[News]Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta obras de Richard Strauss e Gustav Mahler no Theatro Municipal em 26 de abril

 

Sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky, a Orquestra Petrobras Sinfônica sobe ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro no dia 26 de abril (quarta-feira), às 19h, para apresentar as obras “Quatro últimas canções”, de Richard Strauss, tendo como solista a soprano portuguesa Carla Caramujo, e a “Sinfonia nº 1, em Ré maior - ‘Titã’”, de Gustav Mahler. A Orquestra Petrobras Sinfônica e o Theatro Municipal do Rio de Janeiro são patrocinados pela Petrobras, por meio do programa Petrobras Cultural.


Compostas em 1948, quando Richard Strauss tinha 84 anos, as ‘Quatro últimas canções' representam um conjunto de peças a transmitir leveza e senso de plenitude, propondo uma sensível reflexão sobre vida e morte. Baseada no poema  Im Abendrot (No Crepúsculo), de Joseph von Eichendorff, e numa antologia de Herman Hesse, Strauss não viveu para ouvir sua obra estrear dois anos depois. Pouco tempo após sua morte, já havia se tornado um dos mais famosos ciclos de canções do repertório lírico.


Assim como a obra de Strauss, a Primeira Sinfonia de Mahler baseia-se em episódios literários. Escrita entre 1887 e 1888 para ser inicialmente um poema sinfônico, a Sinfonia Titã é inspirada no personagem heróico do romance homônimo do escritor francês Jean Paul Richter. É uma obra de caráter grandioso não apenas pela orquestração, mas também por sua potência sonora, assim como as oito sinfonias subsequentes de Gustav Mahler, a completar o ciclo das sinfonias. 

Para o clarinetista Cristiano Alves, um dos diretores artísticos da Orquestra Petrobras Sinfônica, executar uma obra de Mahler é sempre um acontecimento grandioso. “Trata-se de um compositor que o público admira muito. Mahler revolucionou completamente a escrita sinfônica, por meio de composições eloquentes que exigem formações suntuosas, com rica variedade de instrumentos”, descreve. “O maestro Isaac é um especialista na interpretação mahleriana. O público pode esperar uma interpretação inspirada da Orquestra Petrobras Sinfônica neste concerto tão aguardado”, garante o músico. 


Profundo conhecedor das obras de Richard Strauss e Gustav Mahler, o maestro Isaac Karabtchevsky regeu diversas vezes, por todo o mundo, as composições elencadas para este concerto. “Strauss e Mahler se conheceram ainda jovens na cidade de Leipzig. Eram bons amigos e representam a grande vertente do romantismo alemão pós-Wagner”, contextualiza o maestro Karabtchevsky. “Havia uma linha evolutiva que se notabilizou pelas anotações das partituras, que configuraram a extensa atividade dos dois, exímios compositores, no exercício da regência sinfônica. Reuní-los em um concerto nos dias atuais apenas reforça a linearidade e os pólos comuns entre ambos”, afirma o maestro.  


Mestre pela Guildhall School of Music and Drama, de Londres, e pelo Royal Conservatoire of Scotland, de Glasgow, e dona de uma das mais belas vozes de sua geração, a soprano Carla Caramujo divide o palco com a Orquestra Petrobras Sinfônica na obra de Richard Strauss. A artista esteve, em outubro passado, ao lado da Orquestra como solista da obra “Cartas Portuguesas”, de João Guilherme Ripper, também no Theatro Municipal. Para Carla Caramujo, é um prazer retornar ao Brasil para se apresentar com um dos conjuntos sinfônicos que tanto admira. 


“Será uma grande honra poder interpretar as ´Quatro últimas canções´, de Richard Strauss, sob a regência inspiradora do maestro Isaac. Essas canções são grandes obras primas da primeira metade do século XX e umas das minhas principais referências musicais. Será um momento de grande inspiração e emoção para mim”, revela a cantora. 




 Programa:


Orquestra Petrobras Sinfônica


Isaac Karabtchevsky, regente 


Carla Caramujo, Soprano


RICHARD GEORG STRAUSS


Quatro últimas canções, TrV 296



I. Frühling


II. September


III. Beim Schlafengehen


IV. Im Abendrot


  


GUSTAV MAHLER


Sinfonia nº 1, em Ré maior, "Titã"


I. Langsam. Schleppend


II. Kräftig, bewegt, doch nicht zu schnell


III. Feierlich und gemessen, ohne zu schleppen


IV. Stürmisch bewegt


 Serviço


Orquestra Petrobras Sinfônica


Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, S/N – Centro)


Data: 26 de abril (quarta-feira), às 19h


Ingressos a partir de R$ 10 à venda neste link: https://theatromunicipalrj.eleventickets.com/#!/apresentacao/ca636e55c405607e41303a252eb3947acfd6e1f5


Duração: 80 min.


Classificação indicativa: 8 anos. 




Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica


Aos 48 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores organismos sinfônicos do continente. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra se firmou como um ente cultural que expressa a pluralidade da música brasileira e transita fluentemente por distintos estilos e linguagens. Tem como diretor artístico e maestro titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.




Site: https://petrobrasinfonica.com.br | Facebook: @Petr


obrasSinfonica | Instagram: @petrobras_sinfonica | Youtube: @OPESinfonica 




Modelo de gestão 


A Orquestra Petrobras Sinfônica possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos. 


Sobre a Petrobras 


Patrocinadora oficial da Orquestra Petrobras Sinfônica há 36 anos, a Petrobras oferece uma parceria essencial para mantê-la entre os principais organismos sinfônicos do continente, sempre desenvolvendo um importante trabalho de acesso à música clássica, de formação de jovens talentos egressos de projetos sociais diversos, bem como de formação de plateia. Ao incentivar diversos projetos, a Petrobras coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. Por meio do Programa Petrobras Cultural, apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões.





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