[Crítica] As Histórias de Meu Pai
Sinopse: André Choulans é um homem que tem diversas profissões, e é idolatrado por seu filho, especialmente depois de se tornar conselheiro de Charles De Gaulle. Quando acha que foi traído por ele, pede ajuda ao garoto para matar o general.
O que achei? Dirigido por Jean-Pierre Améris, As Histórias de Meu Pai é baseado no livro homônimo de Sorj Chalandon e foi roteirizado por Améris e Murielle Magellan.
O filme parece ser o típico filme francês lúdico e inocente, com os eventos contados do ponto de vista de uma criança e com uma certa perspectiva que poderia lembrar de A Vida é Bela. Mas não poderia ser mais distante disso. Diferente de A Vida é Bela, as mentiras que André conta para seu filho não são para protege-lo de um acontecimento ou cenário assustador.
Essa impressão de mágica e inocência é quebrada quando percebemos que André é um pai e marido radical e abusivo e cujos delírios acabam por influenciar o filho de uma maneira fanática e preocupante que afeta até mesmo seu comportamento na escola.
Émile idolatra o pai apesar de ser abusado por ele e o filme mostra como a dinâmica entre os dois é complicada e conflituosa. A mãe de Émile também é alvo do comportamento tóxico e abusivo de André e apesar de ela tentar proteger o filho do marido algumas vezes, ela finge que não vê o abuso.
As Histórias de Meu Pai apesar de se passar em uma década de conflitos sociais e políticos, ele foca mais no relacionamento entre André e Émile e como os delírios e toxicidade de André causa um trauma tão grande no filho que quase temos um fim trágico para a família.
O final do filme conclui qual era o problema de André, mas não se aprofunda muito nisso e nem fala ou mostra quais foram as consequências desse trauma em Émile e dá a impressão que se deve relevar o comportamento abusivo de André por causa de sua saúde mental.
Esse final pode parecer de uma certa forma otimista, mas está longe disso. Pelo fato de como esse trauma afetou Émile não ter sido mostrado, se dá a sensação que ele não teve um desfecho para seguir em frente com sua vida.
As Histórias de Meu Pai chega hoje, dia 09, nos cinemas com distribuição da Pandora Filmes.
Trailer:
Escrito por Michelle Araújo Silva
Nenhum comentário