[News] A CIDADE DOS ABISMOS CHEGA AOS CINEMAS AMANHÃ
Trailer:
Chega aos cinemas, nessa quinta (11) A CIDADE DOS ABISMOS, dirigido por Priscyla Bettim & Renato Coelho, que tem produção da Cinediário, e distribuição da Boulevard Filmes. A estreia é nas cidades: Palmas (Cine Cultura - Sinhozinho 1), Porto Alegre (Cine Bancários 1), Rio de Janeiro (Estação NET Botafogo 3), São Paulo (Espaço Itaú de Cinema Augusta 5, Petra Belas Artes, IMS Paulista).
O longa traz, como protagonistas, três personagens que testemunham um assassinato brutal na noite de Natal: Glória (Verónica Valenttino), mulher trans, Bia (Carolina Castanha), jovem da classe média paulistana, e Kakule (Guylain Mukendi), imigrante africano. Tal evento muda o rumo de suas vidas; indignados com a impunidade, resolvem ir atrás dos criminosos e fazer justiça.
O roteiro, escrito por Priscyla, parte de histórias que ela e Renato descobriram em bares da região central de São Paulo. “Nenhuma foi seguida fielmente, mas ponto de partida, e fomos construindo o roteiro, e muitas coisas nos ensaios, os personagens foram crescendo. Na época do filme começamos a ver várias peças de teatro, que chegamos aos principais nomes do elenco, como a Veronica, a Carolina e a Sofia. O único que não era ator é o Guylain, mas já tinha feito participação no filme Era o hotel Cambridge. Procurávamos alguém que fosse de um país africano, e acabou casando com o que a gente pensava para o personagem”, conta Priscyla.
O longa foi rodado em 2019, num momento que a dupla da direção de medo e horror. “O risco desses corpos LGBTQIA+ se tornando ainda mais alvos de atentados de ódio. O filme fala desse momento sombrio, de impunidade. Pensar que a impunidade era uma politica pública da morte. Ao mesmo tempo, tem uma questão de força. Pelos laços afetivos dos personagens, que constroem dentro de um pesadelo, e a recusa de aceitar a injustiça. E eles quererem justiça a qualquer custo, até se arriscando para a alcançar. União e afetos.”
A trilha sonora é assinada por Arrigo Barnabé, que também compôs uma música original para o longa, Virgem Jubilar. O músico também faz uma participação em cena em A CIDADE DOS ABISMOS, assim como o poeta Claudio Willer e o Padre Júlio Lancellotti.
São Paulo, por fim, é uma espécie de personagem dentro do longa. “Essa geografia que nos interessa, e, também, há uma relação espectral de muitos tempos acontecendo. Muitas camadas de temporalidade, muitas energias pulsando. São Paulo não é uma personagem realista, tentamos retratar essa camada metafisica, essas diferenças, às vezes impressa na arquitetura, em monumentos. Criar uma imagem mais onírica, que dialoga com os universos poéticos dos poetas surrealistas que circulavam por lá.”
Priscyla e Renato estão disponíveis para entrevistas.
Priscyla e Renato estão disponíveis para entrevistas.
A CIDADE DOS ABISMOS tem produção da Cinediário, e será lançada pela Boulevard Filme e pela codistribuidora, Vitrine Filmes.
Sinopse
Glória, mulher trans, Bia, jovem da classe média paulistana, e Kakule, imigrante africano, testemunham uma morte brutal na véspera do Natal. O evento, vivenciado num bar decadente da capital paulista, muda o destino de suas vidas. Embora mal se conheçam, uma aliança é formada ali. Indignados com os rumos da investigação do crime, os três se recusam a ceder à injustiça e decidem ir atrás dos algozes. No filme, a inevitável descida ao inferno é permeada pela amizade e pelo afeto. E as utopias continuam vivas mesmo quando o corpo padece.
Elenco principal:
Verónica Valenttino - Glória
Sofia Riccardi - Maya
Carolina Castanha - Bia
Guylain Mukendi - Kakule
Participações Especiais:
Arrigo Barnabé
Claudio Willer
Padre Júlio Lancellotti
Ficha Técnica:
Roteiro: Priscyla Bettim
Direção: Priscyla Bettim & Renato Coelho
Assistência de Direção: Marco Escrivão
Produção Executiva: Renata Jardim, Renato Coelho
Direção de Produção: Renata Jardim
Assistência de Produção: Pedro Russo, Rafael Gonzaga
Direção de Fotografia: Rodrigo Pannacci
Direção de Arte: Bira Nogueira
Montagem: Caio Lazaneo
Figurino: Leide de Castro
Som Direto: Marina Bruno
Colorização: Gabriel Ranzani
Trilha Sonora: Arrigo Barnabé, Vitor Kisil
Tradução e Legendagem: Lucas Bettim, Renan Carvalho
Finalização: Caio Lazaneo
País: Brasil
Ano: 2021
Duração: 96 minutos
Festivais e Prêmios:
18º IndieLisboa International Film Festival - Secção Silvestre - Lisboa, Portugal 2021
10º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba – Mostra Novos Olhares – Curitiba, Brasil - 2021
Prêmio: Menção Honrosa - Mostra Novos Olhares
29º MixBrasil Festival de Cultura da Diversidade – Mostra Reframe – São Paulo, Brasil – 2021
3º 1666 – Festival Internacional de Cinema 16mm – Mostra Contemporânea – São Paulo e Rio de Janeiro, Brasil – 2021
75º Festival Internazionale del Cinema di Salerno – Salerno, Itália – 2021
6º RioFantastik – Festival Internacional de Cinema Fantástico do Rio de Janeiro – Mostra Competitiva – Rio de Janeiro, Brasil – 2021
Cinalfama Lisbon Screenings – Lisboa – Portugal – 2021
15º For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade e de Gênero – Mostra Competitiva – Fortaleza, Brasil – 2021
Prêmios: Melhor Fotografia, Melhor Atriz
13º Crash – Mostra Internacional de Cinema Fantástico – Goiânia, Brasil – 2021
Prêmio: Melhor Filme
11º Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú – Balneário Camboriú, Brasil – 2021
Prêmio: Melhor Direção de Arte
2º Anatolia International Film Festival – Turquia – 2021
23º Festival Kinoarte de Cinema – Londrina, Brasil – 2021
4º The Filmy Monks Film Festival – Mumbai, India – 2022
2º Reels International Film Festival – Aurangabad, Índia – 2022
Prêmio: Award Winner
61º FICCI – Festival Internacional de Cine de Cartagena de Indias – Omnívora – Cartagena das Índias – Colômbia – 2022
25º New Filmmakers New York – New York, EUA – 2022
Prêmio: Semi-Finalist
8º ARFF Barcelona – International Awards – Espanha – 2022
2º Standalone Film Festival – Los Angeles, EUA – 2022
1º Australia Film Festival – Sidney, Australia – 2022
Prêmio: Honorable Mention
18º Fantaspoa – Porto Alegre – 2022
Prêmio: Menção Honrosa – Competitiva Nacional
Novíssimo Cinema Brasileiro – Cinusp Paulo Emílio – São Paulo – 2022
26º Festival Mix Mexico – Cidade do México – México – 2022
5º Sanfici – Santander International Independent Film Festival – Bucaramaga, Colômbia – 2022
8º Santos Film Fest – Competitiva Nacional – Santos, São Paulo – 2022
Prêmio: Melhor Filme
17º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões – Floriano, Piauí – 2022
8º Atlantic International Film Festival – Competição Internacional – Barranquilla – Colômbia – 2022
15º Festival Internacional Cine del Mar – Competição Ibero-Americana – Punta del Este – Uruguai – 2022
3º GO – Goiânia Film Festival – Brasil – 2022
Prêmio: Menção Honrosa
3º Nawada International Film Festival – Nawada, Índia – 2022
1º Festival Boitatá – Festival Paranaense Itinerante de Cinema de Horror – Brasil – 2022
4º Rome Prisma Film Awards – Roma, Itália – 2022
13º Picknic Film Festival – Festival Internacional de Cine de Santander – Espanha – 2022
18º FicMonterrey – Festival Internacional de Cine de Monterrey – México – 2022
3º Flight – Mostra Internazionale di Cinema di Genova – Itália – 2022
8º Queer Porto – International Queer Film Festival – Competição Oficial – Porto – Portugal – 2022
7º Garden City International Film Festival – Bangalore, Índia – 2022
CirculaSons 2022 – Mostra Arrigo Barnabé – Londrina, Brasil, 2022
21º Curta-Se – Festival Iberoamericano de Sergipe – Aracajú, Brasil – 2022
21º BIFF – Bratislava International Film Festival – Bratislava, Eslováquia – 2022
Sobre os diretores:
Priscyla Bettim e Renato Coelho são realizadores, pesquisadores e professores. Vivem e trabalham em São Paulo. Se interessam sobretudo pelo cinema em película e experimental, tendo realizado curtas-metragens como "Visão 2013 Para Roberto Piva" (2013), "Trem" (2015), "A Propósito de Willer" (2016) e "Sem Título #2: Verónica Valenttino" (2020). Juntos formam a produtora Cinediário. "A Cidade dos Abismos" é o primeiro longa da dupla.
Sobre a produtora:
A Cinediário é uma produtora de cinema e audiovisual independente sediada na cidade de São Paulo, Brasil. Fundada em 2013 por Priscyla Bettim e Renato Coelho, atua na realização de filmes, mostras de cinema, cursos e projetos de formação. Tem em seu currículo mais de 20 curtas-metragens, como “Landscape” (de Luiz Rosemberg Filho, 2017) e “A propósito de Willer” (de Priscyla Bettim e Renato Coelho, 2016, contemplado pelo Prêmio Estímulo ao Curta-Metragem SP), entre outros, exibidos em festivais e mostras de cinema no Brasil e no exterior. Tendo como foco o universo de filmes experimentais e/ou autorais, grande parte da sua produção trafega pela pesquisa da linguagem no cinema analógico, filmes ensaios, filmes diário, e ficções que buscam dialogar com um cinema de invenção.
Sobre a Boulevard
A Boulevard Filmes, criada em 2013, é uma produtora e distribuidora audiovisual com sede em São Paulo. A empresa se dedica principalmente à produção (curtas e longas) e distribuição (longas) de cinema brasileiro independente. A versatilidade e a busca pela diversidade são suas principais características, firmando parcerias com diretores e produtoras do norte ao sul do país.
Enquanto distribuidora, é responsável pelo lançamento comercial de filmes como Amor, Plástico e Barulho, Raia 4, Carro Rei, Histórias que o nosso cinema (não) contava, Libelu - Abaixo a Ditadura, Legalidade, Açúcar , Além da Lenda, entre outros.
Sobre a Vitrine Filmes:
A Vitrine Filmes, desde 2010, já distribuiu mais de 200 filmes e alcançou milhares de espectadores nos cinemas apenas no Brasil. Entre seus maiores sucessos estão "Bacurau" de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles e vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Cannes 2019; "O Processo", de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional; e "Druk - Mais Uma Rodada", de Thomas Vinterberg, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2021.
Em 2020, a Vitrine Filmes iniciou um novo ciclo de expansão e renovação. Entre as iniciativas estão o lançamento da Vitrine España, que produz e distribui longas metragens na Europa; a criação do selo Manequim, focado na distribuição de filmes com apelo a um público mais amplo; o Vitrine Lab, curso online sobre distribuição cinematográfica, vencedor do prêmio de distribuição inovadora do Gotebörg Film Fund 2021; e Vitrine Produções, para o desenvolvimento e produção de títulos brasileiros.
Desde 2021, Vitrine produz e coproduz curtas, documentários e longas-metragens, dentre eles "Amigo Secreto" (DocLisboa 2022), de Maria Augusta Ramos, que teve mais de 15 mil espectadores no Brasil; o romance adolescente "Jogada Ensaiada", de Mayara Aguiar, em desenvolvimento; "O Nosso Pai", curta de Anna Muylaert exibido no Festival de Brasília; "Caigan Las Rosas Blancas" (White Roses, Fall!), de Albertina Carri, a continuação de "Las Hijas del Fuego", distribuído pela Vitrine Filmes em 2019.
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