 떡국, uma sopa de bolinhos de arroz que representa saúde e vida longa.

O prato é tão importante que dele vem a lenda de que, ao ser consumido, todos ganham mais um ano de idade. Na expectativa de virarem adultas mais rápido, é comum que as crianças brinquem de tomar a sopa mais de uma vez para “ficarem mais velhas”.

·       Brincadeiras tradicionais

Falando em brincar, é muito comum que as famílias aproveitem a data para se divertir com jogos tradicionais como o 윷놀이 (yutnori), jogo de tabuleiro.

A programação do Festival terá um momento reservado para todos realizarem a saudação e participarem de brincadeiras. Aos que desejarem experimentar o tteoggug, a Associação dos Idosos Coreanos irá disponibilizar o prato para venda.

No palco, as atrações prometem animar o público com o Coral das Mães Coreanas, o grupo Samulnori Hanullim e sua energética percussão e as senhoras do “Line Dance” dançando pop.

Balanceando entre o tradicional e moderno, antigo e atual, apresentação de K-Pop, gênero que é febre entre os jovens no mundo todo, também está na programação com o Stagebreaker, grupo cover oficial da Feira do Bom Retiro.

Para entrar ainda mais no clima do Seollal, o público poderá experimentar gratuitamente o hanbok, roupa tradicional coreana usada em datas especiais como esta, e também levar para casa como lembrança cartões artísticos com o nome em coreano feitos pelo grupo de Caligrafia Tradicional.

Quem já frequenta as edições semanais da Feira sabe que um dos maiores atrativos são as barracas de comida que vendem guloseimas como o popular hot dog coreano, as de bebida, que oferecem drinques com o destilado soju, e as de artigos de K-Pop, que agradam fãs de grupos como o BTS ao vender álbuns oficiais. Elas também são presença confirmada no evento.

O Festival do Ano Novo Lunar é gratuito e acontece no dia 21, sábado, das 10h às 17h, no Centro Comercial Bom Retiro com entrada pelas ruas Ribeiro de Lima, 453 e José Paulo, 226. As estações Luz e Tiradentes da linha azul são as mais próximas para quem optar por utilizar o transporte público.

A programação completa do evento pode ser consultada no Instagram @feiradobomretiro.

Nenhum comentário