[News]Livremente inspirada na obra do poeta Manoel de Barros, nova peça infantojuvenil da diretora Duda Maia estreia em 4 de março no Teatro Oi Futuro
Oi, Governo do
Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa,
através da Lei de Incentivo à Cultura, apresentam
MANOEL
Livremente inspirada na obra do poeta
Manoel de Barros,
nova peça infantojuvenil da diretora
Duda Maia estreia
em 4 de março no Teatro Oi Futuro
Com texto de Eduardo Rios e trilha original de Beto Lemos,
espetáculo tem Dayse Pozato e Luan Vieira no elenco
Em seu primeiro livro
dedicado ao público infantil, “Exercícios de ser criança” (1999), o poeta
Manoel de Barros publicou “O menino que carregava água na peneira”.
Nos versos, o garoto do título fazia peraltices com as palavras, e sua mãe
dizia que ele seria um poeta. A partir deste poema, a atriz Dayse Pozato teve a
ideia de montar uma peça para toda a família, tendo como ponto de partida a
obra do escritor mato-grossense.
Com direção de Duda
Maia, “Manoel” estreia em 4 de março no teatro do Centro Cultural Oi Futuro,
onde fica em cartaz até 7 de maio, com sessões aos sábados e domingos, às 16h.
Parceiro da diretora desde o musical “AUÊ” (2016), o ator e autor Eduardo Rios
assina o texto. A trilha sonora original ficou a cargo de Beto Lemos. A
produção é da Palavra Z Produções
Culturais, com direção de produção de Bruno Mariozz. O projeto conta com
patrocínio da Oi e do Governo do Estado do Rio de
Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através
da Lei de Incentivo à Cultura.
Em cena, Dayse Pozato e Luan Vieira são
dois personagens – batizados de Bocós, em alusão a um termo que
Manoel usa em alguns de seus poemas – que brincam de ser um monte de coisas, descobrem e inventam palavras,
experimentam os sons das palavras despertando novos sentidos, catam formigas e
galhos secos pelo chão, gostam de ouvir o silêncio da chuva e brincar de pensar
em nada. Entre brincadeiras e reflexões típicas
da infância, os dois percorrem temas presentes na obra do poeta, como a
natureza, o nada, o escuro, o silêncio e as inutilidades.
“Os Bocós conduzem o espetáculo do
começo ao fim, vão brincando de várias coisas.
Pesquisamos muito para construir uma fisicalidade que trouxesse uma experiência
sensorial pela plasticidade, movimentação e musicalidade”, diz a
diretora. “É uma homenagem à obra do Manoel e ao nosso ofício também.”
Conhecida por seus trabalhos construídos
com base na fisicalidade lapidada durante o processo de criação, Duda Maia
desenvolveu com Eduardo Rios o roteiro da peça a partir de uma extensa pesquisa
sobre a obra do poeta, que se estendeu aos ensaios.
“A gente começa pelo corpo e depois vai
para o texto. É um método de trabalho que eu e Duda temos. Às vezes, ela faz
uma coreografia e me pede um diálogo para aquele movimento. O roteiro do
espetáculo é todo pensado em conjunto”, conta Eduardo Rios. “Ser Manoel não é
ser incrível. É ser desencrível, é ser mínimo, inútil. E ele faz isso
com muita maestria. Ele me conduziu a reconhecer essa inutilidade dentro de
mim. Manoel me serviu como uma inspiração, uma provocação”, diz o autor sobre
os desafios de criar um texto livremente inspirado na obra do poeta.
Trabalhando com Duda Maia pela primeira
vez, Dayse Pozato foi aluna da diretora na Escola de Dança Angel
Vianna: “Em 2016, quando eu decidi fazer um projeto inspirado na
obra do Manoel de Barros, pensei imediatamente na Duda. Achei que tinha uma
coisa ligada ao corpo, ao movimento”, diz. “Quando li pela primeira vez o poema
‘O menino que carregava água com a peneira’ achei um escândalo. Na época,
perguntei ao meu filho, então com 13 anos, se ele conhecia Manoel Barros e se
tinha estudado na escola. Ele me disse que não. Isso me estimulou a querer
montar essa peça pensada não somente nas crianças, mas em toda a família”,
conta a atriz e idealizadora.
De acordo com Victor D’Almeida, gerente de cultura do centro
cultural, o Oi Futuro investe no teatro infantil como importante espaço de
reflexão e formação de público: “Selecionado no Programa Oi de Patrocínios
Culturais Incentivados, “Manoel” aborda temas como a imaginação, a poesia e a
sensibilidade em contraste com a racionalidade e a lógica do mundo adulto.
Acreditamos que o teatro é um veículo potente para que crianças possam
experimentar e descobrir novas ideias e conceitos, e ajudá-las a desenvolver
habilidades importantes como a criatividade e a imaginação. Desejamos
proporcionar, por meio da arte, o contato com o diferente e estimular o olhar
crítico, sempre construtivo, sobre as normas vigentes e a realidade em que
vivem”.
Em “Manoel”, Duda Maia e Bruno Mariozz, diretor da Palavra Z
Produções Culturais, dão continuidade à parceria de sucesso no teatro carioca
feito para a família. Juntos, estão à frente da premiada trilogia musical infantojuvenil “Três Histórias
de Amor Para Crianças”: “A Gaiola”, “Contos Partidos de Amor” e “Vamos Comprar
Um Poeta”. “Criamos e pensamos o teatro para toda a família, promovendo o
diálogo entre pais e filhos. ‘Manoel’ é um projeto que segue esse caminho, que
ocupa esse lugar de fala”, diz Bruno Mariozz.
Sobre o Oi Futuro
O Oi
Futuro é o instituto de inovação e criatividade da Oi para impacto social, que
apoia, desenvolve e cocria programas e projetos transformadores nas áreas de
Cultura, Educação e Inovação Social. Há 21 anos, o Oi Futuro estimula
indivíduos, organizações e redes a construírem novos futuros, com mais inclusão
e diversidade, por meio de ações e parcerias em todo o Brasil.
Desde
2005, o Oi Futuro mantém um centro cultural no Rio de Janeiro, com uma
programação diversa e inovadora que valoriza a convergência entre arte
contemporânea, ciência e tecnologia. Com média de 100 mil visitantes por ano, o
espaço abriga galerias de arte, um teatro multiuso, um bistrô e também o
Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, com acervo de mais 130 mil
peças históricas sobre as comunicações no Brasil. O Musehum oferece
experiências imersivas e interativas que convidam o público a refletir sobre o
impacto das tecnologias nas relações humanas.
O Oi
Futuro gerencia também o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, que
já apoiou mais de 2.500 projetos culturais em todo o país ao longo de 17
edições realizadas por editais públicos.
Ainda na
área cultural, o instituto idealizou e mantém o Lab Oi Futuro, no Rio de
Janeiro, que oferece infraestrutura e formação para artistas, profissionais e
empreendedores da Economia Criativa.
Minibiografias
Eduardo Rios (autor)
Natural de Recife e graduado em jornalismo pela UFPE,
Eduardo Rios atua, escreve, dirige e toca sanfona. É um dos fundadores da Barca
dos Corações Partidos, tendo participado dos espetáculos “Gonzagão – A Lenda”,
“Ópera do Malandro”, “AUÊ”, “Macunaíma” e “Suassuna – O Auto do Reino do Sol”.
Com a Barca dos Corações Partidos, escreveu com
Bráulio Tavares o texto do musical “Jacksons do Pandeiro”, que
teve sua estreia on-line e ao vivo em 2020, no canal Bis. Por sua temporada
presencial em 2022, a peça está concorrendo em cinco categorias do Prêmio
Cesgranrio. A peça está em cartaz atualmente em São Paulo. Também com a Barca,
codirigiu o clipe “Calcanhar”, de Elba Ramalho, e roteirizou e dirigiu o clipe
“Ali”, realizado durante o isolamento social, com imagens feitas em casa por
integrantes da companhia e colaboradores.
Escreveu duas peças da premiada trilogia musical
infantojuvenil
“Três Histórias de Amor para Crianças”, com direção de Duda Maia: “A
Gaiola” e “Contos Partidos de Amor”. Foi
ator e roteirista colaborador da série “Louco por Elas” (Rede Globo), de João
Falcão. É integrante do Patuanú – Núcleo de Pesquisa em Dança Pessoal, sob a
coordenação de Carlos Simioni (LUME Teatro). Em 2010 e 2011, compôs o elenco da
organização Doutores da Alegria.
Duda
Maia (diretora)
Duda Maia é formada
pela Escola de Dança Angel Vianna, onde lecionou dança contemporânea por 13
anos. É diretora e idealizadora da premiada trilogia musical infantojuvenil “Três
Histórias de Amor Para Crianças”: “A Gaiola”, “Contos Partidos de Amor” e “Vamos
Comprar Um Poeta”.
Adaptação de Eduardo
Rios para o livro homônimo de Adriana Falcão, “A Gaiola” foi contemplada com
diversos prêmios, entre eles: Melhor Espetáculo e Direção nos prêmios CBTIJ,
Zilka Salaberry e Botequim Cultural. “Contos Partidos de Amor” é uma livre
adaptação de contos de Machado de Assis, com texto de Eduardo Rios. Por essa
produção, Duda Maia ganhou o prêmio Zilka Salaberry de Melhor Direção. “Vamos
Comprar Um Poeta”, adaptação de Clarice Lissovki para o livro do português
Afonso Cruz, foi vencedora do Prêmio APCA na categoria Melhor Infantil em São
Paulo; e do Prêmio CBTIJ nas categorias Melhor Espetáculo e Melhor Direção.
É diretora de “AUÊ”, da
Barca dos Corações Partidos, tendo recebido os prêmios Cesgranrio, Shell e
Botequim Cultural de Melhor Direção. Também com a Barca, dirigiu “Jacksons do
Pandeiro”, que teve sua estreia on-line no canal Bis, em 2022. Por sua
temporada presencial em 2022, está concorrendo em cinco categorias do Prêmio
Cesgranrio, entre elas, Melhor Direção. A peça está em cartaz atualmente
em São Paulo.
Dirigiu
o aclamado musical “ELZA”. Por essa peça, recebeu os prêmios de Melhor Direção
nos prêmios Cesgranrio, Reverência, Botequim Cultural, Brasil Musical e Bibi
Ferreira. Foi diretora artística do último show de Elza Soares, “Planeta Fome”,
que estreou no Rock In Rio 2019.
É criadora do musical infantil “Zaquim”, com
produção da Aventura. Em 2022, a peça marcou a inauguração da EcoVilla Ri Happy
– novo espaço cultural da Aventura Produções no Rio. No mesmo ano,
dirigiu “VIRAMUNDO”, com o Balé do Teatro Castro Alves e a Orquestra
Afrosinfônica, em homenagem aos 80 anos de Gilberto Gil. Atualmente, o
espetáculo está em turnê pelo país.
Dayse
Pozato (idealizadora e atriz)
Dayse Pozato é carioca, atriz,
jornalista e bailarina. Cursou O Tablado e é formada como bailarina pela Escola
de Dança Angel Vianna. Começou em 1987, com Bia Lessa, no espetáculo “Exercício
Número 1”. Atuou em dramas e comédias, com profissionais como Jorge Dória,
Jefferson Miranda, João Bethencourt, Luis Arthur Nunes, entre outros. Com o
espetáculo infantil “A Pequena Vendedora de Fósforos”, projeto que idealizou e
produziu, foi indicada ao 4º Prêmio Botequim Cultural de Teatro na categoria
Melhor Atriz.
Na TV, fez a novela “Deus
Salve o Rei” (Rede Globo), com direção de Fabrício Mamberti, sendo indicada
como Atriz Revelação pelo site “Notícias da TV”. Atuou em “A Vida da Gente”, de
Lícia Manzo, com direção de Jayme Monjardim, e na quarta temporada da série
“Sob Pressão”, dirigida por Andrucha Waddington.
Em cinema, atuou em
“Ninguém Ama Ninguém por Mais de Dois Anos”, com direção de Clóvis Mello. O
filme publicitário “Kitchen”, no qual é a única protagonista, ganhou o Leão de
Prata, em Cannes (2005) e o Prêmio Publicitários do Ano (2007), sob direção de
René Sampaio. Seu último trabalho em teatro foi com o espetáculo “Histórias
Veladas”, que foi interrompido pela pandemia do coronavírus. Foi diretora
artística do jornal “O Globo”, onde durante 14 anos montou espetáculos com os funcionários
da empresa.
Luan
Vieira (ator)
Luan Vieira é graduado em atuação cênica pela
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e estudante de
licenciatura em Biologia pela UFRJ. Em 2013, ingressou na Cia Cortejo, tendo
trabalhado nas peças “Alice Mandou um Beijo” e “Antes da Chuva”. Em 2018, em
parceria com a Multifoco Cia de Teatro, fez o espetáculo “A Palavra Progresso
na Boca da Minha Mãe Soava Terrivelmente Falsa”, obra do dramaturgo Matei
Visniec.
Em 2019, participou do musical infantil “Vamos
Comprar um Poeta”, com direção de Duda Maia. Pela obra, foi indicado na
categoria Melhor Ator de Espetáculo Infantil no Prêmio Botequim Cultural e
premiado na categoria "Melhor Elenco de Espetáculo Infantil " no
Prêmio CBTIJ. No mesmo ano, escreveu e encenou o esquete “Aquele Último Filme
Antes da Partida", tendo recebido os prêmios de Melhor Ator e Melhor Texto
no FESTU 2019.
Na TV, participou das novelas “Liberdade
Liberdade” e “Rock Story” (Rede Globo). Atualmente, guia uma pesquisa na UNIRIO
chamada “O organismo e a expressividade”, que tem como intenção aliar os
conhecimentos em torno das áreas da biologia e do corpo humano com a
expressividade do ator e atriz.
FICHA TÉCNICA:
Texto: Eduardo Rios
Direção: Duda Maia
Diretora assistente: Luiza Loroza e Carolina Futuro
Iluminação: Renato Machado e Felipe Medeiros
Cenografia: Anderson Dias
Trilha sonora original: Beto Lemos
Figurinista: Karen Brusttolin
Elenco: Dayse Pozato e Luan Vieira
Direção de produção: Bruno Mariozz
Produção: Palavra Z Produções Culturais
SERVIÇO:
Espetáculo: “Manoel”
Temporada: de 04 de março a 07 de maio de 2023
Horários: sábados e domingos, às 16h
Local: Centro Cultural Oi Futuro
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo – Rio de
Janeiro
Tel: (21) 3131-3060
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) | R$ 20,00 (meia
entrada)
Vendas pela plataforma Sympla: www.sympla.com.br
Duração: 50min
Capacidade: 63 lugares
Classificação indicativa: livre
O Centro Cultural Oi Futuro é acessível a pessoas
com necessidades especiais
Instagram
do espetáculo: @manoelespetaculo
Assessoria
de Imprensa:
Paula Catunda (paula.catunda@gmail.com)
(21) 98795-6583
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