[News] Plataforma Comadre utiliza a arte para desenvolver projetos focados em mulheres em situação de risco

 

 
Plataforma Comadre utiliza a arte para desenvolver 

projetos focados em mulheres em situação de risco

 

Ação MULTIPLICAR traz múltiplos de 34 artistas mulheres

que terão renda revertida para promover a saúde reprodutiva da mulher
 

Barriga  artista Leda Catunda


Cadeiraço  artista Andrea Hygino


Auxiliar jovens e mulheres a evitar uma gravidez não desejada. Esse é o primeiro desafio da ação MULTIPLICAR, desenvolvido pela plataforma de arte contemporânea Comadre. Fundada por Gabriela Davies e Maíra Marques, a plataforma tem entre seus compromissos  utilizar a arte como ferramenta para ações sociais focando em mulheres e outros grupos sociais em situação de vulnerabilidade.

Multiplicar é um novo projeto que desenvolvemos a partir de outras experiências positivas que produzimos”, explica Gabriela Davies, “Além de ser uma forma de arrecadar recursos para fins sociais, iniciativas como o Multiplicar incentivam novos colecionadores e possibilita a compra de obras por pessoas que não têm segurança ou capital financeiro para valores mais altos - mas que mesmo assim desejam ter arte por perto".
 

Com a finalidade de levantar recursos para ONGs e debater temas importantes, MULTIPLICAR se inicia com a venda de múltiplos de arte doados por artistas visuais e fotógrafas, com o valor de R 275 cada. Nessa primeira edição, foram reunidas artistas estabelecidas e jovens, com obras relevantes em suas trajetórias.
 

Para alcançar um número maior de pessoas, as obras também estarão presentes no mobiliário urbano da JCDecaux no Rio de Janeiro (RJ) até 17 de abril, e em de São Paulo (SP). Através da parceria com a Alterlabs, o apoio de mídia vai além da criação e veiculação da campanha, e se torna uma mega ação em prol da causa da saúde da mulher e de todas as pessoas que gestam. “Apoiar esta campanha com nossa força de mídia e toda estratégia em OOH é também acreditar que nós, mulheres, podemos fazer muito mais, não só nas nossas vidas ou no nosso dia a dia, mas na sociedade e nos meios em que estamos inseridas. Além de colocar a força da JCDecaux nesse projeto, ter obras tão lindas estampando nossos ativos pelo Brasil é motivo de orgulho por embelezarmos as cidades” disse Ana Celia Biondi, Diretora Geral da JCDecaux Brasil.

O MULTIPLICAR é realizado em parceria com o Nosso Instituto, organização sem fins lucrativos que luta contra a gravidez indesejada de meninas, mulheres e pessoas capazes de gestar, e tem sede no Rio de Janeiro. “Nossos projetos investem na esperança de um futuro com mais oportunidades para meninas e mulheres. Almejamos que nenhuma menina deixe a escola para cuidar de um bebê nascido fora de hora”, afirma Erika Tucherman, diretora da ONG.

A curadoria selecionou 34 artistas mulheres para participar. Os trabalhos são impressos em fineart e serigrafias. Além das peças, será feira também uma edição especial da obra Barriga, de Leda Catunda, com versão impressa em voil, exclusivamente para o projeto. “Acho importante arregaçar as mangas e nos dedicarmos a melhorar as coisas nós mesmas, uma vez que parece evidente que o caminho da política nacional não é suficientemente amplo e nem eficiente para dar conta de assuntos urgentes que são sistematicamente negligenciados”, ressalta Leda.
 

Artistas participantes da ação MULTIPLICAR:

Ana Hortides,  Analu Cunha, Andréa Hygino, Anna Bella Geiger, Anna Maria Maiolino, Bruna Alcantara,  Camila Rocha, Chiara Banfi, Cristina Salgado, Daniela Dacorso & Patricia Goùvea, Daniela Seixas, Flavia Junqueira, Gabriela Massote, Gika Vereza, Gaya Rachel, Jéssica Guia, Lais Myrrha, Laura Lima, Leda Catunda, Mari Bley & Ynaiê Dawson, Maria Laet, Marilá Dardot, Marta Jourdan, Paula Trope, Romy Pocztaruk, Rosana Paulino, Rosângela Rennó, Santarosa Barreto, Sheyla Ayo, Simone Michelin, Sônia Gomes, Virginia de Medeiros.

Nenhum comentário