[News]Projeto de grafite “RIO EM TODAS AS CORES” leva arte urbana para praias cariocas
Projeto de grafite “RIO EM TODAS AS CORES”
leva arte urbana para praias cariocas
Criado para promover a arte urbana, o
projeto de grafite “Rio em Todas as Cores” tem o objetivo de incentivar
artistas iniciantes e já consagrados. O foco do projeto não é apenas o grafite
como também a arte mural, técnica muito utilizada por José Datrino, mais
conhecido como Profeta Gentileza (Cafelândia, 11 de abril de 1917 –
Mirandópolis, 29 de maio de 1996); o air brush; a foto-colagem e instalações em
3D através da utilização de materiais reciclados, como: latinha de cerveja,
equipamentos eletrônicos e micro lixos coletados na areia da praia. “O objetivo
é deixar um legado artístico nos locais e assim estimular o início de um
processo de visitação pública das obras.” Segundo a coordenadora de redes
sociais do projeto, Luiza Furlan, outro atrativo do projeto será a participação
nas comemorações do Dia Mundial do Grafite (WorldGrffitiDay), 27 de março.
Em apoio à iniciativa do projeto em
desenvolver intervenções artísticas em locais emblemáticos da cidade do Rio de
Janeiro, o Museu do Graffiti irá catalogar todas as obras realizadas pelo
projeto e incluí-las no acervo de artes visuais urbanas do Rio de Janeiro. Além
disso, André Rongo, criador do MAGRIO – MUSEU ABERTO DE GRAFFITI DO RIO, irá
ministrar workshops gratuitos sobre criação de instalações artísticas em
grafites, demonstrando a técnica já utilizado por ele há muitos anos. Os
workshops do grafiteiro e artista plástico acontecerão na Biblioteca Parque
Rocinha C4.
Um dos pilares do projeto será os
workshops ministrados pelo artista André Rongo, com o objetivo de capacitar
novos artistas e fazer jus aos ideais da iniciativa. Serão 20 horas de aulas
ministradas pelo artista falando sobre as técnicas, ferramentas e os materiais
usados nesse tipo de arte, compartilhando suas experiências e seus desafios na
carreira.
O
“Rio em Todas as Cores” é uma realização da Gentilezinha Produções Artísticas e
da Agência Trinity, especializada em marketing de causa, por meio da Lei de
Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro (Lei do ISS). A iniciativa conta com o
patrocínio do Grupo Arpoador, Invest Smart e Zoop e a participação de diversos
parceiros, entre eles: o Museu do Grafitti, a Associação São Conrado Beach
Tennis e a Biblioteca Parque Rocinha C4.
André
Rongo:
Conhecido como André Rongo, o grafiteiro
de 41 anos nasceu e foi criado na zona norte do Rio de Janeiro. Ex-pichador, o
artista iniciou na arte underground no final da década de 80 e é o criador do
primeiro museu de grafite do mundo. André também criou a Biblioteca de Arte
Urbana Baú do Gentileza e idealizou o 1º concurso de Grafite no muro do Metrô, “A
Copa Graffiti”.
Locais
das intervenções visuais:
A primeira intervenção será na praia de
São Conrado, na altura da Praça São Conrado, localizada na Avenida Prefeito
Mendes de Moraes, ao lado do número 1250. Próxima ao point da Associação São
Conrado Beach Tennis, a mureta da praia será o local onde os artistas
desenvolverão uma série de intervenções visuais com o intuito de homenagear uma
grande personalidade da cidade do Rio de Janeiro, o Profeta Gentileza, além de
fomentar a conscientização da proteção do meio ambiente e a importância da prática
de esportes. Local popularmente conhecido pela prática de voo livre, São
Conrado também tem o beach tennis como um dos principais esportes praticados em
suas areias.
O segundo local será o Arpoador, na Av.
Francisco Bhering. A homenageada da vez será a divindade religiosa
afro-brasileira Iemanjá, a rainha das águas, que será pintada também na mureta
da praia, assim como em São Conrado. O processo de criação das obras irá
abordar técnicas multidisciplinares envolvendo, além do grafite, a pintura
mural e a instalação de objetos em alto relevo produzidos a partir de materiais
recicláveis, dando um toque todo especial nas intervenções.
Os trabalhos iniciaram no dia 8 de
março, na praia de São Conrado, e a partir do dia 20 de março, no Arpoador, com
horários de pintura entre 16h00 e 22h00. Segundo o produtor de logística, Almir
Pereira Barbosa, o horário de trabalho definido levou em consideração evitar o calor
e o sol escaldante das areias das praias cariocas.
Nos locais onde ocorrerem as
intervenções, haverá um evento de lançamento para reunir artistas,
colaboradores, parceiros, patrocinadores e o público interessado. Em São
Conrado, o lançamento está marcado para o dia 27 de março. No Arpoador, a data ainda
está sendo definida e será confirmada nos próximos dias.
Cronograma
inicial do projeto:
-
Mureta da praia de São Conrado - Início da intervenção no dia 08 de março.
-
Mureta do Arpoador - Início da intervenção no dia 20 de março (a partir das
14h00)
-
Workshops de arte urbana – 15 e 22 de março, às 11h00. Local: Auditório da
Biblioteca Parque Rocinha C4.
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