[Crítica] Para´I

 

Sinopse:

Para’i é um filme de drama, dirigido e escrito por Vinicius Toro, que conta a história de Pará (Monique Ramos Ara Poty Mattos), uma menina guarani que, durante um passeio, acaba encontrando um tipo de milho que nunca havia visto na vida. Encantada com as sementes coloridas, a garota quer mostrar a beleza de sua descoberta para todos os seus amigos, e decide começar a cultivar o alimento. Porém, durante sua jornada, Pará começa a se perguntar a razão de ser quem é, questionar o comportamento de sua família e tentar entender o mundo ao seu redor. Para encontrar essas respostas, ela viaja até a vila do avô.


                        O quê eu achei?  

Dentre os vários elementos que precisam serem aprimorados no cinema brasileiro, um deles é a maior representatividade dos povos indígenas nas telonas. Para´í é o tipo de produção que deveria inspirar outras;

Dirigida por Vinícius Toro(Virados - O poder centrípeto da criação, de 2015) o filme de pouco mais de uma hora narra a história de Pará´í(interpretada por Monique Ramos Ara Potty Mattos) que vive numa aldeia guarani no estado de São Paulo.Um dia,ela encontra um milho colorido em suas andanças e fica intrigada com ele.Essa descoberta desperta na jovem uma vontade de saber mais sobre si mesma e suas origens.

Não é novidade para ninguém a invisibilidade e a opressão dos povos originários. O filme aborda todas essas questões na busca de Pará´i por sua identidade: ela quer saber o motivo pelo qual ela não fala o idioma guarani,apenas português,porque é diferente dos colegas da escola,porque seu pai frequenta a igreja católica,etc.

É um filme que trata de questões delicadas com uma sensibilidade ímpar e não à toa,foi exibido em festivais como Tiradentes e Rio e internacionais como Guadalajara,Cartagena e Manheim-Heidelberg.



                         Trailer:






Nenhum comentário