[News]Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta Giselle, primeiro balé da temporada 2023

 


PETROBRAS, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Associação dos Amigos do Teatro Municipal através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura apresentam


                       GISELLE


Com realização AATM e patrocínio Ouro Petrobras 


Arte: Carla Marins

 

Giselle, um dos balés mais famosos do mundo, que estreou em 1841 na Ópera de Paris, está de volta ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Com realização AATM e patrocínio Ouro Petrobras, música de Adolphe Adam, libreto de Théophile Gautier e concepção e adaptação de Hélio Bejani e Jorge Texeira (segundo Jean Coralli e Jules Perrot), a temporada estreia no dia 5 de abril, às 19h e contará com dez récitas – sendo uma apresentação fechada para escolas públicas - com a participação do Ballet e da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal (BTM), sob a regência do maestro Jésus Figueiredo.


No libreto imaginado pelo grande poeta do romantismo francês Gautier, a jovem camponesa Giselle é traída e morre de amor, voltando para vingar-se do amante traidor na forma de uma Willi - espíritos de virgens que morreram antes de se casarem. Vingativas, elas fazem dançar até a morte os homens que encontram na estrada, às altas horas da noite.

(foto: Alice Bravo)

Uma das curiosidades de Giselle é ser um dos poucos balés dançados ainda em tutu romântico - ou seja, saias das bailarinas na altura da panturrilha que remontam as crinolinas da segunda metade do século XIX. Giselle exige técnica e emoção de seus intérpretes, cuja expressão facial conta muito na apresentação da obra. O papel de Giselle é um dos mais ambicionados do repertório, já que exige tanto perfeição técnica, quanto graça e lirismo.


Várias das mais habilidosas bailarinas do mundo representaram esse papel ao longo dos tempos: as célebres Margot Fonteyn, Yvette Chauviré, Natalia Makarova e Carlotta Grisi (para quem o papel foi criado); O Theatro Municipal conheceu Giselle pela primeira vez em 27 de outubro de 1913, dançado pela Companhia de Bailados Russos de Diaghilev e por suas maiores estrelas, Tamara Karsavina e Vaslav Nijinski. Nosso Corpo de Baile apresentou-o pela primeira vez em 21 de novembro 1951, com coreografia de sua diretora Tatiana Leskova, que também dançou o papel título. Na vesperal do dia 25, Berta Rosanova deve ter sido a primeira brasileira a dançá-lo em sua versão completa. Duas de suas grandes intérpretes foram as primeiras bailarinas do TMRJ, Aurea Hämmerli e Ana Botafogo.


Depois de anos apresentando a tradicional produção de Sir Peter Wright, o BTM mostra uma versão baseada na coreografia original de Jean Coralli e Jules Perrot. A iluminação é assinada por Paulo Ornellas, a cenografia é de Manuel Puoci e o figurino de Tânia Agra. A direção artística do Theatro Municipal do Rio de Janeiro é de Eric Herrero.


A Presidente da Fundação Teatro Municipal, Clara Paulino, comemora a estreia de Giselle nesta nova temporada de dança do ano:

“Giselle é um clássico dos ballets. O espetáculo foi encenado no Theatro Municipal algumas vezes, sempre com grande sucesso. Atendendo às demandas do público, encenamos essa obra novamente, como o primeiro título de balé de 2023. Também é uma data muito especial, pois será a última interpretação de Giselle da nossa primeira bailarina, Cláudia Mota.


“Dando sequência à nossa temporada artista 2023, o Theatro Municipal traz seu primeiro Ballet do ano: Giselle! A mais tradicional companhia de ballet brasileira no palco mais importante do país. Com os solistas Claudia Mota, Márcia Jaqueline, Juliana Valadão, Marcella Borges, Manuela Roçado, Cícero Gomes, Filipe Moreira e Rodrigo Hermesmeyer. Uma alegria enorme poder oferecer ao público espetáculo de tão alta qualidade artística e técnica!”, ressaltou o diretor artístico do Theatro Municipal, Eric Herrero.

“Considerando a importância de nossa Companhia dentro da tradição dos grandes clássicos de repertório e sendo a única no país a preservar estas características apresentamos o Ballet Giselle, uma das obras mais importantes no cenário mundial. Com esta versão procuramos passar com clareza todas as sensações necessárias para que o público, mesmo sem conhecer o libreto, possa sentir a dramaticidade e perceber as variações emocionais sugeridas dentro das características de cada personagem”- afirma Hélio Bejani, diretor geral de Giselle.


 “Giselle é a mais conhecida obra do compositor Adolphe Charles Adam, compositor francês, do período romântico da música. Ele escreve dezenas de óperas e 14 balés, além de muitas cantatas como Oh Noite Santa! reconhecida canção natalina. O Ballet Giselle foi criado em 1841 e se tornou uma referência, não só na parte coreográfica, mas também na parte musical, influenciando vários outros compositores das gerações seguintes, entre eles o próprio Tchaikovsky. Adam utiliza formas musicais muito curtas, porém sempre muito bem construídas e bem interessantes e belas” – destaca o maestro Jésus Figueiredo. 

(foto:Carlos Villamayor) – A primeira bailarina do BTM Claudia Mota que estará na estreia de Giselle

 

Ficha Técnica:

Solistas:

5 e 15 de abril - Cláudia Mota e Cícero Gomes

6 e 11 de abril - Marcella Borges e Filipe Moreira

8,13 e 16 de abril - Márcia Jaqueline e Cícero Gomes

9 e 14 de abril - Juliana Valadão e Filipe Moreira

12 de abril - Manuela Roçado e Rodrigo Hermesmeyer

Ensaiadores: Jorge Texeira, Aurea Hammerli, Cristiane Quintan, Mônica Barbosa, Priscila Albuquerque

Figurino: Tânia Agra

Iluminação: Paulo Ornellas

Cenografia: Manoel Puoci

Confecção: Pará Produções e Eventos

Concepção e Adaptação: Hélio Bejani e Jorge Texeira, segundo Jean Coralli e Jules Perrot

Balé e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal

Regência: Jésus Figueiredo

Direção Geral: Hélio Bejani

Direção Artística do TMRJ: Eric Herrero

 

Serviço:

Giselle com Ballet e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal

Ballet dramático em 2 atos

Música: Adolphe Adam, revisada por Joseph Horovitz

Libreto: Théophile Gautier, segundo Heinrich Heine

Duração do espetáculo: Cada ato terá 45 minutos de duração, com um intervalo de 15 minutos

Datas: 5, 6, 8, 12, 13, 14 e 15 – 19h / Dias 9 e 16 – 17h / Dia 11 às 14h (somente escolas)

Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Endereço: Praça Floriano, s/nº - Centro

Classificação: Livre

 

Haverá uma palestra gratuita uma hora antes de cada espetáculo, realizada no Salão Assyrio.


CICLO DE PALESTRAS GISELLE

 5/4, quarta-feira - 18h – Salão Assyrio (récita 1)

·         Os criadores de Giselle –Jayme Chaves e Paulo Melgaço

6/4, quinta-feira -18h - Salão Assyrio (récita 2)

·        O Romantismo na música e na literatura – Edvan Moraes e Jayme Chaves

8/4, sábado -18h - Salão Assyrio (récita 3)

·         O Ballet Romântico – Teresa Augusta e Paulo Melgaço

9/4, domingo- 16h - Salão Assyrio (récita 4)

·         Giselle no TMRJ – Paulo Melgaço

11/4, terça-feira - 14h Palco/frente da cortina (escolas)

·         Descobrindo os personagens – Ana Botafogo

12/4, quarta-feira - 18h (récita 6)

·         O simbolismo em Giselle – Jayme Chaves e Paulo Melgaço

13/4, quinta-feira - 18h (récita 7)

·         Sílfides, Willis e o sobrenatural – Jayme Chaves

14/4, sexta-feira - 18h (récita 8)

·         O papel do corpo de baile no ballet clássico – Vera Aragão

15/4, sáb – 18h (récita 9)

·         A magia da cena: cenário e figurino – Leonardo Bora

16/4, dom –16h (récita 10)

·        O símbolo da leveza: a sapatilha de ponta – Liana Vasconcelos

 

 

Ingressos:

(Na bilheteria do TMRJ ou através do site theatromunicipal.rj.gov.br

Frisas e Camarotes - R$80,00 (ingresso individual)

Plateia e Balcão Nobre - R$60,00

Balcão Superior - R$40,00

Galeria - R$20,00

 

Lei de incentivo à cultura

Apoio: Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio SulAmérica Paradiso, Rádio Roquette Pinto - 94.1 FM

Realização Institucional: Fundação Teatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal

Realização: Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Petrobras, por meio do programa Petrobras Cultural, Governo Federal.

Nenhum comentário