[News] 30/03 1ª Mostra Tibira inicia as comemorações do Abril Indígena

 


A 1ª Mostra Tibira inicia as comemorações do Abril Indígena e tem o objetivo de ressaltar a importância dos povos originários para a preservação e manutenção do meio ambiente, englobando sua luta e resistência frente ao avanço do agronegócio, do garimpo e da grilagem nos territórios ancestrais, e seus efeitos sobre a saúde de suas populações. 

A mostra também tem o propósito de evidenciar as consequências que o preconceito trouxe para a população LGBTQIAPNB+ indígena, como os altos índices de suicídio entre os jovens, pelo fato de seus familiares e membros de suas comunidades não aceitarem a sua sexualidade e a sua identidade de gênero.

O machismo, racismo, LGBTfobia e misoginia, como exemplo, são resultados do preconceito introduzido pelos colonizadores, e na Mostra Tibira vamos ampliar o debate em prol dos avanços da luta LGBTQIAPNB+ indígena, e fortalecer as interseccionalidades entre a defesa da Mãe Terra e suas relações os corpos territórios originários, por meio de exibições cinematográficas, debates, feira de arte, cultura e artesanato. 


A Mostra Tibira vai acontecer do dia 30 de março a 2 de abril, na Estação Net Botafogo, Rio de Janeiro-RJ.


Abertura - 30 de março - 20h30


Filmes- Lançamento oficial da série documental Terra Sem Pecado com a exibição do 2°Episódio " Transparentes" de Marcelo Kraho - 20 min

O filme " A Última Floresta " de Luiz Bolognesi


 Programação antes dos filmes

1- Performance com o artista indígena maranhense  J.Guaja 

2- Desfile de Moda Indigena de Patrícia Kayamura, artista e estilista indígena.

3- Roda de Maracá 

4- Prêmio Tibira para os homenageados.





Nenhum comentário