[Crítica] Muribeca
Sinopse:
No Conjunto Habitacional Muribeca, seus moradores expressam a morte física de uma comunidade ainda viva na memória e nos sentimentos enquanto veem a transformação de seus lares em uma cidade fantasma. O bairro está sendo abandonado, devido a problemas estruturais, especulação imobiliária e uma luta entre os moradores e os órgãos responsáveis pela obra.
O quê eu achei?
Dirigido por Camilo Soares(de curtas como Carta para o Recife) e Alcione Ferreira, esse documentário reúne depoimentos de moradores e ex-moradores do Conjunto Habitacional Muribeca, localizado no município de Jaboatão dos Guararapes,em Pernambuco.
Construído em 1982,o conjunto chegou a abrigar mais de 5 mil famílias,distribuídas em 70 prédios. A partir de 1995, problemas na infra-estrutura e após anos de incertezas e problemas jurídicos,em 2012 a Caixa Econômica Federal foi condenada a reconstruir os imóveis na mesma área-o que nunca ocorreu.Sete anos depois, a Justiça Federal autorizou a demolição completa e o despejo dos moradores e desde então as comunidades de moradores e comerciantes continuam lutando para que ela não desapareça.
Logo no começo do doc,vemos uma citação do poeta T.S.Eliot:Com tais fragmentos foi que escorei minhas ruínas. Muribeca é o retrato realista de uma comunidade lutando por sua sobrevivência. E deixo aqui meus votos para que eles consigam recuperar um lugar que mora na memória afetiva de tanta gente.
Trailer:
Nenhum comentário