[News] Selton Mello e Matheus Nachtergaele comemoram volta ao set para filmar "O Auto da Compadecida 2"
Mais de vinte anos depois do sucesso que levou às telonas a peça teatral do escritor paraibano Ariano Suassuna, “O Auto da Compadecida”, os atores Selton Mello e Matheus Nachtergaele se preparam para reviver Chicó e João Grilo na continuação do longa-metragem, “O Auto da Compadecida 2”. Com estreia prevista para o ano que vem, o novo filme conta com direção de Guel Arraes, desta vez em conjunto com Flávia Lacerda. A produção é da Conspiração e da H2O Films, que também fará a distribuição.
“O Auto da Compadecida” e sua continuação refletem a celebração da cultura brasileira e colocam o cinema como espelho de um país plural e mágico em sua força criativa. A comédia dramática narra as aventuras de Chicó e João Grilo, dois amigos que vivem de golpes, enganando o povo do vilarejo onde moram.
“João Grilo e Chicó são uns presepeiros que teimam em sobreviver e, ao fazê-lo, desafiam estruturas de poder. Nada mais atual. É uma honra danada fazer parte dessa aventura que mais parece um milagre da Compadecida!”, vibra a diretora.
Para Guel Arraes, desde o lançamento de “O Auto da Compadecida” que João Grilo e Chicó pareciam querer viver novas peripécias: “Então, pedimos licença a Ariano Suassuna para dar continuidade à história desta grande amizade”, comenta.
As filmagens terão início em agosto e a dupla de atores celebra a volta ao terreno mágico de Suassuna: “Fazer o Chicó de novo é uma emoção gigante, que nunca imaginei reviver! Nosso time é de craques, faremos ‘O Auto 2’ à altura da grandeza do nosso filme do peito e celebrando a memória de Ariano Suassuna. O Brasil esperava e merecia este presente”, comemora Selton.
Download do material: Fotos | Vídeo
Estreia: 2024
FICHA TÉCNICA
Direção: Guel Arraes e Flávia Lacerda
Roteiro: Guel Arraes, Adriana Falcão e João Falcão
Produção: Conspiração e H20 Films
Distribuição: H2O Films
Elenco principal
Matheus Nachtergaele (João Grilo)
Selton Mello (Chicó)
GUEL ARRAES| Diretor
Cineasta e diretor da TV Globo, responsável por programas como TV Pirata, Programa legal e Comédia da vida privada, seu primeiro longa-metragem para cinema na realidade foi uma versão condensada da minissérie que dirigiu para a TV, inspirada na peça de Ariano Suassuna, “O auto da Compadecida” (2000). O filme se tornou o campeão de bilheteria do ano, com mais de dois milhões de espectadores, e lhe rendeu o prêmio de melhor diretor no Grande Prêmio Cinema Brasil. Nascido em 1953, filho do político Miguel Arraes, viveu exilado com sua família na Argélia. Começou sua carreira em Paris, no Comitê do Filme Etnográfico dirigido por Jean Rouch, considerado um mestre do cinema-verdade. Dirigiu documentários de curta-metragem em super-8 e também o média “Barbes Palace” (1979), em parceria com Ricardo Lua. Também dirigiu peças de teatro, e uma de suas montagens se transformou em seu terceiro longa-metragem, “Lisbela e o prisioneiro” (2003), adaptação do texto de Osman Lins. Desde então, concilia sua atuação como diretor de TV com a de cineasta.
FLÁVIA LACERDA | Diretora
Flávia Lacerda é pernambucana, nascida em Recife. Formada em Cinema e Etnologia pelas universidades de Paris 8 e Paris 7, na França. Mora no Rio desde 1998, quando fez assistência de direção no seu primeiro trabalho na Globo: “O Auto da Compadecida”. Em 20 anos de profissão, às vezes escreveu, às vezes dirigiu ou codirigiu séries, novelas e especiais, entre eles: “Sexo Frágil”, “O Programa Novo”, “Belíssima”, “Negócio da China”, “Natal do Pequeno Imperador”, “Dó-Ré-Mi- Fábrica”, “Tudo Novo de Novo”, “Clandestinos”, “Insensato Coração”, “Louco Por Elas”, “Amor Te Amo”, “Chapa Quente”, “Mister Brau”, “A Fórmula”. No cinema, recentemente codirigiu o “Grande Sertão Veredas” e deu consultoria de direção para “Medida Provisória”, “O Debate” e “Beleza da Noite”.
SELTON MELLO | Chicó
O ator e diretor Selton Mello está comemorando 40 anos de carreira. Ao longo desses anos conquistou o público, a crítica e premiações ao redor do mundo com trabalhos memoráveis como: “O Auto da Compadecida”, “Meu Nome Não é Johnny”, “Lavoura Arcaica”, “Lisbela e o Prisioneiro” e “O Cheiro do Ralo”. Realizou três filmes como cineasta, com destaque para “O Palhaço”, um enorme sucesso de bilheteria, premiado em mais de 50 Festivais Nacionais e Internacionais, sendo também o filme representante do Brasil ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2013. Selton também é diretor e ator da aclamada série “Sessão de Terapia”, que conta com cinco temporadas disponíveis no Globoplay.
MATHEUS NACHTERGAELE | João Grilo
Cria de Antunes Filho e da Escola de Arte Dramática, Matheus Nachtergaele tornou-se reconhecido nacional e precocemente ao protagonizar o espetáculo teatral “O Livro de Jó”, de Antônio Araújo, ganhando prêmios importantes como Shell e APCA aos 25 anos de idade. Convidado por Bruno Barreto para estrear no cinema com “O que é isso, companheiro?”, é um dos atores mais ativos da retomada com participações marcantes em longas definitivos como “Central do Brasil”, dirigido por Walter Salles, “Cidade de Deus”, codirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, e “O Auto da Compadecida”, de Guel Arraes. Seu último trabalho, em “Carro Rei”, de Renata Pinheiro, lhe rendeu o Prêmio do Júri no Festival de Cinema de Brasília. Atuou também em curtas-metragens e, na TV, em longa e séries para o streaming, além de inúmeras novelas. Está atualmente em turnê pelo Brasil com a peça “Molière”, de Diego Fortes, e é um dos protagonistas da série “Cine Holliúdy”, que estreia sua terceira temporada em abril de 2023 na Globo.
CONSPIRAÇÃO | Produtora
Com 10 indicações ao Emmy International, a Conspiração é a produtora independente da América Latina com o maior número de indicações na premiação, sendo vencedora na categoria Melhor Comédia, com “A Mulher Invisível”. É realizadora de séries como “Eleita” (Prime Video), “Sob Pressão” (TV Globo), “DOM” (Prime Video), “Anitta: Made in Honório” (Netflix), “Detetives do Prédio Azul” (Gloob) e “1 Contra Todos” (Fox), além dos shows de não ficção “Em Casa com os Gil” (Prime Video) e “Abre Alas” (YouTube Originals). No cinema, participou dos mais importantes festivais do mundo, como Cannes, Berlim, Sundance, Veneza e Toronto, e foi responsável pelos sucessos de bilheteria “Vai Que Cola”, “Eu Tu Eles” (Menção especial de Un Certain Regard) e “2 Filhos de Francisco” – indicação oficial do Brasil ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
H2O FILMS | Produtora e Distribuidora
Fundada em 2012, a H2O Films é uma distribuidora de Cinema com capital 100% nacional. Sua missão é potencializar ao máximo o desempenho dos filmes que lança. Em um mercado altamente competitivo, a H2O Films busca tratar e pensar cada projeto de forma exclusiva. Para isso, tem como grande diferencial a expertise em marketing e o know-how em programação de sua equipe. A empresa é responsável pela distribuição de mais de 70 filmes de gêneros diversos – de documentário musical a talkshow, passando por grandes sucessos de comédia e filmes para família.
Alguns deles são: “Cássia Eller”, de Paulo Henrique Fontenelle, que se tornou um dos documentários mais bem-sucedidos de mercado e de crítica; , “Vai Que Cola - O Filme”, com a maior bilheteria de abertura nacional do ano, que contou com um público de mais de 3,2 milhões de espectadores; a continuação da comédia de Andrucha Waddington , “Os Penetras 2 – Quem dá mais?” e “Um Tio Quase Perfeito”, com Marcus Majella, “O Grande Circo Místico”, de Cacá Diegues, indicado pelo Brasil a concorrer a uma vaga ao Oscar; a sequência da comédia “Vai Que Cola 2- O Começo”; o show “Roberto Carlos em Jerusalém 3D” que fez mais de 70 mil de público; “Um Tio Quase Perfeito 2”, continuação da história protagonizada por Marcus Majella; “Um Casal Inseparável”, de Sérgio Goldenberg, com Nathallia Dill e Marcos Veras; “Não Vamos Pagar Nada”, com Samantha Schmütz e Edmilson Filho; “De Perto Ela Não é Normal”, com Suzi Pires e grande elenco; "Galeria Futuro", de Afonso Poyart e Fernando Sanchez, com Marcelo Serrado, Otavio Muller, Aílton Graça e Luciana Paes; “O Jardim Secreto de Mariana”, de Sérgio Rezende estrelado por Andréia Horta e Gustavo Vaz; “Tarsilinha”, animação infantil de Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, inspirada na arte de Tarsila do Amaral e licenciada para Amazon Prime; “Medida Provisória”, de Lázaro Ramos, com Thais Araujo, Alfred Enoch, Seu Jorge e Adriana Esteves, vencedor dos prêmios de melhor filme, roteiro e ator coadjuvante no Inffinito Film Festival; e “A Última Festa”, filme de Matheus Souza protagonizado pelos jovens influenciadores Marina Moschen, Christian Malheiros, Giulia Gayoso e Thalita Meneghim.
Nenhum comentário