[News]Festa Literária Internacional da Praia do Forte chega à sua 4ª edição com muitas novidades

 

Festa Literária Internacional da Praia do Forte chega à sua 4ª edição com muitas novidades

De 4 a 7 de Maio a FLIPF vai reunir na Praia do Forte Autores, Pesquisadores, Artistas, estudantes, turistas e comunidade em torno do livro


Ailton Krenak

Ana Saramago

 

Com o propósito de se firmar entre as celebrações literárias de destaque do Brasil, a 4ª edição da Festa Literária Internacional da Praia do Forte, que este ano traz como tema “Voam sonhos nas asas da esperança”, promete agitar a Praia do Forte - um dos destinos mais procurados do Litoral Norte da Bahia -, de 4 a 7 de maio, com uma programação que contará com curadoria coletiva especial, formada pela jornalista e escritora Edma de Gois, pelo escritor, poeta, educador e quadrinista Anderson Shon, a escritora e criadora do projeto de incentivo à leitura em família @maequele Emília Nuñez e a antropóloga e curadora, Bárbara Falcón. Cada curador será responsável por um espaço interativo, que terá diversas atividades diárias, com programações para todas as idades.

Durante os quatro dias, o público vai poder nutrir seus sonhos e esperanças, por meio de uma agenda intensa e diversa, comandada por grandes referências nacionais e internacionais nos quatros espaços: Canto da Palavra, Rede de Livros, Ninho FLIPF e Multiverso FLIPF. A Festa Literária Internacional da Praia do Forte é uma realização da Trevo Produções e da Gabiroba Cultural, duas empresas baianas de produção cultural com larga experiência em projetos de valorização e democratização de acesso a literatura, música, artes visuais e teatro na Bahia e no Brasil. A 4ª edição da FLIPF – Festa Literária Internacional da Praia do Forte conta com o patrocínio da Petroreconcavo e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Fique por dentro!

Canto da Palavra: Tenda principal, onde tradicionalmente acontecem as Mesas Literárias, Sessões de autógrafos com os convidados e a Livraria Oficial, a LDM, no auditório do Espaço Baleia Jubarte -  criado em 1988 para proteger a baleia jubarte na região do Banco dos Abrolhos.

Espaço Rede de Livros: Local onde editores baianos, coletivos e autores independentes comercializam publicações importantes do estado e acontecem diversas atividades como bate-papo com autores, lançamentos de livros, oficinas, feiras de livros, contações de histórias e muito mais. Situada no Clube dos Pescadores, localizado no coração da charmosa vila da Praia do Forte, é um espaço da comunidade onde acontecem eventos e reuniões, além de abrigar a Biblioteca Comunitária Professora Raimunda Queiroz de Oliveira.

Ninho FLIPF: Inspirado na eclosão dos ninhos de tartarugas marinhas nas areias quentes da Praia do Forte, acontecerá no Projeto Tamar e visa desenvolver e incentivar o hábito da leitura no público infantil. Pensado especialmente para as crianças de 0 a 12 anos, o Ninho FLIPF oferece diversas atividades como contação de histórias, apresentações artísticas, lançamento de livros e bate-papo com autores de literatura infantil.

Multiverso FLIPF: Com programação voltada para os jovens, o local reúne Mesas literárias, oficinas, bate-papos, lançamentos de livros e batalhas de slams, além do espaço multimídia de realidade virtual para o público. O Multiverso acontece em uma tenda  Vila de Praia do Forte

Segundo Anderson Shon, curador do Espaço Multiverso, ocupar este cargo e dar uma nova cara, gostos e referências para estes jovens é muito importante. “ Além de levar o que há de melhor na literatura baiana, meu papel também é poder enxergar o que eu não vejo, principalmente do que vem acontecendo no interior do nosso estado. Afinal, qual é a nova cara da literatura contemporânea que dialoga com a juventude?”, questiona o poeta, reforçando também que tem primado pela diversidade. “Sou um homem preto e sei que a literatura baiana é formada por pessoas negras, indígenas, PCDs, e eu quero trazer todos eles para o espaço do Multiverso FLIPF”, afirma Shon.

No ano passado, durante a 3ª FLIPF, o evento reuniu cerca de sete mil pessoas, 126 atrações entre escritores, escritoras, contadores de histórias, atrações culturais, ninho, Vila Gastronômica e Feira de artesanato, e levou à Praia do Forte, autores consagrados e estreantes da literatura nacional e internacional, além de artistas e cineastas, como Antônio Torres, Raphael Montes, Aldri Anunciação, Ayrson Heráclito, Itamar Vieira Júnior, Kátia Borges, Naine Terena, Rita Santana, a argentina Ariana Harwicz e o angolano Ondjaki.

Sustentabilidade

A FLIPF reforça seu compromisso em contribuir com os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, agenda 2030 da ONU, através de ações que possam colaborar para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030, como os objetivos: educação de qualidade, igualdade e gênero, redução das desigualdades, cidade de comunidade sustentável, consumo e produção responsáveis, vida na água, vida terrestre, e parceria e meio de implementação.

Com isso, buscando inserir de forma pragmática a comunidade local e da região do entorno da Praia do Forte, a Festa Literária Internacional de Praia do Forte desenvolve atividades que integram a cultura, as escolas e associações, de forma orgânica, para que todos sejam parte integrante do projeto e assim potencializem os impactos positivos destas ações na comunidade.


Festa Literária Internacional da Praia do Forte anuncia programação oficial da sua 4ª edição

 

Na manhã desta terça-feira (4), foi divulgada a programação completa, estrutura e as novidades da 4ª edição da FLIPF - Festa Literária Internacional da Praia do Forte, durante coletiva de imprensa na Livraria LDM, do Shopping Bela Vista. O evento contou com a presença dos curadores responsáveis pelos quatros principais espaços da festa, são eles: a jornalista e pesquisadora Edma de Góis, o escritor baiano Anderson Shon, a criadora do projeto de incentivo à leitura infantil @maequele, Emília Nuñez, a antropóloga Bárbara Falcón, além da diretora geral da FLIPF, Vanessa Vieira, da Trevo Produções e da diretora de comunicação, Joana Marambaia, da Gabiroba Cultural.

 

Com o tema “Voam sonhos nas asas da esperança”, a FLIPF reunirá, em quatro dias de evento, de 4 a 7 de maio, mais de 140 convidados, apresentando ao público o universo da literatura sob o olhar e conhecimento de autores baianos, nacionais e internacionais, atrações musicais como João Bosco, na sexta, e Antônio Nóbrega, no sábado, ambos no Projeto Tamar, feira de empreendedorismo, oficinas, slam, saraus e muito mais. Para a diretora geral, o livro é a semente de esperança para um mundo melhor. “Com a festa literária contribuímos para o desenvolvimento da Praia do Forte e seu entorno, buscamos valorizar sua rica biodiversidade e suas manifestações culturais, sobretudo buscamos incentivar a leitura na comunidade local, moradores e turistas, tudo isso por meio de uma programação ampla, diversa e democrática", sinaliza Vanessa.

 

Segundo a curadora Edma de Góis, a ideia é oferecer uma programação que desperte no leitor a vontade de conhecer mais autores e temas trazidos pela festa. “O sonho do qual falamos nesses dias não é uma abstração, mas se pretende um gesto real de transformação social. Para dar materialidade na ideia do sonho, foram convidados artistas de diversas áreas que trazem perspectivas diferentes do sonhar, a exemplo da neurociência, povos originários e matrizes africanas”, explica.

A Festa Literária é uma realização da Trevo Produções, da Gabiroba Cultural e do Ministério da Cultura do Governo Federal. Além disso, conta com a parceria e apoio do Projeto Tamar, Projeto Baleia Jubarte, Turisforte, Associação São Francisco de Assis de Moradores e Pescadores da Praia do Forte, da Prefeitura Municipal de Mata de São João e do Governo do Estado da Bahia. O projeto é patrocinado pela Petrorecôncavo, através da Lei Federal de Incentivo a Cultura. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Espaço Canto da Palavra 

Responsável pela curadoria do espaço “Canto da Palavra”, a jornalista e pesquisadora baiana Edma de Góes preparou uma programação com 10 mesas e um total de 21 autores e autoras, sendo três internacionais - a mexicana Guadalupe Nettel a angolana Yara Nakahanda Monteiro e a portuguesa Ana Saramago, curadora da Fundação José Saramago, todas divulgando seus livros mais recentes. Para a abertura oficial das mesas literárias, no dia 4 de maio, foram convidados pesquisadores, escritores, educadores e multiartistas como Maria Valéria Rezende (SP), Bel Santos Mayer (SP) e Tiganá Santana.

Espaço Ninho FLIPF

À frente da curadoria do espaço voltado para o público infantil, intitulado de Ninho FLIPF, a escritora de literatura para infância e professora Emília Nuñez trouxe para a programação atividades como contação de histórias, apresentações artísticas, lançamento de livros e bate-papo com autores de literatura infantil. Foram convidados para fazer parte desse ambiente, os escritores: Emillie Lapa e Natalyne Santos, Adilson Passos, Lucianna Ávila, Tiago Oliveira, Deko Lipe e Letícia Paulina, Niní Kemba, Lorena Ribeiro, Denízia Kawany, Caroline Adesewa, Luiza Meireles, Vini Souza, Marcos Cajé, Maria Valéria Rezende, Yalle Tarique, Renata Fernandes, Ricardo Ishmael e Heitor Neto, Ionã Scarante, Carol Fernandes, Ana Fátima, Anna Cunha e Suzane Lopes, Lulu Lima, Nairzinha Spinelli, Alessandro Marimpietri, Alessandro Marimpietri.

“Preparamos com muito carinho uma programação incrível para que as crianças e adultos se conectem com o poder das boas histórias, do vínculo e do afeto. O espaço Ninho FLIPF acredita que ler para crianças é presenteá-las com essa conexão invisível e com a possibilidade de sempre poder regressar para a infância, ouvindo ou contando histórias”, declara Emília.

 

Espaço Multiverso FLIPF

Com curadoria do escritor baiano, poeta, educador e quadrinista Anderson Shon, o espaço “Multiverso FLIPF” terá uma programação totalmente voltada para os jovens com mesas literárias, oficinas, batalhas de slams, além do espaço multimídia de realidade virtual. Na programação estão artistas como: Aline Bei (Poeta), João Ricardo (Professor de Libras), Ian Fraser (Fantasista), Lorena Ribeiro (Escritora Infantil) e Gleice Ferreira (Escritora - Indígena). Para Anderson, o Multiverso FLIPF traz o conceito ficcional do termo para a realidade, tornando o espaço um local para as diversas realidades existirem. 

“Com foco no público jovem e na diversidade, o Multiverso apresentará autores LGBTQIA+s, PCDs, trans, indígenas, negros, negras, negres e jovens. A pluralidade também está em seus gêneros, pois passearemos pela poesia, pela fantasia, por quadrinhos, memes, tirinhas, tudo cabe no nosso universo, afinal ele é múltiplo, é o Multiverso”, afirma. 

Espaço Rede de Livros

Outro ambiente que promete ser bastante disputado é o espaço “Rede de Livros”, que tem a curadoria da antropóloga, escritora e curadora artística Bárbara Falcón. Neste local, acontecerá uma feira de livros e encontros e trocas de experiências entre autoras e autores baianos. A Rede de Livros ficará situada no Clube dos Pescadores, que também abriga a Biblioteca Comunitária Professora Raimunda Queiroz de Oliveira.

“Em sua IV edição, a FLIPF deseja ampliar a conexão entre os agentes da cadeia produtiva do livro e da leitura no estado, colaborando para o fortalecimento da rede. Trata-se de um espaço intergeracional, onde públicos distintos poderão interagir com livros, autores, editores, poetas e artistas gráficos. A programação da Rede de Livros é composta por diversas atividades no campo do livro, leitura, literatura e escrita, incluindo mesas, bate-papos, lançamentos, oficinas e performances artísticas”, destaca Bárbara.

Para o último dia, no domingo 7 de maio, mais duas mesas complementarão a programação. Na manhã, o encontro do agitador cultural e músico Moura Utopia com o escritor quilombola Gildemar da Paixão Trindade abordará saberes tradicionais e a importância do envolvimento comunitário com causas coletivas. À tarde, a tradutora e poeta Lubi Prates (SP), a editora de livros, escritora e performer Deisiane Barbosa e o artista visual, precursor das estamparias baiano-africanas Alberto Pitta falarão sobre as rotas de produção de artistas negros para propor novos imaginários sociais. O encerramento será composto por um encontro de autores e autoras da programação contando um pouco sobre seu livro de cabeceira.

Empreendedorismo, artesanato e apresentações culturais

Uma novidade dessa edição são os espaços dos parceiros com a apresentação das escolas municipais de Mata de São João no Coreto, em parceria com a Prefeitura Municipal; a feira de artesanato, empreendedores locais com marcas autorais e feira agroecológica na Praça São Francisco. Também no Coreto, apresentação da Sinfônica Garcia D'avila e do Grupo Swing Forte em parceria com a Fundação Garcia D´Ávila; a Coelba/ Neoenergia trazendo o Educa mais Recicla e a Fundação Pedro Calmon com a inauguração da nova biblioteca itinerante, a Bibex, em Praia do Forte. Teremos uma atmosfera de muita ludicidade!


Convidados nacionais e internacionais


Aline Bei - Nasceu em São Paulo. É formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Artes Cênicas pelo Teatro EscolaCélia-Helena.

Prêmios:  finalista do prêmio Rio de Literatura e vencedora do prêmio São Paulo de Literatura  Obras adaptadas para o teatro. Foi finalista do prêmio São Paulo e do prêmio Jabuti. Já vendeu mais de 70 mil cópias. Já participou de diversos eventos, feiras, bienais e mesas literárias pelo Brasil e pelo mundo, com destaque para a Feira Internacional de Guadalajara no México e a Primavera Literária, em Sorbonne, Paris. Suas obras foram adaptadas para teatro.

 

Ailton Krenak - Um dos intelectuais brasileiros mais importantes da atualidade, o escritor, filósofo e poeta Ailton Krenak está confirmado na 4ª FLIPF - Festa Literária Internacional da Praia do Forte. AILTON KRENAK nasceu em 1953. Ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas, organizou a Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia. É comendador da Ordem de Mérito Cultural da Presidência da República e doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Entre as suas obras estão os livros “Ideias para adiar o fim do mundo”, “O amanhã não está à venda", “A vida não é útil” e o mais recente “Futuro Ancestral”, pela Companhia das Letras.

 

Maria Valéria Rezende - Nasceu em 1942, em Santos, SP, onde viveu até os 18 anos. Formada e Língua e Literatura Francesa, Pedagogia e mestre em Sociologia. Dedicou-se desde os anos 1960 à Educação Popular, em diferentes regiões do Brasil e no exterior, passando a trabalho por todos os continentes. Vive na Paraíba desde 1976.  Às vésperas dos 60 anos, em 2001, começou a publicar literatura com a primeira versão do livro “Vasto Mundo” (Ed. Beca), reeditado em nova versão (2015, Alfaguara) traduzida e publicada na França em 2017 (Ed Anacaona). Desde 2004 participa do Clube do Conto da Paraíba que a estimulou a continuar a escrever ficção. Seu romance “O voo da guará vermelha” (Objetiva, 2005) foi publicado em Portugal, França e duas edições em Espanha (espanhol e catalão). Ganhou um Jabuti em 2009, categoria infantil, com “No risco do caracol” (Autêntica, 2008) e em 2013, categoria juvenil, com o romance “Ouro dentro da cabeça” (Autêntica 2012). Escreve ficção, poesia e é também tradutora. Ganhou o Jabuti de melhor romance e livro do ano de ficção com "Quarenta dias" (Alfaguara, 2014). Seu romance “Outros Cantos”, ganhou o Prêmio Casa de Las Américas, Cuba, 2017. Acabou de lançar um novo romance intitulado “Carta à Rainha Louca” (Alfaguara, 2019). Participa do Movimento Mulherio das Letras.

 

Sidarta Ribeiro é capoeirista, professor titular de Neurociências e um dos fundadores do Instituto do Cérebro da UFRN. Tem interesse nos seguintes temas: memória, sono e sonhos; plasticidade neuronal; comunicação vocal; psiquiatria computacional; neuroeducação; cannabis medicinal; psicodélicos e política de drogas. Autor de mais de 100 artigos científicos e de 5 livros, entre eles estão O Oráculo da Noite e Sonho Manifesto (Cia das Letras)."

 

SERVIÇO

O quê: Festa Literária Internacional da Praia do Forte (FLIPF)

Quando: 4 a 7 de maio de 2023

Onde: Vila da Praia do Forte

Outras Informações: https://www.flipf.com.br/

Nenhum comentário