[News] Festival Barulhinho Delas chega à quarta edição pensando diversidade, protagonismo feminino e sustentabilidade no campo das artes
Festival Barulhinho Delas chega à quarta edição pensando diversidade, protagonismo feminino e sustentabilidade no campo das artes
Nina
No sábado (25/2), a partir das 14h30, o Barulhinho Delas realiza agenda artística gratuita e diversa no Complexo Cultural Estação das Artes. Artistas como a britânica Carrie Reichardt, N.I.N.A.,Clau Aniz, Marta Aurélia, Moon Kenzo e Berlim Tropical são presenças confirmadas
Clau Aniz
Festival compromissado com a igualdade de gênero e ecologicamente responsável, o Barulhinho Delas se posiciona hoje como algo que vai além de um evento de música: é uma celebração da diversidade no campo das artes, com foco no protagonismo feminino. Em sua quarta edição, a contemporaneidade da arte cearense dá o tom à programação plural. A programação conta com shows, ações formativas, atividades circenses, performances em dança e artes visuais, discotecagens e feira empreendedora.
Buscando se reinventar a cada ano e acompanhando os debates da contemporaneidade, o Barulhinho Delas tem em suas premissas cinco pilares: o compromisso com a igualdade de gênero, o meio ambiente, a formação para emancipação, a acessibilidade e a garantia dos direitos humanos em suas mais amplas concepções.
SOBRE A PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA
No dia 25 de fevereiro (sábado), o Complexo Cultural Estação das Artes será palco de uma das ações mais esperadas do evento: uma agenda artística gratuita e plural, com a presença da artista britânica Carrie Reichardt, shows de N.I.N.A., Clau Aniz, Marta Aurélia, Moon Kenzo, Berlim Tropical, discotecagem da DJ Angel, entre outras participações.
O evento conta ainda com o eixo "Arte Delas", que traz intervenções ao vivo de diferentes linguagens artísticas: desenho e artes visuais com Kaolin, Erica R., Camila Albuquerque, Ella Monstrava e Azuhli, maquiagem com Lí Coelho, arte circense com Anaya Okun e Mayara Maris e performances em dança com Eva Bessa e Larissa Ribeiro.
Fortalecer o trabalho de mulheres é um dos comprometimentos do festival. De 14h30 às 20h, o Centro de Design do Ceará receberá a Feira Delas - Feira de Mulheres Designers do Ceará com a participação de oito expositoras: a editora independente Nadifúndio, as marcas de acessórios autorais e artesanais Pala Preta e Menah Acessórios, as marcas de roupas com propósito Mude-ME e MANTENHA, a Neuri Calçados com sapatos e acessórios, a Pottery Artesanias com cerâmicas utilitárias e decorativas, o coletivo Gaiatas Colab com artes em xilogravura, pintura, bordado e cerâmica, além de uma loja do próprio festival, com produtos sustentáveis.
SOBRE AÇÕES SOCIAIS
Comprometido com a causa social, o Festival Barulhinho Delas ainda realiza parceria com a Casa Transformar e a Procuradoria Especial da Mulher. As primeiras 500 pessoas que chegarem e levarem itens de higiene pessoal ou material de limpeza para doar para a Casa Transformar receberão o copo exclusivo do Barulhinho Delas. A Casa Transformar tem um trabalho lindo e necessário como ponto de acolhimento LGBTQIAP+
O copo, além de ser um brinde exclusivo, é uma estratégia para diminuir a geração de lixo, outro ponto de cuidado do evento, que conta com uma cenografia toda sustentável, coleta seletiva e encaminhamento de todos os resíduos gerados para reciclagem.
Há ainda a parceria com a Procuradoria Especial da Mulher, que disponibilizará um ponto de apoio durante o evento para acolher e orientar mulheres que desejem tirar dúvidas.
SOBRE O ACESSO AO EVENTO
O evento é gratuito, mediante retirada de pulseiras na entrada da Estação das Artes. Serão distribuídas 1.500 pulseiras, sendo uma por pessoa, a partir das 14h30 com último acesso às 19h30. Quem desejar sair do equipamento durante a programação, deve retornar à fila para pegar uma nova pulseira.
A classificação indicativa do evento é 18 anos e pessoas menores de idade só podem acessar a programação após assinatura do Termo de Responsabilidade pelo responsável legal. É, ainda, proibida a entrada com bebidas alcoólicas em recipientes de vidro, cooler e isopor.
SOBRE A QUARTA EDIÇÃO
Em 2023, o evento acontece de 11 de fevereiro a 1 de abril em 7 cidades e 10 Museus Orgânicos/Centros de Cultura Popular, envolvendo 33 artistas, 6 mestras da cultura, 8 feirantes, 10 instituições, realizando 116 horas de ações formativas, através da parceria com 17 instituições.
O Festival, mais uma vez, se volta para o fortalecimento da presença das mulheres na música e nas artes em geral, seja dentro ou fora dos palcos, pois reconhece que pouco mudou nesse cenário e ainda é preciso muito a ser feito para a eliminação das desigualdades de gênero.
"Acreditamos que o acesso de mulheres à cena musical é ainda mais restrito. Um exemplo prático é fazer uma análise das atrações das últimas festas de réveillon das principais cidades do país para comprovar tal afirmação. Ainda predominam homens na programação. Quando buscamos profissionais que atuam nesses eventos a diferença é ainda maior na contratação de homens. Nesse sentido, o Festival corre na contramão do que vem sendo realizado na cidade, garantindo contratação de até 90% da equipe de mulheres (cis, trans/travestis), proporcionando ainda uma programação diversa, com ações formativas, intervenções artísticas e feira de design somente com mulheres empreendedoras", salienta Nádia Sousa, coordenadora geral do evento.
Para além das questões de igualdade de gênero, a quarta edição do Festival busca ser um exemplo para a cidade, no que diz respeito à realização de um conjunto de ações voltadas para compensação ambiental visando a sustentabilidade. Sabemos que discutir meio ambiente é também reduzir desigualdades, ampliar o acesso a direitos e serviços básicos, realizar ações que promovam uma reflexão sobre conscientização ambiental e gerar renda para grupos específicos minoritários.
FESTIVAL BARULHINHO DELAS
O Barulhinho Delas nasceu com a ideia de realizar uma mostra da cena da música autoral e independente da capital cearense, ampliando suas ações para outras linguagens artísticas. O evento é realizado pela Mercúrio – Gestão, Produção e Ações Colaborativas, produtora da cidade de Fortaleza que, dentre tantos projetos, mantém também o selo Mercúrio Música, responsável por lançar trabalhos de diversos artistas do estado do Ceará.
O Festival Barulhinho Delas conta com apoio cultural da Oi Futuro, do British Council e do Banco do Nordeste. Tem ainda apoio institucional da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Juventude em parceria com Instituto da Juventude da Inovação, além do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará, através do Centro de Design e do Complexo Cultural Estação das Artes, equipamentos geridos em parceria com o Instituto Mirante. Realizado pela Mercúrio Produção e Gestão, conta com produção da Casa das POC e agradecimento à Enel.
CONFIRA AGENDA COMPLETA DO BARULHINHO DELAS NO DIA 25 DE FEVEREIRO
25/02, sábado, 14h30 às 15h
DJ Angel
no Palco Diversidades
25/02, sábado, 14h30 às 20h
Feira Delas - Feira de Mulheres Designers do Ceará
no Centro de Design do Ceará
25/02, sábado, 15h às 17h
Arte Delas - Desenho ao vivo com Kaolin e Erica R.
no Espaço Arte Delas
25/02, sábado, 15h às 15h40
Show “Amarga”, com Moon Kenzo
no Palco Barulhinho Delas
25/02, sábado, 15h40 às 16h40
Performance "Disfagia de Suindara" de Georgia Vitrilis
no Espaço Feira Delas
25/02, sábado, 15h40 às 16h
DJ Lara
no Palco Diversidades
25/02, sábado, 16h às 18h
Arte Delas - Desenho ao vivo com Camila Albuquerque
no Espaço Arte Delas
25/02, sábado, 16h às 19h
Foto Delas - Leve uma Lembrança do Festival
25/02, sábado, 16h às 18h
Arte Delas - Intervenção em maquiagem com Lí Coelho
no Espaço Feira Delas
25/02, sábado, 16h às 16h40
Show "Tectônica" de Marta Aurélia
participação especial de Uirá dos Reis
no Palco Barulhinho Delas
25/02, sábado, 16h40 às 17h
Intervenção Arte Circense com Anaya Okun e Mayara Maris
no Palco Diversidades
25/02, sábado, 17h15 às 19h15
Arte Delas - Desenho ao vivo com Ella Monstra e Azuhli
no Espaço Arte Delas
25/02, sábado, 17h às 17h40
Show Berlim Tropical
no Palco Barulhinho Delas
25/02, sábado, 17h40 às 18h
Performance “Voa Vogue - Corpas Possíveis, corpos sensíveis" de Eva Bessa
no Palco Diversidades
25/02, sábado, 18h às 19h
Show Clau Aniz toca “Filha de Mil Mulheres”
com participação especial de Mulher Barbada
no Palco Barulhinho Delas
25/02, sábado, 19h às 19h20
Performance "Bença, Chica" de Larissa Ribeiro
com presença especial de Maria Lúcia Ribeiro
no Palco Diversidades
25/02, sábado, 19h20 às 20h
Show N.I.N.A.
no Palco Barulhinho Delas
SERVIÇO
4ª Festival Barulhinho - Barulhinho Delas
Programação de 11 de fevereiro a 1 de abril
25/02, sábado, a partir das 14h30
Entrada gratuita, mediante retirada de pulseira
Classificação indicativa: 18 anos
no Complexo Cultural Estação das Artes (R. Dr. João Moreira, 540 - Centro)
Mais informações em @barulhinhodelas e @mercuriogestaoeproducao
Nenhum comentário