[News]Fevereiro no CCBB RJ - Mês do Carnaval é celebrado com teatro, exposição, cortejo musical, oficinas e palestras
Fevereiro no CCBB RJ
Salvador - Anoiteceu e é Carnaval cred. Paula Kossatz
Janeiro pode ter sido o mês das férias, mas fevereiro é o do Carnaval! Pensando nisso, a programação do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) oferece opções para toda a família aproveitar esse momento, inclusive para aqueles que não curtem cair na folia. O CCBB Educativo realiza um cortejo musical para movimentar a criançada. O CCBB recebe oficinas, palestras e mostra de cinema da CasaBloco. Continua a exposição Walter Firmo: No verbo do silêncio a síntese do grito, com dezenas de registros imperdíveis da cultura carnavalesca do Brasil e temos as últimas sessões de O cinema de Tim Burton, com direito a cosplay no final de semana. No teatro, a estreia de SALVADOR - Anoiteceu e é Carnaval promete encantar adultos e crianças com duas versões, à noite e à tarde, nos finais de semana.
PROGRAMA EDUCATIVO
1° andar - Quarta a segunda
FÉRIAS NO CCBB
É Carnaval! Nos dias 04 e 11, a partir de 13h, um cortejo de carnaval convida a criançada s se divertir com diversas brincadeiras e cantorias. Embalados pelas marchinhas, maxixes, jongos, lundús de carnaval de domínio público e canções compostas pela equipe do programa, o CCBB Educativo convida os pequenos foliões e seus familiares para brincar e cair na folia com muita alegria e animação.
Para quem não curte os agitos carnavalescos, o CCBB Educativo preparou um ateliê de pintura diferente. No lugar da tinta, luz colorida e no lugar dos pincéis e telas, objetos, papéis e tecidos. Venha experimentar os efeitos da luz e entender um pouquinho mais sobre os mistérios que envolvem o estudo das cores. Não é necessário retirar ingresso para participar.
Para visitas mediadas às exposições, retire seu ingresso gratuitamente na bilheteria física ou virtual.
Confira a programação completa em bb.com.br/cultura.
CASABLOCO NO CCBB
PALESTRAS
3º andar – auditório
03 a 11 de fevereiro
O carnaval movimenta uma cadeira produtiva imensa, envolvendo diferentes áreas profissionais e de conhecimento. As palestras trarão temas como criação artística, reciclagem, sustentabilidade e economia criativa. Destaque para a participação de Milton Cunha, Fábio Fabato e dos carnavalescos Annik Salmon e João Vitor Araújo.
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita.
Retirada de ingressos 1h antes na bilheteria física e em bb.com.br/cultura.
OFICINAS
3º andar – sala multiuso
03 a 11 de fevereiro de 2023
As oficinas, dadas por artistas e artesãos especializados nas artes tradicionais dos fazeres do carnaval, abordarão customização de camisetas, adereços de carnaval, estandartes, maquiagem de carnaval, turbantes e trançados, brincos e acessórios carnavalescos, instrumentos com material reciclado.
Entrada gratuita.
Retire seu ingresso pelo site: https://casabloco.com/oficinas
MOSTRA DE CINEMA
Cinema II
3 a 11 de fevereiro
Novidade da 4ª edição do Festival CasaBloco, a mostra exibe 14 filmes com temática de carnaval. São curtas e longas que contam a história de blocos tradicionais da cidade, personalidades do samba e do universo carnavalesco. Entre os destaques estão “Suvaco – 20 anos”, de Paola Vieira, documentário que conta a história do bloco Suvaco do Cristo, "Lira do Delírio", de Walter Lima Júnior, “Memória em Verde e Rosa”, de Pedro von Krüger, e “Damas do Samba”, de Susanna Lira.
Curadoria: Pedro Monteiro
Confira a classificação indicativa dos filmes e a programação completa em bb.com.br/cultura .
EXPOSIÇÃO
Entrada gratuita
WALTER FIRMO: NO VERBO DO SILÊNCIO A SÍNTESE DO GRITO
2º andar
Até 27 de março
Com cerca de 266 fotografias, a exposição do consagrado artista carioca Walter Firmo traça um panorama dos mais de setenta anos de sua trajetória. Produzidas desde o início da carreira do fotógrafo, nos anos 1950, até 2021, as imagens retratam a população e a cultura negra de diversas regiões do país, revelando ritos, festas populares e religiosas, personagens e cenas cotidianas. Firmo é responsável por registros icônicos de grandes nomes da música popular brasileira, também encontrados em um dos segmentos da mostra.
Curadoria: Sergio Burgi e Janaína Damaceno
Classificação indicativa: 14 anos
TEATRO
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia-entrada) a venda na bilheteria ou pelo site bb.com.br/cultura .
Clientes Ourocard têm direito a 50% de desconto.
SALVADOR - Anoiteceu e é Carnaval
Teatro II
De 24 de fevereiro a 02 de abril
Quartas, quintas e sextas - 19h30
Sábados e domingos - 16h
A namorada de Salvador sumiu no dia do casamento, ele procurou e não achou nunca. Até que uma carta anônima diz que ela está em Ermo, uma cidade desencantada, sem tempo para nada. Salvador vai atrás dessa pista como última tentativa de encontrar o seu amor.
O espetáculo é apresentado em duas versões. Uma delas, em cartaz de quarta a sexta, tem classificação indicativa de 14 anos. A outra, em cartaz sábado e domingo, tem classificação indicativa livre, um espetáculo para toda família.
Texto: Marcéli Torquato; Supervisão dramatúrgica: Jô Bilac
Direção: Vilma Melo
Direção musical: Marcelo Rezende; Elenco: Paulo Verlings, Aline Carrocino, Carolina Pismel, Ester Dias, Jorge Florêncio, Nando Brandão, Patricia Elizardo, e Udylê Procópio.
Versão noturna
Duração: 90 min
Classificação indicativa: 14 anos
Versão vespertina
Duração: 60 min
Classificação indicativa: Livre
A AFORISTA
Teatro I
Até 5 de março
Quarta a sábado - 19h30
Domingos - 18h
Escrita pelo dramaturgo Marcos Damaceno, A Aforista é a segunda de uma trilogia de peças – que se iniciou com Árvores Abatidas ou Para Luis Melo – escritas sob influência de Thomas Bernhard. A mente como protagonista ou lugar de ação e o impacto quase que exclusivamente pela força do elenco e das palavras são marcas das encenações da Cia.Stavis-Damaceno. Como destaque, A Aforista traz a atriz Rosana Stavis acompanhada de dois pianistas ao vivo, em um texto tragicômico repleto de confusões e perturbações próprias da mente do ser humano contemporâneo.
Texto e Direção: Marcos Damaceno; composição e direção musical: Gilson Fukushima; elenco: Rosana Stavis; pianistas: Sergio Justen e Fábio Cardoso.
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 70 minutos
CINEMA
O CINEMA DE TIM BURTON
Cinema 1
Até 6 de fevereiro
Retrospectiva completa da obra do diretor norte-americano Tim Burton, considerado um dos mais influentes e originais da cinematografia contemporânea. Serão exibidos filmes de curta e longa metragens, produções televisivas dirigidas por ele e filmes que são referência para o cineasta californiano.
A última semana da mostra conta com dose dupla de Batman - Batman: O retorno (1992), na quarta (01), às 19h; e Batman (1989), na sexta (03), às 14h, em cópia dublada em português, com audiodescrição e legenda descritiva. A entrada para esta sessão inclusiva é gratuita, com distribuição de ingressos, a partir das 9h (no dia da exibição), no site ou na bilheteria do CCBB.
No sábado (04), a mostra terá dois convidados especiais: Jack Skellington e Sally, casal queridinho dos fãs do filme O Estranho Mundo de Jack, de Henry Selick, produzido por Burton, que será exibido às 18h. Uma dupla de cosplay receberá o público, a partir das 17h, na entrada do cinema.
Curadoria: Breno Lira Gomes
Confira a classificação indicativa dos filmes e a programação completa em bb.com.br .
MÚSICA
MÚSICA NO MUSEU
Sala 26 (4º andar) – 12h30 – Quartas-feiras
O projeto tem por objetivo a formação de plateias e estimular a música de concerto, sendo realizado em diversos museus e centros culturais da cidade. Todas as quartas-feiras no CCBB.
Consulte a programação em www.musicanomuseu.com.br
Curadoria: Sérgio da Costa e Silva
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita.
O BANCO DO BRASIL E SUA HISTÓRIA
Museu Banco do Brasil - 4º andar – Quarta a segunda
Narrando os 214 anos de existência do BB, a exposição de longa duração apresenta, por meio das coleções museológicas e arquivísticas do Museu Banco do Brasil, Arquivo Histórico e Memória CCBB, a contribuição da instituição financeira para o desenvolvimento da sociedade e do país. São sete salas que mostram a linha do tempo de 1808 com a Iconografia de D. João VI, fundador da instituição, passando por curiosidades sobre o funcionalismo e os antigos objetos bancários, finalizando com a atual participação do BB nas áreas social, esportiva e cultural do Brasil. Contemplamos a exibição de mobiliários e ambientação das salas do secretário, do presidente e da biblioteca utilizadas pela Direção-Geral do Banco do Brasil até a transferência da capital do Rio para Brasília, em 1960.
Curadoria: M’Baraká e CCBB Rio.
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita
DO SAL AO DIGITAL: O DINHEIRO NA COLEÇÃO BANCO DO BRASIL
Museu Banco do Brasil - 4º andar – Quarta a Segunda
Do sal ao digital: o dinheiro na coleção Banco do Brasil exibe o acervo de numismática do Banco do Brasil e contextualiza histórica, artística e economicamente a trajetória dos meios de pagamento e trocas comerciais desde seus primórdios até os dispositivos digitais.
Composta por três núcleos, a mostra reúne mais de 800 moedas e cédulas, mapas, iconografia histórica e obras de arte contemporânea em um ambiente dedicado a aproximar o visitante das complexas relações sociais, políticas e econômicas que envolvem a mediação das trocas entre pessoas, povos e territórios ao longo do tempo.
A montagem e a apresentação desta exposição materializam o compromisso do Banco do Brasil em incentivar a popularização da educação financeira e em contribuir para a preservação e a evocação do patrimônio histórico e cultural do país e do mundo.
Curadoria: M’Baraká
Classificação Indicativa: Livre
Entrada gratuita.
BIBLIOTECA
5º andar – Quarta a segunda
Um espaço para pesquisadores e amantes da literatura. Criada em 1931, a biblioteca do Banco do Brasil inicialmente abrigava, em sua maioria, livros técnicos. Com a abertura do CCBB em 1989, o local se tornou uma importante fonte de consulta nas áreas de Artes, Literatura e Ciência Sociais. Hoje, o acervo conta com cerca de 200 mil exemplares, incluindo nacionais e estrangeiros. Além disso, o espaço oferece sala de leitura com capacidade para 125 pessoas, três salas para obras gerais, sala de referências com enciclopédias e dicionários, sala de literatura infanto-juvenil com mais de quatro mil títulos e salas com coleções especiais.
Regras de visitação e mais informações em: http://www.bibliotecasbb.com.
Vestígios Urbanos
Ativação artística nas estantes da Biblioteca que propõe um diálogo entre os títulos e a geografia urbana da cidade do Rio de Janeiro, criando uma conexão criativa entre escritores e artistas visuais. Utilizando a expressão do grafite como suporte para manifestar e registrar os rastros do cotidiano que habitam, os artistas produzem a intervenção em busca de um conceito de Narradores urbanos para desenhar um mapa de referências entre os títulos do acervo do CCBB.
Artistas: Cibelle Arcanjo, Rodrigo Sini e Scrau; Produção: Favelarte, Bruna Azevêdo e Kaio Lima.
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita
SERVIÇO
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Contato: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br
Ingressos:
Estudantes, maiores de 65 anos e Clientes Ourocard pagam meia entrada.
Bilhetes e senhas disponíveis na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura .
Funcionamento:
Segundas, quartas, quintas, sextas e sábados, das 9h às 21h;
Domingos, das 9h às 20h (fecha às terças).
Excepcionalmente, o CCBB fechará no dia 20 de fevereiro (segunda). No dia 22, o prédio abrirá de 12h às 21h.
ATENÇÃO Domingos, das 8h às 9h - horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).
Conheça mais a coleção do Museu Banco do Brasil e realize sua visita virtual a algumas exposições exibidas no CCBB na nossa parceria com o projeto Google Arts and Culture em:
https://artsandculture.google.
bb.com.br/cultura | twitter.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj
Nenhum comentário