[News] 12º Festival TIC une o teatro infantil à conscientização sobre a preservação da natureza

 12º Festival TIC une o teatro infantil à conscientização sobre a preservação da natureza

 

“Somos Natureza” é o tema desta edição, que acontece de 31 de maio a 02 de julho de 2023 em sete cidades do Ceará, 100% acessível, com 50 apresentações gratuitas. Cantora Lorena Nunes e Cia. Prisma estreiam espetáculos.





  

Lorena Nunes estreia Xirezim” e Cia Prisma estreia "João Preguiça". 


Estreia de espetáculos de música e teatro para crianças, 50 apresentações gratuitas em sete cidades, oficinas com material reciclável, feira de troca de livros e brinquedos, e neutralização da emissão dos Gases de Efeito Estufa. Toda essa programação, que acontecerá de 31 de maio a 02 de julho, vai marcar o 12º TIC - Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará, evento consolidado como um projeto de democratização do acesso à cultura às crianças, aliado a uma proposta educativa, promovendo valores relacionados à diversidade, à educação e ao meio-ambiente.

 

ONDE E QUANDO

 

Fortaleza abre e fecha o 12º TIC, com programação no dia 31 de maio e nos dias 01 e 02 de julho. Entre essas datas, o festival estará em Maracanaú (04 e 05/jun), Maranguape (06/jun), Russas (11 e 12/jun), Quixeramobim (18 e 19/jun), Itapipoca (25 e 26/jun) e Sobral (27 a 30/jun e 01/jul). Antes da programação de espetáculos do 12º TIC, de 29 de maio a 02 de junho acontecerá o Seminário Virtual Arte e Educação. Toda a programação é gratuita e 100% acessível, com tradução em Libras e Audiodescrição. Só não haverá Libras e Audiodescrição na programação que acontecerá nas escolas que, comprovadamente, não tiverem alunos com estas necessidades.

 

ESTREIAS

 

Já é tradição no TIC a estreia de espetáculos, de teatro e música. Na 12ª edição, duas novas produções entram em cena pela primeira vez. Uma delas é “João Preguiça”, da Cia Prisma. O espetáculo é uma continuação da cômica saga de “João Sortudo”, um dos grandes sucessos das artes cênicas para crianças no Ceará, que já realizou quase 200 apresentações desde 2013. Quem também terá estreia no TIC é a cantora Lorena Nunes, um dos nomes mais atuantes da nova geração de intérpretes e compositores cearenses. Ela apresenta “Xirezim”, uma festa ancestral para crianças de todas as idades, celebrando ritmos africanos, afro-brasileiros e da cultura regional nordestina. O novo show da cantora conta com a participação dos artistas Gustavo Portela e Orlângelo Leal.

 

FEIRA DE TROCAS E DOAÇÃO DE LIVROS E BRINQUEDOS

 

Uma experiência que encantou o público infantil em todas as cidades onde o TIC aconteceu em 2022, e que acontecerá novamente no 12º TIC, é a Feira de Trocas e Doação de Livros e Brinquedos. O objetivo é incentivar a troca de objetos que não são mais usados por outros que possam ser úteis para outras pessoas. Se uma criança tem em casa algum brinquedo ou livro que não quer mais, pode trocar por outro que outra pessoa não quer mais também. Ou então, se preferir, pode doar para que outras crianças possam aproveitá-lo. Os itens que forem arrecadados serão doados para projetos sociais que atendem crianças em Fortaleza. Com esta ação, o TIC reforça sua defesa à preservação do meio ambiente, alertando crianças e adultos sobre a importância do consumo consciente. Esta iniciativa é inspirada no movimento criado pelo programa Criança e Consumo, do Instituto Alana.

 

FORTALEZA

 

Com sessões exclusivas para escolas, a programação de espetáculos começa no dia 31 de maio no Theatro José de Alencar, em Fortaleza, com o espetáculo “Napoleão”, do grupo Pavilhão da Magnólia. Vão ser sessões com tradução em Libras e audiodescrição. Na plateia, crianças sem e com deficiência auditiva, visual, intelectual e com mobilidade reduzida, que serão levadas pelo TIC em transporte exclusivo.

 

Depois disso, o TIC segue em circulação por outras cidades cearenses, voltando à capital no início de julho, com uma programação para marcar a abertura das férias de meio do ano e para fechar a 12ª edição do festival. Será nos dias 1 e 2 de julho (sábado e domingo), a partir das 17h, começando no Centro Cultural Porto Dragão e seguindo para o Teatro Dragão do Mar e o Espaço Arena, ambos no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, onde vão acontecer espetáculos além da Feira de Trocas e Doação de Livros e Brinquedos e Oficina de Confecção de Bonecos com Material Reciclável.

 

No Centro Cultural Porto Dragão, o TIC apresenta “As Canções de Makuru”, para crianças de seis meses a 4 anos. É um espetáculo que mescla música e audiovisual realizado pela Bebelume, plataforma de produções artísticas para a primeira infância radicada em Brasília.

 

No Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no sábado, a partir das 17h30, as atrações são o grupo de teatro Blitz com “Bia e Luca Contra o Dr. Desperdício”, a Cia Prisma com espetáculo “João Preguiça” e a cantora Lorena Nunes, com seu show dançante para o público infantil. No domingo, as atrações, a partir das 17h, vão ser o DJ Miau, o espetáculo “O Pequeno Herói Preto", de Júnior Dantas (RJ) e, encerrando a edição, a Cia. Mevitevendo (SP) com “Theatro Misterioso”.

 

MARACANAÚ

 

No dia 04 de junho (domingo) o TIC chega à Praça da Estação de Maracanaú. A programação acontecerá a partir das 18h30, começando com DJ Miau. Será em Maracanaú a estreia do espetáculo “João Preguiça”, da Cia Prisma e, fechando a programação na cidade, a banda Dona Zefinha apresenta o show “O circo sem teto da lona furada dos bufões”. Feira de Troca e Doação de Livros e Brinquedos e Oficina de Confecção de Bonecos com Material Reciclável, organizadas pelo festival, acontecem no local, paralelamente a programação de espetáculos.

 

Na segunda-feira o TIC vai para as quadras de duas escolas públicas, a EMEIEF Construindo Saber e a EMEF Evandro Ayres de Moura, cada uma com duas sessões, uma de manhã e uma à tarde. A primeira recebe o grupo de teatro Blitz com “Bia e Luca contra o Dr. Desperdício”, seguido de debate do grupo com os alunos e, na segunda escola, as crianças vão assistir ao espetáculo “Para onde vão as meias quando elas desaparecem?”, do Coletivo We.

 

MARANGUAPE

 

Em Maranguape, o TIC estará no dia 06 de junho, com uma programação exclusiva para alunos de duas escolas públicas: Escola Municipal de Direitos Humanos e EMEF João Cirino Nogueira. As crianças vão conferir os espetáculos do grupo de teatro Blitz e do Coletivo We.

 

RUSSAS

 

Em Russas, o domingo, 11 de junho, será de espetáculos do TIC para crianças de todas as idades. A programação será no Galpão das Artes, com abertura às 18h30 a cargo do DJ Miau. Na sequência, “João Preguiça”, da Cia Prisma, e  banda Dona Zefinha, com o show “O circo sem teto da lona furada dos bufões”. No local, durante o TIC, o público contará com a Feira de Trocas e Doação de Livros e Brinquedos e Oficina de Confecção de Bonecos com Material Reciclável.

 

Na segunda-feira, dia 12, o TIC estará em três escolas públicas de Russas, onde, em cada uma, haverá espetáculo com um grupo de teatro convidado. São eles: “Bia e Luca contra o Dr. Desperdício”, do grupo de teatro Blitz, que realiza debate após a apresentação, “Para onde vão as meias quando elas desaparecem?”, do Coletivo We, e “João Preguiça”, da Cia Prisma. As instituições que vão receber o TIC são: EMEIEF Coração de Jesus, Escola CAIC Francisco Agaci Fernandes da Silva e EMEIEF Raimundo Pelópidas de Araújo.

 

QUIXERAMOBIM  

 

A cidade de Quixeramobim recebe o 12º TIC nos dias 18 (domingo) e 19 de junho (segunda-feira). O público da cidade poderá conferir o festival no domingo a partir das 18h30 na Praça da Prefeitura. Depois do DJ Miau, que abre a programação, a criançada vai se divertir com o espetáculo “João Preguiça”, da Cia Prisma, e com a banda Dona Zefinha, apresentando o show “O circo sem teto da lona furada dos bufões”. Feira de Trocas e Doação de Livros e Brinquedos e Oficina de Confecção de Bonecos com Material Reciclável acontecem no local durante a programação.

 

Na segunda-feira, dia 19, duas escolas públicas municipais vão receber espetáculos do TIC: “Bia e Luca contra o Dr. Desperdício”, do grupo de teatro Blitz, seguido de debate, e “João Preguiça”, da Cia Prisma. As escolas contempladas são a EEF Dona Mundoca e EEF Teresa Heloísa Saraiva Câmara.

 

ITAPIPOCA

 

No domingo, 25 de junho, é a vez do público de Itapipoca se divertir com a programação do 12º TIC, a partir das 18h30 na Praça da Prefeitura. Depois do DJ Miau, que abre a programação, o grupo K'Os Coletivo apresenta “Guerra de Cup & Cake” e, na sequência, acontece a estreia do show Xirezim”, da cantora Lorena Nunes. Assim como nas outras cidades que recebem o TIC, em Itapipoca também haverá no local Feira de Trocas e Doação de Livros e Brinquedos e Oficina de Confecção de Bonecos com Material Reciclável, durante a programação.

 

Na segunda-feira, dia 26, o TIC levará espetáculos a três instituições de ensino de Itapipoca: “João Preguiça”, da Cia Prisma, na CE Maria Magalhães - Cacimbas - Sede Urbana; “Para onde vão as meias quando elas desaparecem?”, do Coletivo We, na EEB Francisca de Morais - Cacimbas - Sede Urbana; e, na EEB Dr. Péricles Fernandes Teixeira, o grupo de teatro Blitz apresenta “Bia e Luca contra o Dr. Desperdício” e, em seguida, participa de debate com os alunos. Em cada instituição, o grupo de teatro convidado fará uma apresentação para a turma da manhã e uma para os alunos da tarde.

 

SOBRAL

 

No dia 27 de junho o TIC chega a Sobral para cinco dias de festival. Até o dia 30 (sexta-feira), acontecerá no Theatro São João, com sessões exclusivas para escolas públicas. No dia 1º de julho a programação será para o público em geral, a partir das 18h30 no Boulevard do Arcoabrindo as comemorações de 250 anos da cidade de Sobral, que é festejada no dia 05 de julho. Será o aniversário de Sobral para crianças, com o DJ Miau“Theatro Misterioso”, da Cia. Mevitevendo (SP), e banda Dona Zefinha (CE) apresentando o show “O circo sem teto da lona furada dos bufões”. No local, o público contará também com Feira de Trocas e Doação de Livros e Brinquedos e Oficina de Confecção de Bonecos com Material Reciclável.

 

Nos três primeiros dias (27 a 29), as sessões de espetáculos no Theatro São João para escolas vão ser voltadas para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. No dia 27, o Coletivo WE apresenta “Para onde vão as meias quando elas desaparecem?”; no dia 28, o grupo de teatro Blitz encena “Bia e Luca Contra o Dr. Desperdício” espetáculo seguido de debate com a plateia; e no dia 29, a atração é “Theatro Misterioso”, da Cia. Mevitevendo (SP).

 

No dia 30 (sexta-feira), a programação será especialmente para alunos da Educação Infantil. Em cena, “As Canções de Makuru”, espetáculo que mescla música e audiovisual realizado pela Bebelume, plataforma de produções artísticas para a primeira infância radicada em Brasília.

 

SEMINÁRIO ARTE E EDUCAÇÃO

 

O Seminário Virtual Arte e Educação, acontece de 29 de maio a 02 de junho com um webinar a cada dia, das 18h às 19h, sobre um tema relacionado às artes cênicas na educação básica. Destinado a educadores, o seminário tem inscrição gratuita e garantirá certificado para quem estiver inscrito e comparecer às transmissões ao vivo. A transmissão será ao vivo no canal da Invento no YouTube: https://youtube.com/InventoProducoesCulturais. O formulário de inscrição pode ser acessado no site do festival (www.festivaltic.com.br), onde também estão todos os detalhes da programação.

 

No dia 29 de maio, Marcelo Romagnoli (autor e diretor de Teatro) fala sobre “Teatro e Educação: caminhos que se cruzam”; no dia 30, o webinar é com Flávio Desgranges (professor de Artes Cênicas e mestre e doutor em Educação) sobre “Teatro na Escola: da criação à mediação”; no dia 31, Taís Ferreira (atriz, professora de Teatro, mestre em Educação e doutora em Artes Cênicas) fala sobre “Artes Cênicas na Educação Básica”; no dia 01 de junho, o webinar é com Sandra Vargas (atriz e diretora de Teatro de Animação) sobre “Teatro de Animação para Crianças”; e, para encerrar, no dia 02, a palestra é de Maria Fonseca Falkembach (coreógrafa, professora, mestra em Teatro e doutora em Educação) com o tema “A docência da dança na escola”.

 

CARBONO ZERO

 

A exemplo das edições anteriores, o 12º TIC levanta a bandeira em defesa do Meio Ambiente. Ao longo da realização do festival, a emissão de gases de efeito estufa será calculada e neutralizada com a plantação de mudas de árvores nativas em áreas de reflorestamento no Ceará.

 

Apresentado pelo Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o 12º TIC é uma realização do Ministério da Cultura e da Invento Produções Culturais. Patrocínio: Aniger, Dakota, Grupo Dass, Democrata, Freitas Varejo e Smurfit Kappa. Apoio institucional: Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) / Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Apoio: Secretaria de Educação de Fortaleza, Prefeitura de Sobral, Secretaria de Educação de Itapipoca, Secretaria de Educação de Maracanaú, Secretaria de Educação de Maranguape, Secretaria de Educação de Quixeramobim, Secretaria de Educação de Russas, Instituto Dragão do Mar, Hub Cultural, Centro Cultural Porto Dragão, Theatro José de Alencar e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Parceria: BG Soluções Sociais, Instituto Seara e Oficarte. Produção: D'Grau Produções. Agradecimento: Enel.

 


SERVIÇO

 

12º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará – Fortaleza (31/maio), Maracanaú (04 e 05/jun), Maranguape (06/jun), Russas (11 e 12/jun), Quixeramobim (18 e 19/jun), Itapipoca (25 e 26/jun), Sobral (27 a 30/jun e 01/jul) e Fortaleza (01 e 02/jul). Toda a programação tem acesso gratuito. Mais informações: www.festivaltic.com.brFacebook: www.facebook.com/festivaltic. Instagram: www.instagram.com/festivaltic.

 

Seminário Virtual Arte e Educação – De 29 de maio a 02 de junho de 2023, das 18h às 19h, no canal da Invento Produções Culturais no YouTube: https://youtube.com/InventoProducoesCulturais. Inscrições gratuitas com direito a certificado aos inscritos que comparecerem às transmissões ao vivo. Formulário disponível no site do festival: https://festivaltic.com.br/.


ASSESSORIA DE IMPRENSA: DÉGAGÉ

Jornalistas Resp. Sônia Lage e Eugênia Nogueira

Atendimento à imprensa: Sônia Lage e Bebel Medal

Nenhum comentário