[News] Teatro Sérgio Cardoso recebe o espetáculo Florbela e Todas as Palavras do Mundo
Teatro Sérgio Cardoso recebe o espetáculo Florbela e Todas as Palavras do Mundo
Peça gratuita, da Cia Teatro de Romance, terá exibição única no próximo domingo (28) às 11h
Florbela e Todas as Palavras do Mundo | Crédito da Foto: Lucas Silvestre
O Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com gestão da Amigos da Arte, recebe no dia 28 de maio, domingo, às 11h, o espetáculo Florbela e Todas as Palavras do Mundo, segundo espetáculo da Cia. Teatro de Romance. A peça tem direção de Tadeu Pinheiro - ator, palhaço e arte-educador, que assina a dramaturgia junto com Denis Antunes. A Cia Teatro de Romance foi formada em 2008 pelos atores Denis Antunes e Gabrielle Araújo.
Permeada por canções interpretadas pelos próprios atores em cena, o jogo com as palavras é o grande protagonista da história. A narrativa leva o público a (re)visitar lugares e emoções reconhecidos por jovens e adultos.
A música entra na peça como um elemento fundamental para a história. A trilha serve como referência durante as passagens (de tempo e de cena), além de introduzir e desenvolver as ações vividas pelo trio de amigos - a doce Florbela, o atrapalhado e medroso Renê e sua fiel e corajosa escudeira Clarinha.
O cenário de Marisa Bentivegna - que também assina a iluminação - privilegia os atores em cena, e representa vários ambientes: a praça, a igreja, a casa de Florbela e o córrego da cidade.
A luz cria atmosferas, dando ora tensão às cenas, ora enfatizando ou escondendo personagens ou elementos do cenário para que a surpresa possa ser melhor assimilada pelo público. As descobertas também podem ser reveladas em explosões de cores e luzes — como na revelação do sentimento que Florbela tem em relação a Renê. Essa alternância de cores e de sombras ajuda o público a acompanhar as emoções da cena e a descobrir, junto com os personagens, as emoções da história.
Os figurinos de Leandro Benites evidenciam a leveza das lembranças da infância e revelam detalhes das personalidades dos personagens, como o medo de Renê - através de seus óculos - e os desejos e inseguranças de Florbela, com retalhos e bordados.
Recentemente o espetáculo ganhou o troféu caneca “Pecinha é a Vovozinha” de melhor cenografia, do jornalista Dib Carneiro Neto, e tem circulado em diversos festivais especializados em teatro para a infância e juventude, integrando a programação dos festivais 17º Festival em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato em São José do Rio Preto, 24º FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO PARA CRIANÇAS E JOVENS DE BLUMENAU e também da 2ª edição do Festival A GENTE QUE FEZ! - Festival de Artes Feito Com e Para Crianças.
Ficha Técnica:
Texto: Denis Antunes e Tadeu Pinheiro
Direção: Tadeu Pinheiro
Elenco: Alexandre Bamba, Denis Antunes, Fernanda Zaborowsky e Gabrielle Araújo
Trilha Sonora Original e Direção Musical: Mariane Mattoso
Cenografia e Iluminação: Marisa Bentivegna
Figurinos: Leandro Benites
Direção de Produção: Gabrielle Araújo
Produção Executiva: Mônica Vasconcellos
Produção: Caboclas Produções
Operador de Iluminação: Henrique Andrade
Fotos: Lucas Silvestre e Maurício Bertoni
Arte: Viviane Lamana
Redes Sociais: Cidy Dionísio
Idealização: Cia. Teatro de Romance
Serviço:
Florbela e Todas as Palavras do Mundo - Cia. Teatro de Romance
Data: Dia 28 de maio de 2023, domingo, às 11h00
Ingresso: Gratuito | Sympla
Classificação: livre
Gênero: Infantil
Local: Teatro Sérgio Cardoso - Sala Paschoal Carlos Magno - Rua Rui Barbosa, 153 Bela Vista - São Paulo/SP
Capacidade: 143 lugares + 6 espaços de cadeirantes
Sobre o Teatro Sérgio Cardoso
Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em mais de 40 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança, peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital, e foi fundamental nos dois anos de pandemia, quando abriu as portas, a partir de rígidos protocolos de saúde, para a gravação de especiais difundidos pela plataforma CulturaEmCasa.
Composto por duas salas de espetáculo, quatro dedicadas a ensaios, além de uma sala de captação e transmissão, o Teatro tem capacidade para abrigar com acessibilidade oito pessoas na sala Nydia Licia, 827 na sala Paschoal Magno 149 pessoas são comportadas no hall de entrada, onde também acontecem apresentações e aulas de dança.
Em junho deste ano, mais uma vez o Teatro inova e lança o Teatro Sérgio Cardoso Digital. Com um investimento em alta tecnologia e adaptação para as necessidades virtuais, o TSC Digital, na vanguarda dos teatros públicos brasileiros, vai ao encontro de forma inédita da democratização do acesso à cultura com objetivo de garantir uma experiência online o mais próxima possível da presencial.
Sobre a Amigos da Arte
A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, além do Mundo do Circo SP e da plataforma de streaming e vídeo por demanda CulturaEmCasa, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.
Assessoria de Imprensa – Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado
Nenhum comentário