[News] DEBATES, TENDÊNCIAS E TALENTOS DO AUDIOVISUAL ESTARÃO NO RIO2C 2023

 

Na esteira da retomada cultural no país, com a recriação do Ministério da Cultura e a recente assinatura do decreto federal que regulamenta o fomento às artes, o audiovisual brasileiro vive novamente um momento de grande efervescência. Discussões sobre financiamento privado e público (com bilhões a serem investidos via leis Paulo Gustavo, Rouanet e Aldir Blanc), regulação do vídeo on demand (VoD) e direitos dos autores dividem espaço com o crescimento das produções para streaming e cinema, das coproduções internacionais e o surgimento de talentos e ideias para o setor.


As principais tendências, debates, expectativas, bem como temas controversos do audiovisual estarão presentes na edição deste ano do Rio2C, o maior encontro de criatividade da América Latina, que acontece na Cidade das Artes, de 11 a 16 de abril, e reunirá representantes de toda a cadeia – de executivos de estúdios, streamings e TVs aos do setor público, passando pelos talentos que atuam em todas as frentes do audiovisual brasileiro e internacional. O conceito de soft power – que se traduz, de maneira resumida, na forma como uma nação projeta culturalmente a sua imagem para o resto do mundo – é o tema norteador desta edição.


A ministra da Cultura, Margareth Menezes, fará no dia 12/4 (quarta-feira) a palestra de abertura da programação da Conferência, na qual, junto aos demais secretários da pasta, falará sobre a volta do MinC, as ações prioritárias do Ministério e a retomada do investimento no setor cultural. No mesmo dia acontece um dos debates mais esperados desta edição, Regulação do VoD - Como Ampliar a Presença do Conteúdo Brasileiro, que discutirá as melhores políticas para garantir e ampliar a participação de conteúdo brasileiro, proteger os direitos autorais e equilibrar a concorrência no mercado de streaming, incluindo a coleta e disponibilização de dados para fins regulatórios. Participarão deste painel a Secretária do Audiovisual do MinC, Joelma Gonzaga, e o diretor da Ancine Tiago Mafra, além de advogadas e executivos do audiovisual.


Outro debate quente, que estará presente em dois painéis do Rio2C, é o da valorização da autoria nas obras audiovisuais, principalmente para streaming. Roteiristas, diretores e produtores muitas vezes são colocados num papel de meros prestadores de serviço e relatam uma tentativa de transferir essa identidade autoral dos criadores para as próprias marcas das grandes empresas internacionais. As mesas Como Criar uma Indústria Audiovisual Movida a Propriedade Intelectual (13/4) e Valorização da Autoria – Como Fortalecer a Identidade do Audiovisual Brasileiro? (14/4) reunirão roteiristas, produtores, diretores e advogados com ampla experiência na área para discutir o estágio atual e os próximos passos dessa luta.


Um tema crucial – o aumento da diversidade e da inclusão tanto nas telas quanto por trás das câmeras – será debatido nos painéis Lições e Novos Caminhos para a Diversidade no Audiovisual (12/4) e Reimaginando o Brasil nas Telas – Vozes Emergentes e Poderosas (14/4). O primeiro traz lideranças envolvidas de perto com o tema – como Viviane Ferreira, Presidente da Spcine, e Janaina Oliveira, Vice-Presidente da APAN (Associação de Profissionais do Audiovisual Negro) – para falar dos obstáculos enfrentados e das oportunidades para avançar em direção a um ambiente mais inclusivo, com mais equidade e acolhimento, em todas as áreas do setor. O segundo reúne destaques da nova geração de criadores – como Gabriel Martins (Marte Um), Juliana Vicente (Racionais – Das Ruas de São Paulo pro Mundo), Graciela Guarany (Cidade Invisível) e Fernando Barcellos (5x Favela) – que busca mostrar o Brasil real e profundo nas telas pela perspectiva de quem realmente viveu e vive essas realidades, criando um movimento extremamente relevante para o fortalecimento da identidade cultural nacional.


O BOM MOMENTO DAS COPRODUÇÕES INTERNACIONAIS NO BRASIL


Com a crise econômica global avançando e os streamings cortando custos em todo o mundo, a busca por novas formas de financiamento e compartilhamento de riscos voltou a ganhar destaque no setor audiovisual global, e esse será um dos grandes temas do Rio2C, que contará com executivos dos principais estúdios nacionais e estrangeiros (como Paramount, Sony, Universal, Warner, Disney, Globo, Conspiração, O2), das maiores plataformas de VoD (como Netflix, Amazon, Disney+, Warner Bros Discovery e Globoplay). E também com especialistas em financiamento, fundos e investimentos, como a alemã Juliane Schulze, consultora de instituições de financiamento e agências de negócios europeias e internacionais, que falará sobre fontes alternativas de financiamento no painel Do Propósito ao Pitch: Como Atrair Investimentos para o Audiovisual (13/4).


Segundo a Listagem de Coproduções Internacionais, da Ancine, entre 2005 e 2021 foram lançados 213 filmes nacionais em coprodução internacional (com países da América do Sul e do Norte, da Europa e Ásia). Houve um crescimento notável a partir de 2017, com mais de 20 lançamentos por ano (com exceção de 2020, por causa da pandemia), incluindo sucessos como Bacurau e A Vida Invisível.


Este cenário,, e os desafios para os criadores da América Latina atingirem audiências internacionais, serão discutidos por três líderes de produtoras de peso no painel Obras Globais e Talentos Locais – O Olhar De Executivos-Criativos para a América Latina (13/4). David Levine, CCO da Anonymous Content, produtora dos premiados longas-metragens Spotlight e O Regresso, entre muitos outros projetos, conversa com Christian Gabela, vice-presidente sênior e head para América Latina, Espanha e US-Latinx da centenária produtora francesa Gaumont, e Syrinthia Studer, vice-presidente executiva de produções internacionais da Paramount Pictures, sobre estratégias para equilibrar identidades locais e apelo global.


O painel O Futuro do Cinema e Como Qualificar a Experência Cinematográfica (14/4) reunirá Camila Pacheco, Diretora Executiva de Marketing da Sony Pictures para Brasil e América Latina, Paulo Samia, CEO do Uol, Patricia Cotta, responsável pela gestão das áreas de marketing e programação do Grupo Severiano Ribeiro/Kinoplex, e Iafa Britz, fundadora da Migdal Filmes, para debater as mudanças e tendências na indústria do cinema e como elas afetam a relação com o consumidor. Os desafios e oportunidades que surgem a partir do lançamento de novas tecnologias, os modelos de distribuição e consumo de conteúdo, estratégias para qualificar a experiência cinematográfica serão tópicos da conversa que será mediada por Patrícia Kamitsuji, Executiva e Especialista 360º em Entretenimento   - Distribuição, Produção, Exibição.


Além das grandes discussões setoriais, o evento traz expoentes do cenário nacional e internacional para falar de seus projetos e suas experiências. Considerado um dos mais importantes nomes do cinema argentino de sua geração, o prolífico diretor, produtor e roteirista Daniel Burman – vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim (2004), com o longa-metragem O Abraço Partido, e showrunner da aclamada série Iosi, o Espião Arrependido – dará sua perspectiva de como cativar audiências globais através da criatividade. O casal de cineastas, roteiristas e produtores Baran Bo Odar e Jantje Friese, responsáveis pela série Dark, um dos maiores projetos da Netflix, e 1899, conta sobre seus processos criativos, suas visões estratégicas para a indústria e detalham os mais recentes passos de sua trajetória empreendedora.


O diretor brasileiro Fernando Meirelles e o produtor canadense Niv Fichman estarão à frente da conversa de encerramento da Conferência, na qual celebram a amizade que começou com a adaptação cinematográfica de Ensaio sobre a Cegueira e ainda segue hoje com a realização do projeto The Sympathizer, série para a A24 e HBO, protagonizada por Hoa Xuande, Robert Downey Jr. e Sandra Oh. Pam Kaufman, presidente e CEO de Mercados Internacionais e Licenciamento Mundial de Produtos e Experiências da Paramount, fala de sua trajetória como líder de uma das maiores empresas de entretenimento do mundo e sua visão estratégica sobre o futuro do audiovisual.





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