[News] Casa Natura Musical comemora seis anos com a festa gratuita Furdunço Popular Brasileiro - Encantos e Encontros do Futuro Ancestral da Música
Casa Natura Musical comemora seis anos com a festa gratuita Furdunço Popular Brasileiro - Encantos e Encontros do Futuro Ancestral da Música
Fafá de Belém. Foto - Divulgação
Kaê Guajajara. Foto - Laryssa Machada
Uma noite inédita de comemoração com artistas que representam a diversidade de ritmos, estilos e gerações na música brasileira: é assim que a Casa Natura Musical celebra seus seis anos em partilha com o público, oferecendo gratuitamente a festa Furdunço Popular Brasileiro - Encantos e Encontros do Futuro Ancestral da Música no dia 6 de maio, sábado, às 22h. O show especialmente criado para a celebração tem direção artística de Felipe Cordeiro, que também estará no palco, e traz Aíla, DJ Carol Tucuju, Fafá de Belém, Kaê Guajajara e Manoel Cordeiro - artistas do Pará, Amapá e Maranhão - para uma festa que é a expressão dos encontros que só a música pode proporcionar. A banda que se apresenta ao lado dos artistas é a mesma que acompanha Felipe Cordeiro na festa Baile Booom, composta por Franci Oliver (percussão e backing), Bruno Marques (bateria e beats), Matheus Padoca (baixo e beats) e Rafa Moraes (guitarra).
As entradas para os shows serão liberadas por meio de ingressos disponibilizados pela Sympla e também haverá cota de ingressos na porta, no dia do show. Para essa apresentação, a ideia da Casa é valorizar a multiplicidade da música brasileira, sua renovação e preservação da memória - pilar que move a programação do espaço o ano inteiro.
Furdunço representa a ideia de uma festa popular e também faz uso da expressão, que é recorrente tanto em São Paulo quanto na região amazônica (a palavra integra o Glossário de termos e expressões Paraenses e Marajoaras do Instituto Federal do Pará). A ideia é ampliar os cantos e encantos de artistas que deslocam o imaginário coletivo através da arte, da estética e de tecnologias que movimentam a música brasileira. O encontro desses artistas revelam que o futuro da música popular brasileira está no agora, as experimentações estéticas e as linguagens artísticas deste elenco nos provoca a descentralizar nossa escuta e repertório de narrativas.
Quem pré-estabeleceu o eixo e o território de maior importância da música brasileira? Como romper com a linguagem normativa e ampliar as expressões e experimentações musicais de todo o território brasileiro? Essas são algumas reflexões geradas pela programação.
As expressões artísticas e culturais da região amazônica são generosas e ricas em estética, musicalidade, cores e tons. Todos os dias os moradores dessas terras semeiam e geram artes que contam histórias sobre um presente ancestral e um futuro de muitas possibilidades. Carimbó, lundu, tecnobrega, melody, eletromelody e tantos outros gêneros e ritmos que confluem nestas terras em que a luta e o encanto se encontram, são nesses espaços que nascem as maiores referências estéticas e propostas de um Brasil que é futurista no agora e que propõe o novo partir de um legado de conhecimentos e estratégias ancestrais.
Sobre o equipamento cultural
Ao longo desses seis anos, a Casa Natura Musical tem celebrado a música e a cultura brasileira por meio da amplificação das vozes de artistas, movimentos e coletivos de todo o país, descentralizando a cultura por meio da sua curadoria presencial e também dos conteúdos virtuais, que incluem produções informativas sobre a cultura brasileira, bem como entrevistas e curiosidades curadas pela equipe da Casa.
O público pode conferir, por ela, indicações de artistas, projetos relacionados à música, playlists, fotos exclusivas dos shows realizados no espaço e publicações de homenagens e lembranças de datas comemorativas, forma de preservar a memória da cultura brasileira por meio de seus canais de comunicação.
O espaço, inaugurado em maio de 2017, é um empreendimento dos sócios Paulinho Rosa (Canto da Ema), Edgard Radesca (Bourbon Street) e Vanessa da Mata e que fomenta experiências, encontros e conexões sensoriais e coletivas por meio da música. "A Casa busca promover experiências extraordinárias no encontro de artistas e públicos. Nosso desejo ao longo desses anos é ampliar os olhares para a produção cultural brasileira com uma programação pulsante e atenta, a cada ano realizamos mais de 150 shows e recebemos mais de 70 mil pessoas no nosso espaço” conta Suyanne Keidel, diretora executiva do espaço.
Consolidado como um equipamento cultural da cidade de São Paulo, o espaço oferece não apenas shows em celebração à música nacional, mas também eventos, festas, mostras de arte digital e apresentações gratuitas, entre outras atividades, trazendo ao público uma programação criada em sintonia com o que se produz e também com o que promove a preservação das diversas cenas culturais do país.
Os shows da Casa Natura Musical são preparados como uma grande experiência para os seus públicos. Do corredor de acesso ao jardim vertical, todos os espaços oferecem visão privilegiada do palco, gerando uma relação mais íntima com os artistas.
Programação de maio e junho
Além do evento Furdunço Popular Brasileiro - Encantos e Encontros do Futuro Ancestral da Música, marcado para o dia 6 de maio, a Casa organizou para o mês de seu aniversário uma seleção de artistas que representam a diversidade, ancestralidade e potência da música brasileira.
No dia 4 de maio, haverá show de Bnegão & Seletores de Frequência comemorando aniversário do premiado álbum Sintoniza Lá e, no dia 5 de maio, Zé Ibarra apresenta sucessos da sua carreira. No dia 10 de maio, o projeto Frequências, criado para levar à casa duas apresentações de artistas diferentes, mas com a mesma sintonia, leva ao palco Saskia e Brisa Flow. Já no dia 11 de maio, Áurea Martins apresenta um show baseado no disco Senhora das Folhas.
Jup do Bairro e Irmãs de Pau fazem shows na Casa Natura Musical, numa mesma noite, dia 12 de maio, com entrada gratuita para pessoas trans e não-bináries. Flora Matos apresenta hits da sua carreira no dia 13 de maio e, no dia 14 de maio, Lucas Mamede apresenta o show Já Ouviu Falar de Amor?.
Ícones da música brasileira, João Donato e Jards Macalé apresentam-se na Casa com músicas do disco Síntese do Lance dia 18 de maio. Já no dia 19 de maio, Tagua Tagua apresenta o show Tanto. No dia 20 de maio, haverá show da dupla Prettos com gravação do audiovisual Prettos no Pagode em noite que terá as participações especiais de Maria Rita, Mocidade Alegre e Sombrinha. O desfecho dos shows do mês fica por conta do show com repertório do álbum Alto da Maravilha, de Russo Passapusso e Antônio Carlos & Jocafi, nos dias 25 e 26 de maio.
Já em junho, estão confirmados shows de Zé Manoel e Amaro Freitas (2 de junho), Rita Benneditto (3 de junho), Ana Gabriela (4 de junho), Jaloo, Arthur Kunz e Léo Chermont com o projeto Os Amantes (9 de junho), Anelis Assumpção (17 de junho), Clara Lima, Duquesa e MC Luanna (25 de junho), Bixarte (29 de junho) e projeto Frequências com Giovani Cidreira e Zudizilla (30 de junho). Em 2023 o espaço recebe ainda shows de artistas como Tulipa Ruiz, Rael, Chico Chico, Liniker, Hermeto Pascoal, MV Bill e muito mais.
Casa Natura Musical
Inaugurada em maio de 2017, a Casa Natura Musical é um equipamento cultural que fomenta experiências, encontros, conexão afetiva, sensorial e coletiva por meio da música. Palco de diferentes ritmos, movimentos e artistas de todo Brasil, a Casa promove através de shows, eventos, mostras de arte digital e conteúdos dos seus canais de comunicação a aproximação da comunidade ao processo criativo da cultura brasileira. O espaço, inclusivo e sustentável, fica localizado no bairro de Pinheiros em São Paulo, mas expande suas vivências e incentiva novos territórios musicais descentralizados em seus canais digitais pelo Brasil e pelo mundo.
Natura Musical
Natura Musical é a plataforma cultural da marca Natura que há 18 anos valoriza a música como um veículo de bem estar e conexão. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 184 milhões no patrocínio de mais de 600 artistas e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que projetam a pluralidade da nossa cultura. Em parcerias com festivais e com a Casa Natura Musical, fomentamos encontros que transformam o mundo. Quer saber mais? Siga a gente nas redes sociais: @naturamusical
Serviço
Casa Natura Musical apresenta Furdunço Popular Brasileiro - Encantos e Encontros do Futuro Ancestral da Música
Dia 6 de maio, sábado, 22h| Abertura da casa: 20h30
Ingressos disponíveis pelo site da Symplahttps://bileto.sympla.com.br/event/79002/d/171688
Grátis (haverá também ingressos disponibilizados na porta, no dia do show)
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 90 minutos
CASA NATURA MUSICAL
Rua Artur de Azevedo, 2134, Pinheiros, São Paulo
Nenhum comentário