[Especial Oscar 2023] Tár
Sinopse: Tendo alcançado uma carreira invejável com a qual poucos poderiam sonhar, a renomada maestrina/compositora Lydia Tár (Cate Blanchett), a primeira diretora musical feminina da Filarmônica de Berlim, está no topo do mundo. Como regente, Lydia não apenas orquestra, mas também manipula. Como uma pioneira, a virtuosa apaixonada lidera o caminho na indústria da música clássica dominada por homens. Além disso, Lydia se prepara para o lançamento de suas memórias enquanto concilia trabalho e família. Ela também está disposta a enfrentar um de seus desafios mais significativos: uma gravação ao vivo da Sinfonia nº 5 de Gustav Mahler. No entanto, forças que nem mesmo ela pode controlar lentamente destroem a elaborada fachada de Lydia, revelando segredos sujos e a natureza corrosiva do poder. E se a vida derrubar Lydia de seu pedestal?
Com direção e roteiro de Todd Field, o filme tem no elenco Cate Blanchett, Nina Hoss, Noémie Merlant, Mark Strong e narração de Alec Baldwin.
Curiosidades:
- Cate Blanchett teve que reaprender a tocar piano, aprendeu alemão e como conduzir uma orquestra.
- Violoncelista profissional, Sophie Kauer não tinha experiência em atuação e fez teste para o papel com o encorajamento de um amigo. Ela aprendeu a atuar ao assistir tutoriais no YouTube apresentados por Michael Caine.
- Todd Field escreveu o filme especificamente para Cate Blanchett e não teria feito o filme sem ela.
- Cenas da orquestra tocando é 100% real. Cate Blanchett estava realmente conduzindo a Orquestra de Dresden.
- Toda a cena de Lydia ensinando os alunos em Juilliard foi filmada em único take.
- Todd Field escreveu o roteiro durante doze semanas no estágio inicial de quarentena durante a pandemia.
- Cate Blanchett se preparou para o papel de Lydia Tár pelo pianista húngaro e professor da Academia Húngara de Música, Emese Virág.
- Perto do início do filme, Lydia Tár é entrevistada por Adam Gopnik, um repórter de verdade da New Yorker, em uma cena que era supostamente acontecer no festival anual da New Yorker.
- Primeiro filme de Todd Field desde Pecados Íntimos (2006).
- Noémie Merlant disse em uma entrevista antes do lançamento do filme que Cate Blanchett é atriz que mais a inspirou.
- “Tár” foi nomeada “Melhor Filme do Ano” pela Vanity Fair, The Atlantic, Variety, críticos do mundo inteiro da IndieWire.
- Em uma cena, ouvimos Lydia ser entrevistada por Alec Baldwin como parte de seu podcast “Here’s the Thing”.
- Reúne Cate Blanchett e Mark Strong depois de Robin Hood (2010).
- Em uma entrevista da New Yorker com Todd Field, ele esclareceu que espectadores era para entender que Lydia Tár mentiu sobre ter estudado com Leonard Bernstein, dizendo que ela seria muito jovem. Em resposta, os filhos de Bernstein – Jamie, Alexander e Nina – escreveram uma carta esclarecendo que Bernstein foi realmente um dos mentores de Tár.
Tár concorre nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção (Todd Field), Melhor Atriz (Cate Blanchett), Melhor Roteiro Original (Todd Field), Melhor Fotografia (Florian Hoffmeister) e Melhor Edição (Monika Willi).
Trailer:
Fontes: IMDb, AdoroCinema, Omelete
Nenhum comentário