[Especial Oscar 2023] Nada de Novo no Front

 

Sinopse: Em uma adaptação do romance homônimo de Erich Maria Remarque, Nada de Novo no Front é uma história que segue o adolescente Paul Baumer e seus amigos Albert e Muller, que se alistam voluntariamente no exército alemão, movidos por uma onda de fervor patriótico. Mas isso é rapidamente dissipado quando enfrentam a realidade brutal da vida no front. Os preconceitos de Paul sobre o inimigo e os acertos e erros do conflito logo os desequilibram. No entanto, em meio à contagem regressiva, Paul deve continuar lutando até o fim, com nenhum objetivo além de satisfazer o desejo do alto escalão de acabar com a guerra com uma ofensiva alemã.

Lançado em 2022 na Neftlix, Nada de Novo no Front tem a direção de Edward Berger e roteiro de Edward Berger, Lesley Paterson e Ian Stokell. O filme é baseado no livro de Erich Maria Remarque.

Curiosidades:

- Essa é a terceira adaptação dessa história. As duas anteriores são de 1930 de Lewis Milestone e a versão menos conhecida de Delbert Mann de 1979.

- É o filme alemão mais caro da Netflix.

- Submissão oficial da Alemanha para a categoria de “Melhor Filme Internacional” para o Oscar 2023.

- O livro de Erich Maria Remarque foi inspirado em suas próprias experiências como soldado alemão na Primeira Guerra Mundial. É notável pelo seu retrato realista dos horrores da guerra e os problemas que os soldados enfrentaram mesmo depois da batalha.

- O diretor usou uma área militar e um campo de pouso ao norte de Praga para filmar o campo de batalha. Era um enorme lamaçal do tamanho de dez campos de futebol.

- Felix Kammerer, para ter o corpo para o papel, teve que colocar um colete de 10 kg e correr 10 km com ele todos os dias por meses.

- O filme não é tecnicamente um remake de um filme mais antigo, mas uma readaptação do livro. Ian Stokell e Lesley Paterson escreveram o roteiro baseado no livro de Erich Maria Remarque lançado em 1928.

- Filme de estreia de Felix Kammerer.

- Edward Berger escolheu Marek Svitek para treinar o elenco nas cenas de tiroteios e combates. Eles treinaram na simulação militar usando armas de fogo reais.

- O filme estava em produção por vários anos. Mimi Leder e Roger Donaldson estavam originalmente ligados ao projeto para dirigir o roteiro de Stokell e Lesley Paterson. Travis Fimmel iria interpretar Stanislaus Katczinsky quando Roger Donaldson iria dirigir o filme.

- No início do filme, depois que o grupo de amigos vestiram seus uniformes, tem uma cena que os mostra marchando e cantando com confiança com o resto dos soldados. A câmera os mostra na ordem em que morreram no filme: Ludwig, Kropp, Franz (não mostrado em cena) e Paul.

- O título “Nada de Novo no Front” se refere ao final do livro no qual o filme é baseado, onde o leitor é informado que o único relatório naquele dia foi “não há nada de novo há relatar na Frente Ocidental”.

Nada de Novo no Front concorre nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado (Edward Berger, Lesley Paterson e Ian Stokell), Melhor Fotografia (James Friend), Melhor Trilha Sonora (Volker Bertelmann), Melhor Design de Produção, Melhor Cabelo e Maquiagem, Melhor Som, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Filme Internacional. 

Trailer: 

 

Fontes: IMDb, AdoroCinema, Omelete




Nenhum comentário