[News] Atriz Fernanda Dias faz apresentação gratuita de Meus Cabelos de Baobá no Centro do Rio

Atriz Fernanda Dias faz apresentação gratuita de Meus Cabelos de Baobá no Centro do Rio 

Será a última exibição antes da atriz viajar para o Senegal  para estudar danças africanas

 


Fernanda Dias


Fernanda Dias e Germaine

Fernanda Dias está de malas prontas rumo ao continente africano. A artista viaja para Dakar, no Senegal, para estudar danças africanas na Ecole des Sables. “ Vou para à África realizar  um estágio internacional de danças africanas contemporâneas, onde terei aulas da Técnica Acogny com a própria Germaine. Estou ansiosa para aprender com a bailarina e coreógrafa franco-senegalesa Germaine Acogny. A artista de 78 anos é  premiada e conhecida mundialmente como a mãe da dança contemporânea africana”, relata.

 

A viagem que aconteceu pela primeira vez em 2015, agora se repete com objetivo de finalizar a pesquisa de doutoramento realizada na UERJ no curso de Artes. “A pesquisa conta um pouco de minha trajetória como artista além de registrar como essa trajetória nutriu o espetáculo Meus Cabelos de Baobá e O Raízes do Movimento, oficina de danças que realizo desde 2016”, afirma.

 

Fernanda leva na bagagem sonhos, desejos e expectativas de agregar cada vez mais conhecimentos em sua profissão. Mas antes de seguir viagem até a Mãe África, a atriz participa da mostra de Teatro Preto, no Teatro da Caixa Nelson Rodrigues – Centro (RJ) dias 27 e 28 de maio. O espetáculo Meus cabelos de baobá será exibido gratuitamente.

A peça se desenvolve em torno de diálogos e trilha musical tocada e cantada ao vivo, da Rainha Dandaluanda com a árvore milenar de origem africana, o Baobá. A árvore, Baobá, ensina a rainha os valores africanos e desperta sua autoestima: primeiro, como menina; em seguida, como mulher e, finalmente, como rainha, consciente de sua beleza singular, de sua força ancestral e identidade negra.

A montagem, que tem texto e atuação de Fernanda Dias, direção de Vilma Melo, a primeira negra a ganhar o prêmio Shell na categoria de Melhor Atriz e no elenco Fernanda Dias, Lidiane Oliveira, Rapha Moreto e Beà.

 

As atrizes apresentam a força do feminino onde os movimentos e os gestos, que auxiliam na narrativa da encenação, por meio de uma estética negra, valorizando a identidade negra feminina, sua força e a conexão com a ancestralidade de se reinventar.

 

Inspirado em argumentos de Simone Ricco e textos da autora Conceição Evaristo, o objetivo deste espetáculo, é além de trazer para a cena teatral uma estética que atravessa a diáspora negra, como essa diáspora influencia a capacidade das mulheres se reinventarem através dos tempos, e como essas estéticas podem ser reveladoras a ponto de fazer com o que o não dito venha à tona. Deste modo, a narrativa apresentada traz ao espectador a possibilidade de perceber o que está por trás do que vê.

 

 

Ficha técnica:

Texto: Fernanda Dias

Argumento: Simone Ricco

Direção: Vilma Melo

Elenco: Fernanda Dias, Lidiane Oliveira, Rapha Morret e Beà

Figurino: Clívea Choen

Desenho de luz: Binho Schaefer

Operador de luz: Victor Tavares

Operador de som: Leandro Mattos

Direção musical e percussão: Beà

Coreografias: Fernanda Dias e Charles Nelson

Concepção de cenário e projeto gráfico: Cachalote Mattos

Fotografia: Valmyr Ferreira

Idealização: Fernanda Dias

Produção executiva: Claudia Bueno

 

 

Serviço:

Meus Cabelos de Baobá

Mostra de Teatro Preto – Entrada gratuita.

 

Local: Teatro da Caixa Nelson Rodrigues – Centro (RJ)

 

Dias: sábado 27/5  às 19h e domingo 28/5 às 17h

Duração: 50 min

Classificação: 14 anos

--
Jornalista Isabel Ludgero

Nenhum comentário