[News]Bala Desejo, Getúlio Abelha, Deize Tigrona e Mestre Ambrósio são atrações do Festival Rec-Beat

 Bala Desejo, Getúlio Abelha, Deize Tigrona e Mestre Ambrósio são atrações do Festival Rec-Beat



O festival acontece de 18 a 21 de fevereiro, no Cais da Alfândega, com acesso gratuito.


 

 

Conhecido pela atitude vanguardista em explorar diferentes cenas e gêneros musicais, mas sem perder de vista a tradição, o Rec-Beat retorna ao carnaval do Recife, no Cais da Alfândega, nos dias 18, 19, 20 e 21 de fevereiro, com um line-up que contempla talentos do cenário local e nacional, e atrações internacionais inéditas.

 

Entre os nomes confirmados está o do grupo Bala Desejo (RJ), que se apresenta pela primeira vez na capital recifense. Com ascensão meteórica, a banda estreou com o elogiadíssimo projeto Sim Sim Sim (2022), vencedor do Grammy Latino na categoria de “Melhor Álbum Pop em Português”. Impulsionado por uma reinvenção da estética setentista, o Bala Desejo flerta com a bossa-nova, o indie pop, o pop rock e as referências tropicalistas.

 

O destaque também vai para Mestre Ambrósio (PE), grupo histórico que fez parte do movimento manguebeat. A banda, que funde o rock a ritmos tradicionais da cultura popular, apresenta um espetáculo catártico que marca o seu retorno em comemoração aos seus 30 anos de criação.

 

Outra lenda da música pernambucana, o Conde Só Brega (PE) está confirmado entre as atrações. Um ícone da cultura local e expoente de um dos ritmos mais importantes de Pernambuco, o Conde chega ao palco do Rec-Beat em consonância com sua nova fase na carreira. Após uma parceria com o cantor João Gomes, o artista atraiu a atenção do público jovem, repaginou suas redes sociais e vem lançando projetos colaborativos com novos talentos da cena nacional. 

 

As apresentações de Mestre Ambrósio e Conde Só Brega foram viabilizadas através de uma parceria entre o Rec-Beat, a Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

 

O piauiense radicado em Fortaleza, Getúlio Abelha (CE), também marca presença na programação, trazendo sua fusão de forró, calypso e brega, a uma linguagem pop e eletrônica. Tudo isso potencializado por um show visual e performático, que dialoga com políticas de gênero, sexualidade e críticas ao conservadorismo. Ele apresenta canções de Marmota (2021), seu álbum de estreia pelo selo Rec-Beat, que sintetiza em 12 faixas sua complexa combinação de ritmos, se expandindo até a concepção visual dos seus clipes e figurinos disruptivos.

 

A lenda viva do funk Deize Tigrona (RJ) sobe no palco do festival ao lado do produtor paulista Mu540 (SP), um dos principais cientistas sonoros da atualidade. Além dos seus sucessos, a dupla apresenta o disco Foi Eu Que Fiz (2022), que marcou a retomada da carreira de Deize após um longo hiato sem inéditas. 

 

Outro nome que chega ao festival com longa trajetória na música brasileira é o de MC Marechal (RJ), no ofício do rap desde 1998. Pioneiro em seu estilo de rimar e produzir, o artista foi fundador do Quinto Andar, um dos primeiros grupos a trabalhar com o Rap Alternativo no Brasil. Influenciado pelas intersecções entre o hip hop e o jazz norte-americano, o coletivo deixou sua marca abrindo um leque de possibilidades na estética e nos assuntos que a cultura do rap nacional passou a abordar.

 

O FESTIVAL

 

Com 28 anos de existência, o Rec-Beat está entre os mais importantes e tradicionais festivais de música do país. Sediado no Recife, onde já promoveu, ao longo de sua trajetória, mais de 600 shows para 3 milhões de pessoas, o evento vem abrindo braços, se expandindo e levando sua experiência sonora para outras cidades, tendo já passado por Fortaleza e Sobral (CE), João Pessoa (PB), Caruaru (PE), Salvador (BA), Curitiba (PR) e São Paulo (SP). 

 

O palco do festival já recebeu atrações como Emicida, Céu, Erasmo Carlos, Luiz Melodia, Gaby Amarantos, João Donato, Johnny Hooker, Dona Onete, Nação Zumbi,  Liniker, Baianasystem, Mudhoney (EUA), Bomba Estéreo (Colômbia), Ana Tijoux (Chile), Keziah Jones e Nneka (Nigéria), dentre outros, que entraram para a história do evento.

 

O Festival Rec-Beat tem patrocínio da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Secretaria de Cultura e Prefeitura do Recife. Incentivo do Funcultura - Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura e Governo de Pernambuco, apoio do Consulado Geral da França para o Nordeste em Recife e Cultura PE. Mídia parceira Embrazado e O Grito!. Festival filiado à Abrafin e Adimi. Realização da Leão Produções, Rec-Beat Produções e Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal - Prêmio Funarte Festivais de Música 2022.     

 

Serviço:

FESTIVAL REC-BEAT 2023

De 18 a 21 de fevereiro a partir das 19h

Cais da Alfândega, Bairro do Recife

Acesso gratuito

 

Confira a programação completa:

 

Sábado, 18 de fevereiro

19h - DJ roupaspreta (SE/PE)

19h30 - Vitória do Pife (PE)

20h40 - Purahéi Soul (Paraguai)

21h50 - Bela Maria (PE)

23h10 - Joe Silhueta (DF)

0h25 - Conde Só Brega (PE)

 

Domingo, 19 de fevereiro

19h - Makeda (PE)

19h30 - Afoxé Omô Nilê Ogunjá (PE)

20h40 - Joyce Alane (PE)

21h50 - Djely Tapa (Mali)

23h10 - Deize Tigrona & Mu540 (RJ/SP)

0h25 - Getúlio Abelha (CE)

 

Segunda-feira, 20 de fevereiro

19h - Calani (PE)

19h30 - BARATINO LOKO com Laryssa Real, MC CH da Z.O, Mun Há e Marley no Beat (PE)

20h40 - Slipmami (RJ)

21h50 - Simon Winsé (Burkina Faso)

23h10 - Suratas do Tapajós (PA)

0h25 - Mestre Ambrósio (PE)

 

Terça-feira, 21 de fevereiro

19h - DJ MX (PE)

19h30 - Batalha da Escadaria (PE)

20h40 - MC Marechal (RJ)

21h50 - Kizaba (Congo)

23h10 - O. (Reino Unido)

Nenhum comentário