[News] Projeto 35 ANOS DE LAURA traz para o público neste mês de maio um ciclo de palestras gratuitas com Fernanda Montenegro e representantes da arte e da cultura
Divulgação |
Oito meses em cartaz e mais de 8.000 visitações. Sucesso de público desde a inauguração, o projeto 35 anos de Laura, que contempla uma exposição inédita, imersiva e gratuita sobre a história de Laura Alvim, e performances teatrais sobre os principais momentos de sua vida, apresenta uma novidade durante este mês de maio: palestras exclusivas com a presença de convidados ilustres que conviveram com a messena das artes ou transformaram o casarão doado por ela em um espaço cultural com diferentes manifestações artísticas como sempre sonhou.
Entre os participantes estão a atriz Fernanda Montenegro, amiga de Laura e com quem realizou vários saraus na casa; Jackson Emerick, presidente da Funarj, quem hoje administra a Casa de Cultura; Danielle Barros, Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio; Claudia Werneck, idealizadora do projeto Escola da Gente; a Orquestra Sinfônica Brasileira, que destaca o poder da educação através da música; Daniel Herz, diretor das performances teatrais Fragmentos de Laura, que acontece aos sábados e domingos na exposição 35 anos de Laura, e as atrizes Carol Santaroni, Deise Manttuano, Raabe Roque, Roberta Brisson e Verônica Dutra, que participam da atuação que revela um pouco mais sobre o universo de Laura Alvim.
Com temáticas variadas e uma hora de duração, as apresentações são gratuitas e acontecem às segundas-feiras (dias 8, 15 e 22 de maio), em dois horários, às 16h e às 19h, no Teatro Laura Alvim. Todas as palestras disponibilizam plena acessibilidade e os convites serão distribuídos pela plataforma Sympla. Nestes dias, o público também terá acesso à exposição 35 anos de Laura, que abre às 15h, e pode conferir as performances Fragmentos de Laura, que serão encenadas das 15h às 16h e das 17h às 19h.
Programação - Ciclo de palestras do projeto 35 anos de Laura
DIA 8/5
● 16h - A importância dos acervos e o trabalho das equipes Constelar e Funarj
Convidados: Vivian Fava (diretora do Museu do Ingá), César Balbi (diretor do Museu Carmem Miranda) e Rafaela Zanete (equipe de museologia da Constelar)
● 19h - Cultura e arte desenvolvidos pela Funarj
Convidados: Jackson Emerick (presidente da Funarj), Carlos Janan (Assessor especial da presidência da Funarj) e Danielle Barros (secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro)
DIA 15/5
● 16h - Orquestra Sinfônica Brasileira Conexões Musicais: a educação através da música
Convidados: Elber Ramos (coordenador educacional da Orquestra Sinfônica Brasileira) e Sulamyta Matos (representante do projeto Universo da Música)
● 19h - A importância e a inclusão responsiva das ferramentas de acessibilidade
Convidada: Claudia Werneck, idealizadora da Escola da Gente
DIA 22/5
● 16h - Direção e atuação, a partir do processo de construção das performances "Fragmentos de Laura"
Convidados: O diretor Daniel Herz e as atrizes Carol Santaroni, Deise Manttuano, Raabe Roque, Roberta Brisson e Verônica Dutra
● 19h - O início de tudo: A Constelar convida grandes nomes que acompanharam Laura Alvim na construção de seu maior sonho, transformar sua casa num centro cultural
Convidados: Fernanda Montenegro, Eliana Caruso e Sérgio Pereira
Apresentada pela PRIO (antiga PetroRio), maior companhia independente de óleo e gás do Brasil, e idealizada pela Constelar, de Tatianna Trinxet, com apoio institucional da Funarj, o projeto 35 anos de Laura fica em cartaz até o dia 28 de maio e se destaca pela riqueza e ineditismo em que reúne obras de arte, mobiliários, louças, fotografias e outros itens do acervo original da família Alvim dos tempos em que Laura Alvim viveu no casarão, antes dele se tornar um centro cultural, em 1986, como ela sempre sonhou.
Com a exposição, o acervo cultural e museológico passaram a fazer parte da casa em um espaço permanente, o Memorial Laura Alvim, como um presente aos cariocas. Outras atrações também chamam a atenção como o enorme e elegante banheiro cor de rosa, que funcionava como um camarim para Laura; o pequeno palco, com cadeiras refletidas, que resgata a memória afetiva dos encontros com grandes nomes da arte como Fernanda Montenegro, Bibi Ferreira, Darcy Ribeiro e Tônia Carrero; e a sala de jantar com imagens de documentos, fotos e objetos históricos da família, e um time-lapse de 24 horas da vista da praia de Ipanema, filmada diretamente da varanda de onde Laura contemplava o mar.
A convite da Constelar, que também assina a curadoria da exposição, o circuito instalativo e texto curatorial foram criados pelo coletivo Uncool Artist, baseado em Nova York, que selecionou, entre seus integrantes, sete artistas visuais (cinco brasileiros, uma mexicana e uma estadunidense) para conceber o trabalho que proporciona uma experiência imersiva, tendo como ponto de partida a relação sensorial com a memória. A cenografia é assinada pelo artista visual e cenógrafo José Marton.
Ponto alto da mostra, a performance Fragmentos de Laura tem arrancado elogios dos mais de 3000 visitantes que foram conferir as 150 apresentações já realizadas pelas cinco atrizes que relembram momentos marcantes da vida de Laura Alvim, por meio de encenações de 30 minutos. Sob a direção de Daniel Herz, o time é composto por Verônica Reis, que recebe as pessoas no início da exposição e fala sobre a casa, doada para o Governo do Estado do Rio em 1983; Carolina Santorini, que, na sala de jantar, apresenta as conversas em família entre Laura, a irmã e o pai, que a impedia de atuar como atriz profissionalmente; Raabe Roque, que circula pela varanda, incorporando os momentos de cantoria da anfitriã e admiração pelo mar; Roberta Brisson, que atua no pequeno palco construído em casa por Laura para ela encenar; e Deise Manttuano, que, no suntuoso banheiro, interpreta Laura Alvim fazendo uma análise de como conduziu sua vida até os últimos dias.
Sobre o projeto 35 anos de Laura
O projeto 35 anos de Laura é resultado de um processo de licitação vencido pela produtora Constelar, da empresária do setor de economia criativa, Tatianna Trinxet, e ganhou força ao ser abraçado pelo Presidente do Conselho da PRIO, Nelson Queiroz Tanure, incentivando todo o conjunto de ações em prol da história da Casa de Cultura Laura Alvim.
“A PRIO tem tanto orgulho de ser carioca, que leva RIO até no nome. E, apoiar as iniciativas culturais dessa cidade que respira arte faz todo sentido para nós, está em nosso DNA. A Casa de Cultura Laura Alvim tem grande representatividade no nosso cenário cultural, principalmente, por ser a concretização do sonho da sua idealizadora, que nunca desistiu de usar seu lar como meio de democratizar o acesso à arte. Estamos muito honrados em fazer parte dessa nova fase desse importante ícone cultural local”, destaca Nelson Queiroz Tanure, Chairman da PRIO.
Para Tatianna Trinxet, a Casa de Cultura Laura Alvim é vanguarda e diversidade, uma multiplataforma de cultura e talentos em um dos maiores celeiros de tendências do Rio, a praia de Ipanema. “É um espaço que resistiu e persistiu, nos últimos 35 anos, de forma democrática e elegante. É maravilhoso ver o público se conectar e se emocionar com as histórias de Laura, nos ajudando a escrever um novo capítulo de boas memórias”, ressalta.
Em 2021, o projeto foi vencedor de um edital realizado pela FUNARJ, e financiado pela Lei de Incentivo à Cultura. “A trajetória de Laura faz parte da cultura do Estado e do país. E este projeto deixa um legado físico e artístico para a população carioca e para quem tem oportunidade de visitar e conhecer um pouco mais sobre a sua obra-resistência. Ter a oportunidade de contar essa história numa exposição imersiva, linda e potente reforça o compromisso do governo com seus patrimônios e com quem escreveu seu legado”, destaca Danielle Barros, Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.
Acessibilidade
A exposição conta com um time de educadores e monitores, parte deles bilíngues, para visitas mediadas e atendimento ao público em geral. No percurso, há QR codes que ativam conteúdos em Libras, legenda em português e narração dos textos. “Viabilizamos o melhor acesso das pessoas de um modo geral e é importante que todos se sintam acolhidos e pertencentes à exposição”, explica Rafaela Zanete, responsável pelas ações educativas e de acessibilidade. O agendamento para visitas mediadas pode ser feito em exposicao35anosdelaura@produtoraconstelar.com.
Iniciativas socioeducativas
O projeto 35 anos de Laura também conta com contrapartidas socioeducativas, como oficinas de teatro já ministradas pelos diretores Daniel Herz e Maria Rita Rezende. “A Laura Alvim foi uma mulher revolucionária que reconhece o valor da cultura e faz do seu patrimônio individual um patrimônio coletivo. Me sinto abençoado de ter neste espaço cultural tão valioso a oportunidade de, na posição de professor, estar sempre aprendendo, descobrindo, experimentando”, ressalta Daniel.
Sobre a Casa de Cultura Laura Alvim: Gerido pela Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro – FUNARJ, vinculada à Secretaria do Estado de Cultura, do Rio de Janeiro. Situado no bairro de Ipanema, a casa foi inaugurada em 12 de maio de 1986, cumprindo as determinações de Laura Alvim, que doou a casa para o Governo do Estado do Rio. O espaço também tem como objetivo preservar a memória de Álvaro Alvim, pai de Laura e importante médico radiologista e no tratamento de câncer, e de Ângelo Agostini, avô materno da doadora, precursor da caricatura nacional, com papel de destaque na abolição da escravidão e no advento da República, através de suas sátiras e críticas políticas.
Sobre a PRIO: Maior empresa independente de óleo e gás do Brasil, pioneira na recuperação e aumento da vida útil de campos em produção. Com seus ativos localizados na Bacia de Campos, a PRIO (ex-PetroRio) busca a eficiência operacional com a otimização de processos, emprego de novas tecnologias e soluções inovadoras que visem a diminuição de custos, sempre com a premissa da excelência e da segurança das operações. A PRIO vem crescendo por meio de aquisições. Graças aos constantes resultados positivos teve uma forte valorização passando a fazer parte do índice B3, principal da bolsa brasileira em 2020. A companhia tem investido em ações ligadas ao esporte, à saúde, à educação e à arte. Em alguns casos, envolvendo mais de um desses eixos. www.prio3.com.br.
Serviço: Exposição imersiva “35 anos de Laura”
Data: até 28 de maio de 2023
Endereço: Casa de Cultura Laura Alvim - Av. Vieira Souto, 176 - Ipanema (RJ)
Horário: De quarta a domingo, das 13h às 20h e às segundas (8, 15 e 22 de maio), das 15h às 20h.
Entrada gratuita - retirada de senha no local ou pela Sympla (https://www.sympla.com.br )
Visitas guiadas para escolas, de quarta a sexta, com agendamento prévio através do e-mail: exposicao35anosdelaura@produtoraconstelar.com
Instagram e Facebook: @produtoraconstelar
Agendamento para visitas mediadas: exposicao35anosdelaura@produtoraconstelar.com
Serviço: Performance “Fragmentos de Laura”
Data: até 28 de maio de 2023
Horário: sábado e domingo, das 18h às 20h e segundas (8, 15 e 22 de maio), das 17h às 19h.
Entrada gratuita - retirada de senha no local ou pela Sympla (https://www.sympla.com.br)
Capacidade de público: 20 pessoas por sessão
Instagram e Facebook: @produtoraconstelar
Nenhum comentário