[Especial Oscar 2023] Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo


Sinopse: Em Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, acompanhamos uma sobrecarregada imigrante chinesa, Evelyn Wang (Michelle Yeoh) que com sua lavanderia à beira do fracasso e seu casamento com o marido covarde em ruínas, ela luta para lidar com tudo, incluindo um relacionamento ruim com seu pai crítico e sua filha (Stephanie Hsu). E, como se não bastasse enfrentar a crise pessoal, Evelyn precisa se preparar para uma reunião desagradável com uma burocrata impessoal: Deirdre (Jamie Lee Curtis), a auditora da Receita Federal. No entanto, à medida que a agente severa perde a paciência, uma inexplicável fenda no multiverso se abre, e se torna uma possibilidade para a exploração reveladora de realidades paralelas. Evelyn parte rumo a uma aventura onde, sozinha, precisará salvar o mundo e impedir que uma entidade maligna destrua as finas e incontáveis ​​camadas do mundo invisível. Explorando outros universos e outras vidas que poderia ter vivido, as coisas se complicam ainda mais, quando ela fica presa nessa infinidade de possibilidades sem conseguir retornar para casa.

Lançado em 2022, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo foi dirigido e roteirizado por Daniel Kwan e Daniel Scheinert. Tem Michelle Yeoh, Ke Hui Quan, Stephanie Hsu, Jamie Lee Curtis, James Hong e Harry Shum Jr.

Curiosidades:

- Todos os efeitos especiais para o filme foram feitos por nove pessoas, incluindo os dois diretores, com a maioria das cenas sendo feitas por um grupo principal de cinco pessoas. Ninguém da equipe de efeitos especiais foram para a escola de efeitos especiais. Eles eram amigos que aprenderam sozinhos com tutoriais gratuitos que encontraram na internet.

- Para manter os detalhes da história sob sete chaves antes do lançamento do trailer, a sinopse oficial no IMDb era “uma mulher tenta pagar seus impostos. ”

- Foi o maior papel de Ke Huy Quan em 20 anos.

- Linguagem é muito importante para a história. Evelyn conversa com seu pai em cantonês, mas conversa com Waymond em mandarim, mostrando as diferenças culturais em como foram criados. A relação entre mãe e filha também é formada pela linguagem. Evelyn conversa com Joy em mandarim e inglês enquanto Joy responde em inglês e chinês ruim. Nenhum deles encontra as palavras para expressar suas ideias de forma clara para o outro, mantendo-os divididos. Até mesmo a barreira de linguagem com a Receita Federal complica mais as coisas.

- James Hong tinha 91 anos de idade durante as filmagens e teve cinco dublês para as várias cenas de ação. Um deles até se voluntariou a raspar sua cabeça apenas pela honra de ser o dublê de Hong.

- Michelle Yeoh disse que o filme foi totalmente fora da sua zona de conforto.

- A cena onde Evelyn e Jobu se transformam em pedras foi para ter o diálogo dublado, mas Yeoh sugeriu que fosse legendado.

- Daniel Scheinert e Daniel Kwan originalmente queriam que Evelyn tivesse TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade) não-diagnosticada. Scheinert disse que “começou com uma quase insensível ideia, como, e se a personagem principal fosse tão distraída que poderia entrar em outros universos? ” Subsequentemente, como Kwan pesquisou a condição, ele descobriu que tinha TDAH não-diagnosticada.

- Kwan e Scheinert escreveram originalmente o roteiro com Jack Chan em mente para o papel principal. Eles reconsideraram a ideia que o papel principal fosse interpretado por uma mulher, sentindo que o relacionamento entre marido e esposa seria mais convincente.

- Quan fez a maior parte das suas cenas de ação durante a luta com a pochete, embora Andy Le o substituiu em algumas cenas. A tecnologia de troca de rosto colocou o rosto de Quan no corpo de Le.

- Quan parou de atuar por 20 anos por causa da falta de papéis asiáticos convincentes em Hollywood. Nesse filme, ele interpreta cerca de 200 papeis que vemos na tela, mais teoricamente uma quantidade infinita de Waymonds.

- Os diretores estavam tão fixado em ter Michelle Yeoh no papel que o nome original de Evelyn foi mudado para Michelle. Yeoh pessoalmente recusou a ideia, como se ela quisesse que a história de Evelyn se sustentasse sozinha.

- A introdução de Harry Shum Jr. como chefe o vemos imitando cortando e picando os vegetais. Todos os vegetais foram adicionados na pós-produção, não como CG, mas pintado via After Effects.

- Stephanie Hsu disse que interpretar Jobu foi difícil às vezes porque a direção que Jobu acha que o filme em si é estúpido e tenta estraga-lo. Ela disse que foi difícil para ela porque ela ama o filme e não gostou do fato de que ela precisava ser quem interrompia belos momentos.

- Os diretores descrevem o filme como um filme de ação sobre empatia.

- A filmagem durou 38 dias.

- Michelle Yeoh é primeira mulher asiática-americana a ser nomeada na categoria de Melhor Atriz. Tecnicamente, Merle Oberon também se qualifica para isso, mas ela escondeu sua identidade de propósito.

- A cena de luta com a pochete foi filmada em um dia e meio.

- Awkwafina foi originalmente escolhida para o papel de Joy antes de recusa-lo devido ao conflito de agenda.

- Os diretores pesquisavam o conceito de multiverso desde 2010.

- O filme incorpora elementos de vários gêneros e mídia incluindo humor negro, ficção científica, fantasia, filme de artes marciais e animação.

- Os seguidores de Jobu tem um círculo preto desenhado em suas testas, simbolizando que o Bagel de Tudo que ela criou, o produto de sua sanidade quebrada que pode destruir o multiverso.

- Na realidade onde Evelyn é uma estrela de cinema, é uma filmagem de Michelle Yeoh no tapete vermelho, incluindo a estreia de Podres de Ricos (2018).

- Os pequenos olhos que Waymond coloca nas coisas e que se torna um símbolo de sua perspectiva de tentar encontrar alegria e felicidade nas pequenas coisas também forma o yang do yin do Bagel do Tudo. O Bagel é um círculo preto com o centro branco enquanto o olho é um círculo branco com o centro preto, simbolizado como o anti-niilismo de Waymond vai de encontro ao niilismo de Jobu.

- “Bagel” também é uma gíria para zero ou nada, se tornando o símbolo perfeito para a visão de mundo niilista de Joy.

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo concorre nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção (Daniel Kwan e Daniel Scheinert), Melhor Atriz (Michelle Yeoh), Melhor Ator Coadjuvante (Ke Huy Quan), Melhor Atriz Coadjuvante (Jamie Lee Curtis), Melhor Roteiro Original (Daniel Kwan e Daniel Scheinert), Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original (Son Lux - "This is a Life"), Melhor Edição (Paul Rogers) e Melhor Figurino (Shirley Kurata). 

Trailer: 

 

 Fontes: IMDb, AdoroCinema, Omelete. 




Nenhum comentário