(foto: Acervo pessoal) – grupo Metalizando Ensemble
Formado pelos principais músicos atuantes nas grandes orquestras do Rio de Janeiro, (Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Orquestra Petrobras Sinfônica e Orquestra Sinfônica da UFF), o grupo Metalizando tem como objetivo a produção de espetáculos com grupo de câmara formado por instrumentos de metais e percussão. Dentro do repertório, a proposta é executar obras escritas originalmente para formação e transcrições dessa coletânia já consagrada em outras formações orquestrais, transitando entre os clássicos de Mozart e Beethoven, passando por compositores mais modernos como Chiquinha Gonzaga e estreando obras de compositores atuais como o carioca Gilson Santos. Como formação principal, a utilização do naipe de metais de orquestras sinfônicas, trompetes, trombones, trompas, tubas e eufônios, além de instrumentos de percussão e tímpanos.
O Metalizando Ensemble foi fundado pelos maestros Eliézer Rodrigues e Ricardo Santos, amigos de longa data, que sempre tiveram vontade de mostrar a versatilidade dos seus instrumentos: os metais. Trata-se de um grupo que busca a qualidade musical e o impacto sonoro com muita irreverência e diversão, levando esta formação camerística para diferentes plateias.
Sobre o “Concerto- Metaverso Musical’
Para aqueles que pensam que os instrumentos de metais e percussão são instrumentos de "acompanhamento" para cordas ou madeiras em uma orquestra sinfônica, ou são aqueles instrumentos que servem apenas para a fanfarra da escola ou para bandas, ficarão surpresos com esse concerto! O repertório para grupos compostos por apenas instrumentos de metais e percussão é bem grande. Compositores de todas as nacionalidades já escreveram músicas para uma formação como essa, ou já realizaram adaptações de repertório sinfônico para tal. O concerto "Metaverso Musical” tem o objetivo de apresentar ao público esse vasto, fascinante e emocionante repertório, com o intuito de difundir a música clássica e instrumental de uma forma leve e engraçada, deixando a seriedade da música erudita de lado, usando brincadeiras e a participação da plateia diretamente nos concertos, transitando entre os gêneros musicais e períodos, trazendo uma verdadeira experiência de qualidade e variedade musical. Entre os grandes nomes; Mozart, Chiquinha Gonzaga, Jessé Sadoc,Gilson Santos, Eric Ewazen, Strauss, Gabrielli, Shostakovich, Tom Jobim entre outros…
Serviço:
Música no Assyrio – Metalizando Ensemble - Concerto- Metaverso Musical
Data: 16 de abril (domingo)
Horário: 11h
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro - Centro
Entrada pelo Boulevard da Treze de Maio
Preços populares: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia – entrada)
na bilheteria do Theatro
Classificação: Livre
Duração: 70 minutos
Nenhum comentário