[News] A Prezada Companhia de Teatro, com direção de José Fernando Peixoto de Azevedo, estreia oresteia.br no TUSP

 A Prezada Companhia de Teatro, com direção de José Fernando Peixoto de Azevedo, estreia oresteia.br no TUSP

 



Cena do espetáculo oresteia.br - Foto de Caio Oviedo



 

 

A peça abre a Mostra Teatro Pós-Trauma no TUSP e se apresenta em março e abril de 2023

 

 

Com direção de José Fernando Peixoto de Azevedo, textos de Ésquilo, Eurípides e Pier Paolo Pasolini, a Prezada Companhia de Teatro estreia oresteia.br, dia 16 de março de 2023, às 19h no TUSP - Teatro da Universidade de São Paulo (R. Maria Antônia, 294 - Vila Buarque, São Paulo). A temporada vai até 09 de abril com apresentações de quinta a domingo, com ingressos a R$ 40 e R$ 20 (meia).

 

oresteia.br nasce da tentativa de elaborar algumas perguntas, em meio a tanta perplexidade a nos tomar. O que ainda podemos fazer juntos? Quem integra o coro? Qual o valor de uso da mentira? Como pronunciar palavras propícias? Ao texto de Ésquilo somamos trechos de Eurípides (Ifigênia em Áulis) e de Pasolini (Pílades), compondo um material que nos permite cravar na encruzilhada-Brasil nossos corpos em estado de combate.

 

“Olhar no olho da tragédia” – assim Oduvaldo Vianna Filho, o Vianinha, esboçava os termos de um programa de trabalho (interrompido pela morte precoce em 1974) que visava a compreensão daquilo que, à época, chamavam “vida nacional”. Agora, em 2023, voltamos à tragédia e, certamente, é com os olhos do presente que lançamos nossas perguntas ao material. Isto, num momento em que as práticas de extermínio confrontam as perspectivas democráticas. Na contramão da visão trágica grega, a "nossa tragédia" evidencia: o sofrimento nada ensina.  

 

Para o diretor José Fernando Peixoto de Azevedo, "resta-nos um pouco de uma certa consciência trágica: reconhecer a distância que separa aquilo que imaginamos ser daquilo que nos tornamos, e escolher seguir. Alguns ainda dão, a essa fratura, o nome de Brasil." Carmina Juarez, diretora musical da peça, acredita que oresteia.br é uma travessia de resistência pelas invocações: do prelúdio às bengaladas, do balbucio às vociferações."

 

A Prezada Companhia de Teatro surgiu a partir de um processo de montagem, na Escola de Arte Dramática da USP. A peça era a Oresteia, de Ésquilo, e a direção era de José Fernando Peixoto de Azevedo.

 

José Fernando Peixoto de Azevedo foi fundador e diretor artístico do Teatro de Narradores; escreveu e dirigiu trabalhos com o grupo Os Crespos. Seus mais recentes trabalhos no teatro são Um inimigo do povo, Navalha na Carne Negra e As mãos sujas, com projetos também em Berlim.

 

Mostra Teatro Pós-Trauma

A mostra Teatro Pós-Trauma, um projeto do TUSP – Teatro da Universidade de São Paulo, faz uma amostragem de espetáculos recentes que, em comum, se originaram dentro da Universidade de São Paulo e que tratam verticalmente dos traumas recentes do país. Entre março e junho de 2023, a mostra traz à sede do TUSP na capital três espetáculos gerados em diferentes âmbitos dentro da USP, que, por distintos olhares, encaram de frente a crise da democracia no Brasil e o horror dos últimos anos. Além de oresteia.br, da Prezada Companhia de Teatro, Um Memorial para Antígona com direção de Vicente Antunes Ramos e Verdade do grupo Tablado SP e direção de Alexandre Dal Farra integram a programação que vai até junho de 2023.

 

Sinopse

Em cena, a saga dos Átridas, desde o sacrifício de Ifigênia, pelo pai, o rei Agamêmnon, como condição para a partida das frotas até a destruição de Tróia e o resgate de Helena, sequestrada por Páris. Dez anos depois, em seu retorno, Agamêmnon é assassinado pela rainha Clitemnestra e seu amante Egisto, como vingança pela morte da filha. Tempos depois, o filho, Orestes, com a ajuda da irmã, Electra, vinga a morte do pai, assassinando a mãe, o que o leva a um julgamento no contexto de um novo tribunal, instaurado pela deusa Atena.

 

Ficha Técnica

Textos: Ésquilo, Eurípides e Pier Paolo Pasolini
Espaço de cena, dramaturgia e direção geral: José Fernando Peixoto de Azevedo

Elenco: Bruno Vaz, Caio Nogali, Daiane Gomes, Luisa Silva, Filippe Rosenno, Julio Aracack, Thai Muniz, Tricka Carvalho
Direção musical e práticas da voz: Carmina Juarez

Piano: Natália Nery
Câmera em cena/Imagens: André Voulgaris

Desenho de luz : Denilson Marques

Trilha Sonora: José Fernando Peixoto de Azevedo, Carmina Juarez, Prezada Companhia

Operação de imagens: Alex Brito

Operação de luz: Felipe Mendes e Geovanna Moreira

Operador de som: Camilo Muñoz e João Pedro Feijó

Figurino: José Fernando Peixoto de Azevedo, Prezada Companhia e Silvana Carvalho

Confecção de Figurino: Silvana Carvalho

Cenotécnica: Nilton Ruiz e Zito Rodrigues

Adereços/Objetos de cena: Paulo Basílio

Edição de vídeo: Caio Nogali

Preparação corporal e assistência de direção (Primeira Fase): Fernando Vicente

Preparação corporal (Segunda Fase): Ana Maria A. Miranda

Trabalho com máscaras: Bete Dorgam

Estilização de máscaras: Thai Muniz

Consultoria teórica: Beatriz de Paoli, JAA Torrano, Milena Faria e Sandra Sproesser

Traduções: Oresteia, de Ésquilo – Manuel de Oliveira Pulquério; JAA Torrano; Ifigênia, de Eurípides – JAA Torrano; Pílades, de Pier Paolo Pasolini – Alex Calheiros, Oresteia, o canto do bode – adaptação de Reinaldo Maia

Projeto gráfico: Dalua Criações

Fotografia: Caio Oviedo e Andréa Menegon

Colaboraram durante o processo (vídeo): Gabriel Siviero, Diego Oliveira, Igor Barreto e Rai do Sol

Produção: Corpo Rastreado, José Fernando Peixoto de Azevedo e Prezada Companhia

Apoio: Escola de Arte Dramática – EAD/ECA-USP

Espetáculo realizado originalmente no contexto da Escola de Arte Dramática.

 

Serviço:

oresteia.br

TEMPORADA: 16 de março a 9 de abril de 2023

Quintas, sextas e sábados, 19h às 23h

Domingos, das 17h às 21h

TUSP – Teatro da Universidade de São Paulo

Centro Universitário Maria Antônia

R. Maria Antônia, 294 - Vila Buarque, São Paulo

Duração: 240 min (com dois intervalos) | 16 anos | 70 lugares

Ingressos: R$ 40 (inteira) + R$ 20 (meia)

 

Instagram: https://www.instagram.com/prezadaciadeteatro

Nenhum comentário