[News]Balão de Oxigênio para Mergulhos Amorosos é o destaque do Palco Carioca dias 11 e 12 de março

 


Dança em Trânsito 2023


Balão de Oxigênio para Mergulhos Amorosos é o espetáculo de dança inédito dos diretores, coreógrafos e bailarinos Renata Costa e Samuel Frare para o Palco Carioca, no Espaço Tápias, nos dias 11 e 12 de março, às 20h, na Barra da Tijuca


(foto: Marden Almeida)

O Festival Dança em Trânsito está realizando o Palco Carioca, e, desde fevereiro, vem contando com apresentações de relevantes companhias e grupos cariocas de dança, sempre aos sábados e domingos, às 20h, na Sala de espetáculos Maria Thereza Tápias, situada no Espaço Tápias, na Barra da Tijuca. 

O projeto Palco Carioca, que segue até abril, a cada semana, traz atrações diversificadas. Nos dias 11 e 12 de março, o destaque vai girar em torno do espetáculo “Balão de oxigênio para mergulhos amorosos”, de Renata Costa e Samuel Frare. É um trabalho cuja inspiração parte da websérie Primeiros Românticos, de Crib Tanaka e Rick Yates. Os episódios trazem um diálogo de cumplicidade entre dois amigos, abordando questões acerca das relações afetivas, as formas de estar no mundo e as conexões que estabelecemos no curso de nossas vidas. 


Sobre “Balão de oxigênio para mergulhos amorosos”

O espetáculo traz as inquietações, movimentos e experiências dos criadores sobre estes assuntos e a busca por viver de forma mais acolhedora, numa proposição de traduzir em gestos de dança, expressões e palavras o que os autores da websérie declaram como “sentir em voz alta”.

 

Com a proposta de um mergulho profundo em si, busca-se ressignificar através de um olhar amoroso, os tropeços, limitações e medos dos intérpretes, relacionados à experiência afetiva, e espera-se construir caminhos para experienciar o amor não como fracasso, mas como potência de vida. Assim, se debruçam no exercício de inventar novos futuros, munidos da “vontade de transformar esse possível realidade” (Roger Garaudy).

FICHA TÉCNICA

Direção, coreografia e intérpretes: Renata Costa e Samuel Frare

Texto: Crib Tanaka e Rick Yates

Vídeo: Marden Almeida (captação de imagem) e Renata Costa (edição)

Vídeo Primeiros Românticos: Matheus Sampaio (edição de arte) e Ana Luiza (edição e animação)

Colaboração artística: Marcellus Ferreira

Preparação corporal: Barbara Moreira e Samuel Frare

Direção e preparação vocal: Claudia Castelo Branco

Figurino: Marden Almeida

Criação de luz: Renata Costa e Samuel Frare

Edição de música: Claudia Castelo Branco

Programação visual: Renata Costa

Produção: Renata Costa e Samuel Frare

Apoio: Espaço Tápias e Estúdio Barbara Moreira

 

 

Palco Carioca em março e abril

O Palco Carioca segue em março com apresentações de Paula Águas, Toni Rodrigues e Betina Guelman (18 e 19/3) e Bruno Cesário (25 e 26/3). O palco da Sala Maria Thereza Tápias continua a receber os espetáculos de dança em abril: Marcia Milhazes Companhia de Dança (1 e 2/4), Cia. Étnica de dança/Carmem Luz (8 e 9/4), a Laso Cia. de dança/ Carlos Laerte (15 e 16/4), a Esther Weitzman Cia. de dança (22 e 23/4) e a Regina Miranda, Atores&Bailarinos (29 e 30/4).


Dança em Trânsito

Em 2023, o Dança em Trânsito circulará, durante o ano inteiro, por aproximadamente 33 cidades brasileiras e uma cidade estrangeira. Vai selecionar artistas e companhias brasileiras de norte a sul do Brasil para compor a programação das cidades, e receber artistas e companhias internacionais.

 

Há 20 anos, o projeto Dança em Trânsito reúne apresentações artísticas, formação, capacitação, reflexão e intercâmbio entre grupos de dança de diversas cidades do Brasil e do mundo. O festival, realizado em circuitos, possibilita trocas de experiências entre artistas nacionais e internacionais convidados, e incentiva o desenvolvimento das linguagens da dança.

 

Em Tempo: O projeto de aulas de manutenção para profissionais de dança, que acontecem todas as sextas-feiras no Espaço Tápias, das 13h às 14h30, de forma gratuita para participação de profissionais de dança e artes cênicas, também conta com artistas cariocas em parceria com o Dança em Trânsito.


Sobre o Espaço Tápias

O novo Espaço Tápias inaugurado em 30/04/2022 na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, nasce com o propósito de transformar vidas, dar oportunidades e realizar sonhos.

 

O Espaço Tápias disponibiliza salas para aulas e uma sala para espetáculos e outros encontros envolvendo arte – a Sala Maria Thereza Tápias. É uma organização que tem como proposta favorecer, divulgar e oportunizar a dança, com foco na dança contemporânea e em seus segmentos.

 

A disposição para incentivar a criação, para promover performances, estimular talentos, e fomentar pesquisas são posturas e projetos valiosos para quem se dedica à dança, e permeiam todas as ações do espaço. Com a nova sede, contribui para o desenvolvimento e a expansão da dança, com ênfase na dança contemporânea, no Brasil e no mundo.

 

A nova sede inaugurou uma etapa inovadora da jornada do Espaço Tápias, abarcando o que já é realizado até agora, e lançando-o em novas empreitadas, para que, todos os amantes de dança e de outras artes, possam trilhar novos caminhos e oferecer mais espaço à arte.

 

 SERVIÇO:

Palco Carioca

Temporada: 11 de fevereiro a 30 de abril.

11 e 12 de março - Renata Costa e Samuel Frare com "Balão de oxigênio para mergulhos amorosos"

Local: Espaço Tápias - Sala de espetáculos Maria Thereza Tápias

Dias: sábados e domingos - às 20h

80 lugares

Ingressos: Inteira $30,00 / Meia $15,00 - *pela plataforma SYMPLA

Endereço: Av. Armando Lombardi, 175 – 2º andar – Barra da Tijuca 

Nenhum comentário