[News] Hub Cultural do Ceará realiza 3ª edição do Seminário Jornada de Pensamento sobre perspectivas para a economia criativa brasileira

 Hub Cultural do Ceará realiza 3ª edição do Seminário Jornada de Pensamento sobre perspectivas para a economia criativa brasileira





Entre os dias 9 e 11 de março, pela primeira vez em formato presencial, o evento traz 3 rodas de conversa que buscam refletir sobre as alternativas possíveis para o desenvolvimento cultural, social, econômico e ambiental sustentável no Ceará e no Brasil


O ano de 2023 inaugura a refundação do Ministério da Cultura, de suas políticas públicas nacionais e de um novo projeto de país, necessário para um desenvolvimento inclusivo e sustentável, baseado na biodiversidade cultural e no enfrentamento à desigualdade social. De forma a voltar nossos olhos, mentes e reflexões para a reconstrução de um novo futuro no campo cultural, o Hub Cultural do Ceará, programa que faz parte das políticas públicas da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), realiza o 3º Seminário Jornada de Pensamento, que nesta edição busca ampliar o debate sobre a economia criativa no Brasil e no Ceará. 


Os encontros são gratuitos e acontecem presencialmente nos dias 9 a 11 de março, das 14h às 17h, no Teatro B. de Paiva, localizado no Centro Cultural Porto Dragão, mediante inscrição em sympla.com.br/hubculturaldoceara. Também será disponibilizada transmissão ao vivo no canal do Hub Cultural do Ceará no Youtube.


O evento tem como objetivo refletir sobre alternativas e perspectivas para o novo ciclo de gestão pública que se inicia, um ciclo que considera e reconhece a importância da tradição e da inovação para o desenvolvimento cultural, social, econômico e ambiental sustentável no Estado. 


Com curadoria assinada por Luciana Guilherme, o Jornada de Pensamento promove uma programação com três rodas de conversa que abordam conceitos e práticas da Economia da Cultura, modelos de desenvolvimento em territórios criativos e perspectivas para a retomada de políticas públicas na área.


Reconhecendo a importância da economia criativa brasileira, além da necessidade de avanços na consolidação de programas e projetos que levem em conta as dimensões simbólica, cidadã e econômica, a terceira edição do Jornada de Pensamento assume o desafio de compreender e discutir fragilidades e potências, intersetorialidades e transversalidades, dentro de uma abordagem setorial e territorial, integradora de redes e sistemas produtivos.


A terceira edição do Seminário Jornada de Pensamento é uma realização Hub Cultural do Ceará, programa da Secretaria da Cultura do Governo do Ceará voltada para o desenvolvimento da Economia da Cultura, incubado no Centro Cultural Porto Dragão, equipamento cultural da Secretaria, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar. 


SOBRE A PROGRAMAÇÃO


Diversidade cultural, inclusão social, sustentabilidade e inovação são eixos fundamentais ao formular políticas públicas para uma economia criativa potente no Brasil, tendo estas sido inauguradas em 2011 e acometidas por uma série de retrocessos e desmontes, aprofundados nos últimos 4 anos. Reacendendo as discussões acerca do assunto, o 3º Seminário Jornada de Pensamento promove três dias de programação, com três rodas de conversa e 13 convidados.


Na quinta-feira (09/03), o encontro "Economia da Cultura e Economia Criativa: conceitos e práticas vividas" conta com a participação de Daniele Canedo, Paulo Feitosa, Zé Pretim e Janine Rodrigues. A conversa traz uma perspectiva conceitual acerca da temática, destacando sua relevância para o desenvolvimento de potencialidades criativas, produtivas e inovadoras, assim como a experiência prática dos empreendedores convidados.


Já na sexta-feira (10/03), Cláudia Seldin, César Piva e Susy Silva participam da roda de conversa "Territórios Criativos: modelos de desenvolvimento", que parte de um ponto de vista territorial para pensar formas de promover o desenvolvimento sustentável a nível local e regional, destacando práticas de governança para o fortalecimentos de polos, cidades, regiões e países.


Por fim, no sábado (11/03), o debate "Políticas de Economia Criativa no Ceará e no Brasil: perspectivas para a retomada" conta com a presença de Cláudia Leitão, Luísa Cela, Salmito Filho, Vladyson Viana, Andrea Guimarães, Camille Girouard e Luiz Oliveira para discutir políticas públicas de economia criativa e desenvolvimento, identificando transversalidades, a necessidade de modelos de governança efetivos para a constituição de um estado-rede e as perspectivas de retomada e ampliação no plano federal e estadual. 


EDIÇÕES ANTERIORES


O Jornada de Pensamento teve início em 2020, com o tema "Viver de Arte: Reflexões sobre Arte, Cultura e Economia no Brasil contemporâneo", buscando refletir os modelos de negócios no campo artístico e a economia da cultura. Com palestras e debates, discutimos o crescimento e desenvolvimento da Economia da Cultura no Ceará, com foco nas linguagens artísticas. Já em 2022, a segunda edição do evento discutiu os caminhos e possibilidades do fazer artístico no pós-pandemia, investigando a expansão das produções artísticas em plataformas digitais, as novas possibilidades de difusão e consumo, novos modelos de negócios e processos de monetização. 


SERVIÇO

3ª edição do Seminário Jornada de Pensamento

9 a 11 de março, de 14h às 17h

Teatro B. de Paiva, no Centro Cultural Porto Dragão (R. Bóris, 90 - Centro)

Inscrições em sympla.com.br/hubculturaldoceara

Transmissão ao vivo no Youtube 

Mais informações em @hubculturaldocearaa 

Nenhum comentário