[News] Plataforma Comadre utiliza a arte para desenvolver projetos focados em mulheres em situação de risco
Plataforma Comadre utiliza a arte para desenvolver
projetos focados em mulheres em situação de risco
Ação MULTIPLICAR traz múltiplos de 34 artistas mulheres
que terão renda revertida para promover a saúde reprodutiva da mulher
|
Auxiliar jovens e mulheres a evitar uma gravidez não desejada. Esse é o primeiro desafio da ação MULTIPLICAR, desenvolvido pela plataforma de arte contemporânea Comadre. Fundada por Gabriela Davies e Maíra Marques, a plataforma tem entre seus compromissos utilizar a arte como ferramenta para ações sociais focando em mulheres e outros grupos sociais em situação de vulnerabilidade.
“Multiplicar é um novo projeto que desenvolvemos a partir de outras experiências positivas que produzimos”, explica Gabriela Davies, “Além de ser uma forma de arrecadar recursos para fins sociais, iniciativas como o Multiplicar incentivam novos colecionadores e possibilita a compra de obras por pessoas que não têm segurança ou capital financeiro para valores mais altos - mas que mesmo assim desejam ter arte por perto".
Com a finalidade de levantar
Para alcançar um número maior de pessoas, as obras também estarão presentes no mobiliário urbano da JCDecaux no Rio de Janeiro (RJ) até 17 de abril, e em de São Paulo (SP). Através da parceria com a Alterlabs, o apoio de mídia vai além da criação e veiculação da campanha, e se torna uma mega ação em prol da causa da saúde da mulher e de todas as pessoas que gestam. “Apoiar esta campanha com nossa força de mídia e toda estratégia em OOH é também acreditar que nós, mulheres, podemos fazer muito mais, não só nas nossas vidas ou no nosso dia a dia, mas na sociedade e nos meios em que estamos inseridas. Além de colocar a força da JCDecaux nesse projeto, ter obras tão lindas estampando nossos ativos pelo Brasil é motivo de orgulho por embelezarmos as cidades” disse Ana Celia Biondi, Diretora Geral da JCDecaux Brasil.
O MULTIPLICAR é realizado em parceria com o Nosso Instituto, organização sem fins lucrativos que luta contra a gravidez indesejada de meninas, mulheres e pessoas capazes de gestar, e tem sede no Rio de Janeiro. “Nossos projetos investem na esperança de um futuro com mais oportunidades para meninas e mulheres. Almejamos que nenhuma menina deixe a escola para cuidar de um bebê nascido fora de hora”, afirma Erika Tucherman, diretora da ONG.
A curadoria selecionou 34 artistas mulheres para participar. Os trabalhos são impressos em fineart e serigrafias. Além das peças, será feira também uma edição especial da obra Barriga, de Leda Catunda, com versão impressa em voil, exclusivamente para o projeto. “Acho importante arregaçar as mangas e nos dedicarmos a melhorar as coisas nós mesmas, uma vez que parece evidente que o caminho da política nacional não é suficientemente amplo e nem eficiente para dar conta de assuntos urgentes que são sistematicamente negligenciados”, ressalta Leda.
Artistas participantes da ação MULTIPLICAR:
Ana Hortides, Analu Cunha, Andréa Hygino, Anna Bella Geiger, Anna Maria Maiolino, Bruna Alcantara, Camila Rocha, Chiara Banfi, Cristina Salgado, Daniela Dacorso & Patricia Goùvea, Daniela Seixas, Flavia Junqueira, Gabriela Massote, Gika Vereza, Gaya Rachel, Jéssica Guia, Lais Myrrha, Laura Lima, Leda Catunda, Mari Bley & Ynaiê Dawson, Maria Laet, Marilá Dardot, Marta Jourdan, Paula Trope, Romy Pocztaruk, Rosana Paulino, Rosângela Rennó, Santarosa Barreto, Sheyla Ayo, Simone Michelin, Sônia Gomes, Virginia de Medeiros.
Nenhum comentário