[Especial Oscar 2023] Elvis

Sinopse: A cinebiografia de Elvis Presley acompanhará décadas da vida do artista (Austin Butler) e sua ascensão à fama, a partir do relacionamento do cantor com seu controlador empresário "Coronel" Tom Parker (Tom Hanks). A história mergulha na dinâmica entre o cantor e seu empresário por mais de 20 anos em parceria, usando a paisagem dos EUA em constante evolução e a perda da inocência de Elvis ao longo dos anos como cantor. No meio de sua jornada e carreira, Elvis encontrará Priscilla Presley (Olivia DeJonge), fonte de sua inspiração e uma das pessoas mais importantes de sua vida.

Lançado em 2022 e disponível na HBO+, Elvis é dirigido por Baz Luhrmann e foi roteirizado por ele, Sam Bromell, Craig Pearce e Jeremy Doner. O elenco é formado por Tom Hanks, Austin Butler e Olivia DeJonge.

Curiosidades:

- Para sua fita de audição, Austin Butler originalmente se filmou cantando “Love Me Tender”. Quando ele assistiu, sentiu que era uma imitação de Elvis e se recusou a envia-la. Poucos dias depois, ele teve um pesadelo com sua falecida mãe que estava morrendo de novo. Sobrecarregado com o luto e a fita de audição ainda em sua mente, ele decidiu mostrar toda a sua emoção na canção. Pensando sobre a letra de “Unchained Melody”, ele lembrou, “Sempre pensei que era para um parceiro romântico, mas e se fosse eu cantando para minha mãe? Ele sentou no piano em seu roupão e filmou. “E foi um jeito de canalizar essas emoções de um jeito genuíno, ” disse o ator. O vídeo foi imediato visto por Luhrmann. O diretor pediu para se encontrar com Butler e eventualmente lhe deu o papel.

- Austin Butler disse que um dos aspectos sobre Elvis Presley que chamou sua atenção é que ele perdeu sua mãe quando jovem. Butler também perdeu sua mãe quando era jovem. Ambos tinham 23 anos quando suas respectivas mães faleceram. Austin sentiu que compartilhava essa dor com Elvis e usou esse luto em sua performance.

- De todas as roupas que usou no filme, Butler ficou com o traje de couro preto.

- Enquanto Luhrmann estava olhando as audições, incluindo a de Butler para o papel de Elvis, Denzel Washington ligou para ele para recomendar Butler. Washington e Butler trabalharam juntos numa peça chamada “The Iceman Cometh”.

- O filme foi filmado em uma locação em Queensland, Austrália.

- Adam Dunn que interpreta o baixista de Elvis, Bill Black, nunca tocou o instrumento antes. Alugando um baixo duplo na noite anterior ao seu teste, ele acabou conseguindo o papel e passou os próximos três meses praticando por oito horas por dia antes das filmagens.

- Tom Hanks revelou em uma entrevista que demorou cinco horas para aplicar a maquiagem para sua transformação em “Coronel” Tom Parker.

- Butler aprendeu sapateado e a dançar suingue para aperfeiçoar os movimentos de dança de Elvis e sua linguagem corporal.

- Ansel Elgort, Miles Teller, Aaron Taylor-Johnson e Harry Styles fizeram testes para o papel de Elvis.

- O filme estava em desenvolvimento desde 2014. Luhrmann foi escolhido para dirigi-lo após algumas negociações. No entanto, não houve mais desenvolvimento até 2019 quando Tom Hanks foi escolhido para o papel de “Coronel” Tom Parker.

- Demorou quatro horas e meia de maquiagem e próteses para Butler se transformar em Elvis de sua juventude pra frente.

- Quando o filme estava em seu estágio inicial de pré-produção, para pesquisa, Luhrmann viajou para Memphis em 2017. Ele comprou uma entrada para visitar Graceland. Eventualmente suas viagens para Graceland se tornaram mais frequentes. Com a permissão de Presley State, um escritório foi montado para Luhrmann e Sam Brommell nos arquivos de Graceland.

- Butler leu várias biografias sobre Elvis para se preparar para o papel. “Elvis and the Colonel” foi uma das principais biografias de Elvis que Butler teve que ler. Deu a ele mais entendimento sobre a relação entre Elvis e Parker.

- Maggie Gyllenhaal e Rufus Sewell foram escolhidos para os papéis dos pais de Elvis antes da produção ser suspensa. Seis meses depois, eles foram obrigados a abandonar o projeto quando a produção foi retomada devido ao conflito de agenda.

- Embora o filme retrate Coronel Parker como tentando controlar as escolhas de musicais de Elvis, ele nunca interferiu com a música de Elvis. Ele ficou apenas responsável pelo lado da administração e confiava plenamente em Elvis para saber o que era melhor para sua música. O Coronel pensava que toda controvérsia era boa publicidade. A única vez que Coronel Parker disse a Elvis o que cantar foi quando pediu para ele gravar “Are you lonesome tonight” porque era a música preferida de sua esposa.

- Shonka Dukureh, que interpretou Big Mama Thornton, foi colocada na música “Vegas” de Doja Cat. É uma das músicas da trilha sonora do filme.

- O filme sugeste que Elvis foi apresentado à anfetaminas por seus amigos músicos quando estavam na estrada. Na verdade, ele foi apresentado a elas por seus amigos soldados no exército.

- Butler faz sua própria performance ao cantar e dançar como o jovem Elvis. Do especial de 1968 para frente, sua voz é mesclada com a de Elvis em suas performances originais.

Elvis concorre nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator (Austin Butler), Melhor Fotografia (Mandy Walker), Melhor Edição (Matt Villa e Jonathan Redmond), Melhor Figurino (Catherine Martin), Melhor Design de Produção, Melhor Cabelo e Maquiagem e Melhor Som. 

Trailer:


Fontes: IMDb, AdoroCinema, Omelete.





Nenhum comentário