[Crítica]Noites Alienígenas

 

Sinopse:

Noites Alienígenas acompanha a história de Rivelino (Gabriel Knox), Sandra (Gleici Damasceno) e Paulo (Adanilo), três amigos de infância e da periferia que se reencontram em Rio Branco, cidade da Amazônia, em um contexto trágico. O longa apresenta a periferia da Amazônia urbana, as fronteiras entre cidade e floresta, e a partir do realismo fantástico, aborda o impacto da chegada das facções criminosas do sudeste do Brasil para a Amazônia. A obra é inspirada no romance de mesmo nome escrito por Sérgio de Carvalho.


    O quê eu achei?

Esse longa conquistou um marco histórico em sua estreia: foi o primeiro filme do Acre a ser premiado no Festival de Gramado. Levou os Kikitos de Melhor Filme, Ator (Gabriel Knoxx), Atriz Coadjuvante (Joana Gatis), Ator Coadjuvante (Chico Diaz), Menção Honrosa ao ator Adanilo Reis, e o prêmio do Júri da Crítica. 

Dirigido por Sérgio de Carvalho,Camilo Cavalcante e Rodolfo Minari,é um adaptação do livro homônimo de Carvalho, que conta a história de Rivelino(o estreante Gabriel Knox,premiado com o Kikito de Melhor Ator)um jovem que mora na periferia de Rio Branco,no Acre e é envolvido com o tráfico de drogas local. especialmente com o traficante Alê (Chico Diaz). O que passa a ser um problema quando os interesses deles divergem.

Outros personagens incluem Sandra(Gleici Damasceno,sim,a vencedora do Big Brother 18) e Paulo (Adanilo Reis,ator de ascendência indígena). os dois são casados e ele é dependente químico,o que só complica as coisas.

Há a questão do realismo mágico que levanta questões filosóficas(especialmente na figura de Chico que indaga questões profundas como o significado da vida e do Universo) e a questão da reafirmação do Brasil com suas origens indígenas.O título faz alusão à uma parte do país que ainda é invísível para muita gente.

Embora tenha algumas partes sejam um tanto monótonas,o resultado geral é um retrato único da identidade brasileira.


                          Trailer:






Nenhum comentário