[Crítica] Dos 3 aos 3
Sinopse: Dos 3 aos 3 acompanha o crescimento de Ravi, dos três meses aos três anos de vida, a partir dos cuidados e do olhar atento da mãe, estudiosa da abordagem Pikler no Brasil. Ao longo da primeira infância do filho, Bianca coloca em prática o legado e os ensinamentos da pediatra vienense Emmi Pikler, onde o respeito à individualidade dos bebês, a promoção da autonomia através do brincar livre e a presença amorosa nos momentos de cuidados reforçam os vínculos e estimulam o pleno desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social da criança.
O que achei? Dirigido por Pablo Lobato e Bianca Bethonico, o documentário fala sobre a primeira infância, acompanhando os três primeiros anos de vida de Ravi e como ele interage com o mundo acompanhado por sua mãe Bianca que usa os ensinamentos de Emmi Pikler para ajudar no desenvolvimento dele.
Não conhecia o trabalho de Pikler antes desse documentário, mas achei interessante a técnica dela de interferir menos e observar mais quando se trata de ajudar a criança a interagir com o ambiente, fazendo com que ela seja mais independente.
O documentário é lúdico e didático e as conversas que Bianca tem através de vídeo conferencias com outras mulheres mostra como é esse processo. Ele é educativo, mas não de forma enfadonha. E as cenas de interação entre Bianca e Ravi mostra a sensibilidade entre mãe e filho e como ela beneficia ambos.
É interessante ver o progresso de Ravi como ele interage com o ambiente que o cerca e com as pessoas do seu cotidiano.
O documentário tem como público-alvo mães e profissionais que trabalham com crianças na área da pedagogia, psicologia, pediatria, etc, mas isso não tira o interesse de quem não faz parte desse público-alvo.
Produzido pela Claroescuro e distribuído pela Embaúba Filmes, Dos 3 aos 3 chega nos cinemas brasileiros hoje, dia 4 de maio.
Trailer:
Escrito por Michelle Araújo Silva
Nenhum comentário