[News] Marcia Novo, Davis Assayag e Márcia Siqueira se juntam no dia dos Povos Indígenas para “Tarumã, Baré, Manaó”

 Marcia Novo, Davis Assayag e Márcia Siqueira se juntam no dia dos Povos Indígenas para “Tarumã, Baré, Manaó”

A nova música, já disponível em todas as plataformas via ONErpm, conta a história dos 3 povos originários que habitavam a região de Manaus pré-colonização




Foto: ONErpm - Divulgação


Os artistas Marcia Novo, David Assayag e Márcia Siqueira, destaques na cena musical amazonense, se juntam para comemorar o dia dos Povos Indígenas com o single “Tarumã, Baré, Manaó”. Lançada na quarta-feira, 19 de abril, a nova faixa conta a história dos três povos originários que habitavam a região da atual cidade de Manaus pré-colonização.


Ouça “Tarumã, Baré, Manaó”https://onerpm.link/taruma-bare-manao.


“Ouçam a voz da história / A verdade / Manaus é terra indígena”, iniciam os artistas, traçando a narrativa indígena da região: “Eram três os povos que aqui habitavam / Tarumã, Baré, Manaó / Filhos da terra, filhos do mato / Os filhos dos deuses, tornados escravos”.


"Eu tenho um sentimento de gratidão por estar cantando a nossa ancestralidade, a natureza, a vida, no meio da floresta com os povos originários, é muito significativo pra mim", comenta Siqueira em relação à nova faixa.


A letra, composta pela artista e ativista indígena Yra Tikuna, é baseada no artigo científico do Prof. José Ribamar Bessa, que narra a história de Manaus e dos povos indígenas que nela habitavam e que foram brutalmente dizimados pelos colonizadores. “Tarumã, Baré, Manaó” serve como uma homenagem aos povos originários da região.


"Manaus é terra indígena, e essa música é um registro importante e bonito disso pra todos nós", afirma Tikuna sobre esse projeto.


Marcia Novo acrescenta: "Percebo que sabemos muito sobre a história de outros lugares e deixamos de conhecer a nossa própria história. Essa música narra um pouco da história de Manaus, a grande "civilização de palha". Somos Tarumã, Baré, Manao e essa musica é pra nunca deixar esquecer".


O ritmo segue o som característico de Marcia Novo, o Eletroboi, mesclando o gênero Boi Bumbá, nascido na região Norte para o festival de mesmo nome, com batidas eletrônicas - trazendo modernidade e originalidade.


Essa nova faixa faz parte de um grande projeto em comemoração da data tão especial, honrando a história dos povos indígenas que sofreram com a colonização - especialmente na região amazônica. 


"A gente já está nesse processo há mais de 30 anos com Festival Folclórico de Parintins, cantando rituais e lendas indígenas, e pra mim esse projeto é muito importante para a valorização dos povos indígenas do Brasil e estou tendo o privilégio em fazer parte desse projeto ao lado da Marcia Novo, Yra Tikuna e Márcia Siqueira que já são referências musicais aqui na região", afirma o cantor David Assayag.


O lançamento conta, inclusive, com reportagem no SBT, ambientada na aldeia indígena e protagonizada pelos artistas e personalidades indígenas. A cobertura irá ao ar na quarta-feira, 19, também, por volta das 12h30 no horário de Manaus, recebendo uma passagem na TV Brasil na quinta que vem, às 13h30 (também horário de Manaus).


A música também estará disponível no Youtube na próxima quinta-feira, 20, em um lyric vídeo especial, lançado no canal oficial de Marcia Novo às 17h.


Assista "Tarumã, Baré, Manaó".






"Tarumã, Baré, Manaó" já está disponível em todas as plataformas digitais via ONErpm.




Sobre Marcia Novo: A cantora amazonense Marcia Novo traz para a música do Norte aquilo que carrega no sobrenome: a originalidade, fruto da fusão criativa dos ritmos populares que cruzaram seu caminho ao longo dos mais de 18 anos de carreira. De família tradicional de Parintins, interior do Amazonas, e do nordeste, os novos trabalhos da cantora mesclam o boi-bumbá, brega, piseiro e forró, ritmos amplamente difundidos nas duas regiões.


Dona de 3 álbuns, 3 EPs e 13 singles, a artista mostra que a Amazônia é diversidade, com sons que dialogam com a música do mundo, sem abrir mão de ser original. Dentre os destaque estão  o single ”I love you, mas num fresque não”, com a participação de Vitinho Imperador e o colombiano Buxxi, o single “Chama Pai”, feat com a influencer Eliana Franco e o EP “Eletroboi”.


Desta forma, Márcia consolida-se não apenas como referência da Amazônia, mas como uma figura de conexão social, tendo o seu ativismo reconhecido pela Vogue em 2020, quando foi eleita uma das “12 Guardiões da Floresta”, na edição especial “Vogue Brasil sobre a Amazônia”. 


Instagram | Spotify | Youtube


Sobre ONErpm: A ONErpm é uma empresa de música de última geração que oferece novas alternativas e soluções de negócios inovadoras para artistas, selos e criadores de conteúdo entrarem no mercado. Oferecendo um conjunto completo de serviços sob medida que inclui suporte de marketing, bem como uma infinidade de ferramentas de distribuição e criação de material promocional, inteligência com dados analíticos, recolhimento autoral, contabilidade de negócio e soluções de pagamento global, a ONErpm fornece uma estrutura completa aos seus clientes facilitando as operações do dia a dia para que eles estejam sempre atualizados com o mercado da música e seu caráter complexo, global e dinâmico. Como parceiro confiável, a ONErpm enfatiza a transparência em tudo o que faz, desde a execução de uma campanha de marketing até o pagamento.


A fórmula de sucesso da ONErpm é sustentada por sua tecnologia proprietária, metodologia de marketing e seus mais de 450 funcionários em 29 escritórios em 20 países. A presença global da empresa está em constante crescimento, tornando-a uma das empresas de música independente que mais cresce no mundo. A missão da ONErpm é ajudar artistas e criadores de todas as esferas da vida a serem bem-sucedidos, ao mesmo tempo em que quebra as normas de negócios que sobrecarregaram as gravadoras tradicionais. Com o objetivo de maximizar o valor da música, a ONErpm é líder em novas oportunidades de receita e opera uma das maiores redes multicanais do YouTube (MCN), cujos canais geram mais de 10 bilhões de visualizações todos os meses.


Para mais informações, visite www.onerpm.com  

Nenhum comentário