[News] Na 21ª Semana Nacional de Museus, CCBB RJ se despede da exposição Studio Drift e recebe a Junta Local com Samba do Trabalhador!


 

Na 21ª Semana Nacional de Museus, CCBB RJ se despede da exposição Studio Drift e recebe a Junta Local com Samba do Trabalhador!


Com o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”, a 21ª Semana Nacional de Museus destaca a importância dos museus como agentes promotores de consciência, fortalecimento de identidades e das práticas saudáveis. 



Em cartaz no Rio, mostra destaca a relação entre tecnologia e natureza  criada pelo Studio Drift | Artes visuais | O Globo 

Com atividades variadas, gratuitas ou a baixo custo, a dica de passeio para a 21° Semana Nacional dos Museus é visitar o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. A comemoração ocorre de 15 a 21 de maio. 


Ao longo desses 7 dias, você pode conferir as exposições, peças em cartaz e todas as atividades do Programa Educativo, como visitas mediadas, laboratórios de arte e convidados especiais.


No final de semana, o público começa a se despedir da exposição Studio Drift – Vida em Coisas, que acaba em 22 de maio, segunda. Refletindo sobre a relação entre natureza e tecnologia, a exposição é sucesso de público e já recebeu mais de 120 mil visitantes.


No sábado, dia 20 de maio, a Junta Local estará presente no estacionamento do CCBB RJ com muita comida boa e música com o grupo Samba do Trabalhador


E a música não para por aí! O CCBB Educativo traz o Grupo Sonori para tocar no térreo do prédio, no sábado, com instrumentos feitos de sucata e promessa de conscientização, interação e remelexo!


Amazônia – Memória Presente” faz parte da programação e mostra fotografias jornalísticas que valorizam a cultura dos povos originários no 4° andar do CCBB. 


A programação completa pode ser conferida em bb.com.br/cultura ou no arquivo anexado.


Confira a programação destacada para a 21ª Semana Nacional de Museus abaixo.


 

EXPOSIÇÃO    

Entrada gratuita de quarta a segunda 

STUDIO DRIFT - VIDA EM COISAS    

Até 22 de maio   

   

Primeira exposição brasileira do Studio Drift, coletivo holandês fundado em 2007 pelos artistas Lonneke Gordjin (1980) e Ralph Nauta (1978). O grupo trabalha criando esculturas, instalações e performances experimentais que se fundem com a arte, design, tecnologia, ciência e natureza. As obras, compostas por instalações e videoprojeções, foram especialmente planejadas para os espaços do CCBB, sendo remontadas para interagir organicamente com as características do prédio.   

 

Curadoria: Alfons Hug e Marcello Dantas    

 

Classificação indicativa: livre 


 

AMAZÔNIA –  MEMÓRIA PRESENTE 

 

Até 17 de julho - 4º andar – Quarta a segunda    

 

Com 16 fotografias, a mostra “Amazônia – Memória Presente” apresenta imagens que ilustram reportagens históricas.   

Os registros foram feitos por fotógrafos brasileiros consagrados, que captaram a beleza do território, costumes e tradições dos povos Yawalapiti e dos Zo’é. Foram registradas também imagens que mostram a degradação ambiental.   

A exposição fotográfica faz parte do 21ª Semana Nacional de Museus, que tem como tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”, destacando a importância dos museus como agentes promotores de consciência, fortalecimento de identidades e das práticas saudáveis. 

Entrada gratuita.  

 

JUNTA LOCAL NO CCBB 

Estacionamento e Praça da Pira  

20 de maio - Sábado, 10h 

A Junta Local volta a ocupar a frente do CCBB em uma temporada especial, que reúne a feira de comida boa, local e justa em pleno Centro do Rio. Serão 3 edições, de maio a julho, um sábado por mês, sempre com atrações musicais para alimentar a alma. Para inaugurar a 2ª temporada, no mês do trabalhador, nada melhor do que reunir parte dos bambas que exaltam a classe no tradicional Samba do Trabalhador. Gabriel Cavalcante, um dos pilares do grupo com sua voz inconfundível, convida Nego Alvaro para uma roda de samba que promete esquentar o chão e não deixar ninguém parado. 

Clientes Banco do Brasil têm direito a 20% de desconto nas barracas mediante pagamento com cartão Ourocard. 

 

Entrada gratuita. 

 

PROGRAMA EDUCATIVO 

1° andar - Quarta a segunda  

O CCBB Educativo é um programa de mediação cultural que desenvolve ações para aproximar os públicos da programação em cartaz e do patrimônio cultural do Centro Cultural Banco do Brasil. Visitas mediadas, Ateliê Aberto e Encontro com Professores são parte da programação do CCBB Educativo. As ações englobam a participação diversificada, sendo um convite para as comunidades escolares, ONGs, famílias, grupos de terceira idade, pessoas com deficiência, profissionais de arte e cultura e outros para experimentar, criar e conviver no CCBB.   

 

21ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS   

"Museus, sustentabilidade e bem-estar".   

O CCBB convida o grupo Sonori para participação nas atividades regulares e especiais desenvolvidas para a Semana.  

15 a 21 de maio  

 

APRESENTAÇÃO E OFICINA – GRUPO SONORI  

Dia 20 de maio – Sábado às 13h  

Térreo do CCBB   

O CCBB Educativo, dentro da programação da 21ª Semana de Museus, convida o grupo Sonori a realizar uma atividade aberta ao público do CCBB. Venha participar de uma experiência interativa musical tendo como base a reutilização de diversos tipos sucatas e objetos do cotidiano. Processos artesanais mão na massa, movimentos e jogos corporais acompanharão esta jornada em busca do despertar da criatividade e da ecologia culminando em uma apresentação musical coletiva.  

 

SERVIÇO  

Centro Cultural Banco do Brasil   

Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro (RJ)   

Contato: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br    

Ingressos:   

Estudantes, maiores de 65 anos e Clientes Ourocard pagam meia entrada.    

Bilhetes e senhas disponíveis na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura .   

Funcionamento:    

Segundas, quartas, quintas, sextas e sábados, das 9h às 21h;    

Domingos, das 9h às 20h (fecha às terças).    

 

ATENÇÃO Domingos, das 8h às 9h - horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).    

 

bb.com.br/cultura | twitter.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj    

Nenhum comentário