[News] CINEMATECA BRASILEIRA faz sessão especial do longa português OUTRO PAÍS na terça-feira, 25 de abril

 

Em homenagem aos 49 anos da Revolução dos Cravos, que depôs o governo ditatorial em Portugal, vigente desde 1933, a Cinemateca Brasileira realiza uma sessão especial do filme Outro país, do documentarista brasileiro Sérgio Tréfaut. Sebastião Salgado, Glauber Rocha, Chico Buarque, Robert Kramer, Thiomas Harlan< Pea Holmquist, Guy Le Quererec e Jean Gaumy Dominique Issermann participam do documentário de 70 min, realizado em 1999.


 


Sérgio Tréfaut é um cineasta e diretor brasileiro nascido em São Paulo. Filho de mãe francesa e do português Miguel Urbano Rodrigues, jornalista e militante comunista exilado politicamente no Brasil desde 1957. Quando jovem, Sérgio e a família precisaram fugir para a França por conta de perseguições políticas. Foi para Portugal em 1977, onde completou os estudos. Em 1988, frequentou a Sorbonne, em Paris, licenciando-se em Filosofia. No mesmo ano, Sérgio retornou a Portugal e começou a trabalhar como assistente de realização, jornalista e produtor. Mais tarde, em 2002, fundou a produtora Faux. Em 1992, escreveu e dirigiu o curta-metragem Alcibíades, e desde então realizou produções como Lisboetas (2004), A Cidade dos Mortos (2009) e os premiados Alentejo, Alentejo (2014), Treblinka (2016), Raiva (2018) e A Noiva (2022), exibido na 46ª. Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.


 


Título: Outro país


Sinopse: A Revolução Portuguesa (1974-75) vista por alguns dos maiores fotógrafos e cineastas internacionais que testemunharam o evento. Quais eram os seus sonhos e expectativas? O que ficou do sonho da revolução? Um documentário com arquivos históricos excepcionais.


Direção: Sergio Tréfaut


Ano: 1999


Cromia: Cor


Duração: 70 min


Formato de exibição: DCP


Formato original: Digital


País: Portugal


Classificação indicativa: 14 anos





Nenhum comentário