[Especial Oscar 2023] Top Gun Maverick

Sinopse: Na sequência de Top Gun: Ases Indomáveis, acompanhamos a história de Pete “Maverick” Mitchell (Tom Cruise), um piloto à moda antiga da Marinha que coleciona muitas condecorações, medalhas de combate e grande reconhecimento pela quantidade de aviões inimigos abatidos nos últimos 30 anos. Entretanto, nada disso foi suficiente para sua carreira decolar, visto que ele deixou de ser um capitão e tornou-se um instrutor. A explicação para esse declínio é simples: Ele continua sendo o mesmo piloto rebelde de sempre, que não hesita em romper os limites e desafiar a morte. Nesta nova aventura, Maverick precisa provar que o fator humano ainda é fundamental no mundo contemporâneo das guerras tecnológicas. Após 34 anos do clássico, acompanhem o filme do premiado produtor Jerry Bruckheimer e de Joseph Kosinski, mesmo diretor de Tron: O Legado (2010) e Oblivion (2013).

Top Gun Maverick tem a direção de Joseph Kosinski e com roteiro de Ehren Kruger, Eric Warren Singer e Christopher McQuarrie. Tem no elenco Tom Cruise, Jennifer Connelly, Val Kilmer, Jon Hamm, Raymond Lee e Miles Teller. O filme está disponível no Paramount+.

Curiosidades:

- Por insistência de Tom Cruise, o mínimo de tela verde e cenas aéreas em CGI no filme, e até closes no cockpit foram feitas durante sequências reais de voos. Isso significa que o elenco teve que fazer treinamentos extensivos de força G para aguentar as exigências físicas das pressões da força G durante os voos.

- O filme foi dedicado em memória do diretor de Top Gun: Ases Indomáveis (1986), Tony Scott, que morreu por suicídio em 19 de agosto de 2012, aos 68 anos. Ele estava desenvolvendo sua versão para uma sequência antes de sua morte.

- Val Kilmer disse à Entertainment Weekly que parecia que o tempo não tinha passado quando ele estava no set de novo com Tom Cruise e que foi divertido também.

- Já que Val Kilmer não pode mais falar devido ao câncer na garganta, uma empresa chamada Sonantic desenvolveu a voz IA que Kilmer usa. Essa IA aprendeu a imitar a voz de Kilmer, incluindo o jeito icônico que ele conversa. A revelação de que Kilmer usou uma voz IA veio durante uma entrevista na New York Post.

- Tom Cruise pessoalmente desenvolveu um curso de treinamento em aviação de 3 meses para novos atores estarem preparados para voar um F-18.

- Jon Hamm aceitou seu papel para o filme sem ler o roteiro.

- Miles Teller foi escolhido para o papel do filho de Goose, Rooster, passando na frente de Nicholas Hoult e Glen Powell.

- Kenny Loggins fez uma regravação de “Danger Zone” para o filme, mas Tom Cruise insistiu que eles usassem a versão original.

- Como no filme original, essa sequência foi feita com a cooperação do Escritório de Entretenimento em Mídia do Departamento de Defesa.

- O diretor revelou que após uma de suas visitas à uma base secreta, a Marinha dos EUA confiscou sua câmera. Kosinski disse: “Então, eu realizei o sonho de visitar a Marinha por alguns anos. Eu fui à lugar que muitos civis não vão. Vi coisa que nenhum civil viu. Tive minha câmera confiscada. Totalmente limpa.” Adicionou que em sua “busca por autenticidade”, ele acha que tirou uma foto de algo que não deveria ter visto.

- Tom Cruise foi procurado para uma sequência de Top Gun em 1990 enquanto promovia Nascido em 4 de Julho (1989). Mas naquela época, Cruise disse que seria irresponsável fazer uma sequência. Não foi até 2010 que o produtor Jerry Bruckheimer e Tony Scott tinham uma história boa o suficiente para Cruise aceitar oficialmente. Embora Cruise e Kilmer estavam interessados em participar do filme, a sequência foi colocada em risco quando Scott faleceu em 2012.

- Joseph Kosinski foi contratado como diretor em 2017.

- Tom Cruise revelou que ficou emocionado quando se reuniu com Kilmer.

- Em ambos os filmes, alguém próximo à Maverick morre. No primeiro filme, Maverick perde seu melhor amigo, Goose. No segundo filme, ele perde seu amigo que antes era rival no primeiro filme, Iceman.

Top Gun Maverick concorre nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado (Ehren Kruger, Eric Warren Singer & Christopher McQuarrie), Melhor Canção Original (Lady Gaga - "Hold My Hand"), Melhor Edição (Eddie Hamilton), Melhor Som e Melhores Efeitos Visuais. 

Trailer: 

 

Fontes: IMDb, AdoroCinema, Omelete.




Nenhum comentário