[News] Road Movie de Paulo Caldas com trupe circense estreia nos cinemas dia 30 de março
Foto:Paulo Caldas |
Nos anos 30 do século passado, um casal de jovens de Major Isidoro, sertão alagoano, se encantou com a passagem de um circo pela região. Segundo José Wilson, ambos eram indígenas Xucurus-cariris originários de Palmeira dos Índios. Ao ver a caravana, o casal teria decidido montar sua própria “companhia” circense, batizada de Brasil Lux. Quase 90 anos depois vemos José Wilson à frente do Circo Spadoni e da Escola de Circo Picadeiro, mantendo essa longa tradição das famílias circenses, viva e forte.
O filme O Circo Voltou mostra Zé Wilson e sua trupe saindo de São Paulo rumo à Major Isidoro, atravessando o Brasil profundo com suas paisagens e personagens fascinantes, realizando apresentações em Furquin, interior de MG, no Quilombo Cinzentos, na Bahia, e em uma aldeia em Palmeiras do Índios até culminar no grande espetáculo em Major Isidoro e, dessa forma, contar a saga do Circo como resistência cultural no Brasil, sempre se reinventando ao mesmo tempo em que mantém a tradição.
SOBRE O DIRETOR | Paulo Caldas
Nascido na Paraíba e radicado em Recife, Paulo Caldas atua há mais de 20 anos como diretor e roteirista de cinema, programas de TV, comerciais e videoclipes. Seu primeiro longa, Baile Perfumado (1997), realizado em parceria com Lírio Ferreira, é considerado um clássico do cinema contemporâneo. Em 2000, dirigiu o documentário O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas, selecionado para o Festival de Veneza. É um dos roteiristas de Cinema, Aspirinas e Urubus (2005). Seus filmes Deserto Feliz (2007), País do Desejo (2013), Saudade (2018), Abismo Tropical e Flores do Cárcere (ambos de 2019), participaram de vários festivais internacionais - Berlim, Toronto, Roterdã, Havana, Guadalajara, Buenos Aires, Paris e Lisboa, e nacionais - Gramado, Brasilia, São Paulo e Rio de Janeiro. Atualmente finaliza Atmosfera e está em produção do longa A Máquina de Filmar Sonhos, além do projeto Céu da Boca, em desenvolvimento.
SOBRE O ROTEIRO | Barbara Cunha
Roteirista, diretora e sócia da 99 Produções. Estudou direção com Béla Tárr (2018) e Apichatpong Weerasethakul (2022). É Pós-graduada em Estudos de Imagem, integra a rede de talentos Projeto Paradiso e é ativista pela equidade de gênero no 'MAB’. Dirigiu e roteirizou curtas, séries e o longa-metragem Flores do Cárcere em (2019). Atualmente desenvolve seu primeiro longa de ficção, Menina Noiva. Seu próximo longa documental, Deus é Mulher, fez parte da seleção oficial do Docs in Progress no Festival de Cannes 2021.
SOBRE O CIRCENSE | José Wilson
José Wilson Moura Leite tem formação circense iniciada na infância, no circo da família, onde praticou e desenvolveu diversas técnicas e modalidades, destacando-se como trapezista, acrobata e palhaço. Em 1984, fundou o Circo Escola Picadeiro, que coordena até hoje, formando artistas e grupos circenses que se destacam no cenário cultural brasileiro e estrangeiro, como a Nau de Ícaros, Acrobáticos Fratelli, Parlapatões, La Minima, entre outros. Vários artistas formados pela Picadeiro são integrantes dos espetáculos “Cirque du Soleil”. Foi parceiro de Cacá Rosset nas montagens de Ubu Rei, Sonho de Uma noite de Verão, O Doente Imaginário e Ubu – Folias Físicas e Musicais. Com o diretor Pierrot Bídon dirigiu Caiu do Céu e com o Parlapatões, Stapafúrdyo. “Zé Wilson” também cria e produz projetos de inclusão social através do Circo Escola Picadeiro, atualmente instalado em Osasco, e acolhe jovens e crianças em situações de risco social formando-os artistas circenses.
SOBRE AS PRODUTORAS
99 Produções
A 99 Produções é uma produtora audiovisual brasileira, situada em Pernambuco, fundada em 2OO6 por Barbara Cunha e Paulo Caldas, que busca produzir obras cinematográficas independentes no nordeste do Brasil, promovendo a cultura e a arte do país.
A empresa realiza séries para televisão e streaming e filmes para salas de cinema e plataforma digitais, atuando na criação e produção de projetos de ficção e documentários criativos com histórias transformadoras e de impacto social, com parceiros internacionais.
Dentre os projetos da 99 Produções em finalização estão: Deus é Mulher, de Barbara Cunha e Atmosfera, de Paulo Caldas.
Lira Filmes
Fundada em 2014 por Juliana Lira, a Lira filmes se firmou com produtora audiovisual na cidade de São Paulo. A partir da entrada de Roberto Gonçalves de Lima, a empresa estruturou um plano de negócios voltado também para a distribuição, destacando obras que apresentam potencial junto a nichos específicos de público, e em estruturação de um modelo focado na parceria com produtores e realizadores, para a prospecção de obras que apostam na diversidade de gênero, cultural e regional.
Como distribuidora, seu primeiro filme lançado no circuito comercial de salas foi o longa Saudade (2018), de Paulo Caldas. Em 2019, lançou O Verde Está Do Outro Lado, de Daniel Rúbio, e a produção portuguesa Sefarad, de Luis Isamel. O documentário Faz Sol Lá Sim, de Claufe Rodrigues, estreou nos cinemas em 2020 e outros dois dpcs, Danças Negras, de João Nascimento e Firmino Pitanga, e Luana Muniz – Filha Da Lua, de Rian Córdova e Leo Medeiros foram lançados em 2021. Já o filme Ménage, de Luan Cardoso, chegou às telonas em 2022. Além do filme O Circo Voltou, de Paulo Caldas, a Lira Filmes prepara a estreia de Lo Que Queda Em El Camiño, de Jakob Krese e Danilo do Carmo, #Eagoraoque, de Rubens Rewald e JC Bernadet, Luiz Carlini – Guitarrista De Rock , de Luiz Carlos Lucena e Tempo Ruy e De Quanta Terra Precisa Um Homem, ambos de Adilson Mendes.
A Lira Filmes comercializou em plataformas e canais de TV dois trabalhos de Paulo Caldas: Saudade (longa e série) e Comida É Arte – Terroir Brasil (série), o telefilme Lorna Washington – Sobrevivendo À Supostas Perdas, de Rian Córdova e Leo Medeiros, os longas Paula, da Brisa Filmes e Luciene, da Leão Filmes, além das séries A Trama, de Otavio Antunes, e Via Sacra Da Rocinha: Arte E Resistência Na Favela, de Cleber Araújo.
O Circo Voltou
Brasil, 2021, 86 min
Produção_ 99 Produções e Lira Filmes
Produtoras associadas_ Pixys Produções Artísticas e Coentro Produções
Direção_ Paulo Caldas
Roteiro_ Paulo Caldas e Bárbara Cunha
Pesquisa e Roteiro_ João Paulo Soares
Diretora Assistente_ Bárbara Cunha
Produtora executiva e diretora de Produção_ Juliana Lira
Produtor executivo_ Roberto Gonçalves de Lima
Fotografia_ Beto Martins, Louise Botkay
Diretor de Foto Adicional_ Louise Botkay
Direção de Arte_ Juliana Carapeba
Finalização_ Teleimage
Editor de Pós-Produção_ Adriano Novaes
Coordenador de Pauta_ Elton Leandro
Distribuição_ Lira Filmes
Sinopse: A trajetória de um dos maiores mestres circenses do Brasil, Zé Wilson, do circo Spadoni, em regresso à sua cidade natal, no sertão de Alagoas, quando, junto de sua trupe, ele relata sua história e a do circo no Brasil.
Nenhum comentário