[News] Secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, visita o Hospital Infantil Filantrópico Sopai e recebe homenagem com a presença de autoridades de diferentes esferas de atuação

 Secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, visita o Hospital Infantil Filantrópico Sopai e recebe homenagem com a presença de autoridades de diferentes esferas de atuação 

O momento aconteceu na manhã desta sexta-feira (10) e contou com a presença de diversas autoridades.





 

 

Em visita oficial ao Hospital Infantil Filantrópico Sopai, a Secretária da Saúde do Estado do Ceará, Tânia Mara Silva Coelho, foi homenageada pela instituição por sua luta incansável por melhorias, progressos e segurança no âmbito da saúde dos cearenses, mesmo tendo assumido o posto há menos de 100 dias. Além disso, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a médica infectologista ganhou aplausos por ser a segunda mulher a assumir a titularidade da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA).  


Durante a manhã, a Secretária conheceu as instalações do Sopai acompanhada do presidente do hospital, o médico pediatra João França Neto, além de Luís Eugênio França Pequeno e de João Luís França, CEO e diretor administrativo da Unidade hospitalar, respectivamente.  


Também fizeram parte da comitiva, os médicos pediatras: Joana Maciel, diretora clínica do Sopai; o diretor técnico do hospital, Fabrício César Aderaldo Menezes e Cinara Carneiro, coordenadora da ala Maria de Lourdes Moreira Leite.  


Autoridades de diferentes esferas de atuação marcaram presença no evento. 

 

SOBRE O HOSPITAL INFANTIL FILANTRÓPICO SOPAI 

O Sopai é um hospital pediátrico de alta complexidade, que garante o acesso gratuito à saúde de crianças e jovens carentes, por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS. É o maior hospital de pediatria clínica do Brasil e o único hospital infantil filantrópico de Fortaleza.  


Fundado em 1959, já são mais de 60 anos funcionando 24 horas, todos os dias da semana, com portas-abertas para o atendimento de urgência e emergência de crianças e jovens de 0 a 17 anos. São realizadas cerca de 20 mil consultas e duas mil internações todos os meses.  


Com 430 leitos, o Hospital Sopai conta com 10 leitos de UTI pediátrica e neonatal; 25 leitos destinados à saúde mental, para tratamento e acolhimento de crianças e jovens com transtorno mental e/ou dependência química; 24 leitos que formam um posto-escola; com internações de todas as patologias clínicas da pediatria, onde os alunos internos ou residentes de medicina, atuam diretamente no trabalho dos estágios em parceria com as principais faculdades de medicina do Ceará. 35 leitos para pacientes com doenças raras, em Condição Crônica Complexa, que necessitam ou não de ventilação mecânica, mas todas com indicação de cuidados paliativos. E os demais leitos para patologias clínicas diversas.  


Vale destacar também os mutirões de cirurgias realizados no Hospital Sopai que, em parceria com Estado e Prefeitura, já beneficiaram cerca de 4.600 famílias, chegando a zerar a fila do SUS em determinadas indicações cirúrgicas. Procedimentos como: cirurgia de otorrinolaringologia, hernias e fimose, pé torto congênito, lábio leporino e fissuras lábio-palatais foram alguns dos tratamentos cirúrgicos oferecidos no programa. 


O Hospital Sopai também dispõe de Ambulância UTI, exames laboratoriais e de imagem; além de fornecer seis refeições por dia para pacientes e acompanhantes. Sem nenhum custo financeiro.  


Clínico-geral, neurologista, cardiologista, endocrinologista, infectologista, nefrologista, gastroenterologista, pneumologista e psiquiatria são algumas das especialidades médicas atendidas no hospital infantil filantrópico Sopai. 

Não podemos esquecer que o Sopai é um hospital FILANTRÓPICO. Por isso, as doações são de extrema importância para a continuidade de excelência na oferta dos serviços. 


Fotos de Natanael Feitosa. 

Nenhum comentário