[News] Terminam as filmagens de "Cyclone", filme sobre a trágica jornada de Miss Cyclone
Luiza Mariani | Créditos: Fabio Braga |
Após cinco semanas rodando entre as cidades de São Paulo e Santos, terminaram as filmagens de "Cyclone", longa-metragem livremente inspirado em "O Perfeito Cozinheiro das Almas deste Mundo", obra escrita durante os anos de 1918 e 1919, na garçonière de Oswald de Andrade, por alguns dos posteriormente chamados modernistas e Dayse, conhecida como Miss Cyclone, única autora mulher nesse grupo. O filme tem direção de Flávia Castro (dos premiados "Diário de Uma Busca" e "Deslembro", que esteve na Mostra Orizzontti do 75º Festival de Veneza), roteiro de Rita Piffer com colaboração de Luiza Mariani, e produção da Mar Filmes, Muiraquitã Filmes e VideoFilmes.
Protagonizado por Luiza Mariani, idealizadora do projeto que também interpretou Cyclone no teatro, em 2006, o filme conta trágica jornada de Dayse, operária de uma gráfica que sonha em ser autora de teatro na conservadora São Paulo de 1919.
Enquanto se esforça para ganhar uma bolsa de estudos em Paris, que lhe permitiria fugir da precariedade através de seu trabalho artístico, surge uma gravidez inesperada, que Dayse decide interromper. Sem recursos para realizar um aborto seguro, acompanhamos a luta dessa mulher, que tenta avançar em um mundo hostil, regido pelos homens, no Brasil do início do século XX.
"Cyclone transita por espaços muito distintos – o cortiço, a gráfica onde o movimento anarquista está a mil, o Theatro Municipal e a garçonière com sua elite financeira, cultural e masculina. Ela não pertence verdadeiramente a nenhum desses mundos, e é com esses olhos de quem está sempre sentindo-se um pouco deslocada nos espaços que nós também a perceberemos", explica a diretora.
Também integram o elenco Eduardo Moscovis, que dá vida a Heitor, prestigiado diretor teatral e amante de Dayse; Karine Teles no papel de Marie, uma de suas poucas amigas; Magali Biff como Ada, cantora lírica que ajuda a protagonista; e Luciana Paes como Lia, sua prima e confidente.
SINOPSE
Na São Paulo de 1919, Daisy, também conhecida como Cyclone, trabalha em uma gráfica e sonha em ser autora de teatro. Em meio à luta para ganhar uma bolsa de estudos em Paris, ela se descobre grávida do amante que não quer que ela viaje. Com poucos recursos financeiros, Daisy irá enfrentar uma secreta e violenta jornada para levar adiante o sonho de imprimir sua voz em um mundo onde as mulheres sequer são donas do próprio corpo.
FICHA TÉCNICA
Direção: Flávia Castro
Produção: Joana Mariani, Eliane Ferreira, Maria Carlota Bruno e Luiza Mariani
Roteiro: Rita Piffer
Colaboração de Roteiro: Luiza Mariani
Direção Assistente: Lara Carmo
Produção Executiva: Diana Almeida
Fotografia: Heloisa Passos
Direção de Arte: Ana Paula Cardoso
Figurino: Gabriela Marra
Maquiagem: Mariah de Freitas
MAR FILMES | Produtora
Fundada em 2017 pela diretora e produtora Joana Mariani, a Mar Filmes é uma produtora brasileira independente de criação e de desenvolvimento de conteúdo audiovisual. Dentre suas realizações, destacam-se documentários premiados como "A luta do século", de Sérgio Machado; "Me chama que eu vou", de Joana Mariani e "A imagem da tolerância”, de Paula Trabulsi e Joana Mariani, além da coprodução de "Aeroporto Central", de Karim Aïnouz. A primeira ficção realizada pela produtora foi "Todas as Canções de Amor", vencedor do prêmio de crítica de melhor filme na Mostra Internacional de São Paulo em 2018. A Mar produziu também "Vou Nadar até você", com Bruna Marquezine, que teve sua première na competição em Gramado em 2019, e "O Meu Sangue Ferve por Você", cinebiografia de Sidney Magal com estreia prevista para o segundo semestre de 2023. Na TV, a produtora finaliza uma série em quatro episódios também sobre Sidney Magal e, em coprodução com o diretor Carlos Saldanha, criou e desenvolveu a primeira temporada da série "How to be a carioca", ambas para o Star+.
MUIRAQUITÃ FILMES | Produtora
A Muiraquitã Filmes é uma produtora brasileira, sediada em São Paulo, fundada por Eliane Ferreira. Desde 2020, também atua em Portugal, dedicando-se à produção de filmes e séries, de ficção e não ficção, com perspectivas únicas e autênticas, em colaboração com cineastas talentosos e parceiros em todo o mundo. As suas produções têm sido exibidas em prestigiados festivais no mundo todo, tais como Berlinale, Jeonju IFF, IDFA e Dok Leipzig. Entre os documentários e ficções produzidos estão "Fabricando Tom Zé", de Décio Matos Jr. (vencedor de Melhor Documentário pelo Júri Popular no Festival do Rio e na Mostra de São Paulo); "Vermelho Russo", de Carlos Braun (vencedor de Melhor Roteiro no Festival do Rio); "A Luta do Século", de Sérgio Machado (Melhor Documentário no Festival do Rio); e "Cine Marrocos", de Ricardo Calil (Melhor Documentário nos festivais Dok Leipzig, Guadalajara e É Tudo Verdade).
VIDEOFILMES | Produtora
Criada pelos irmãos Walter e João Moreira Salles em 1986, a VideoFilmes é uma produtora independente com 36 anos de trajetória no mercado audiovisual, considerada referência pelo valor artístico de seus trabalhos. A produtora já realizou mais de 100 projetos de filmes de ficção, documentários, séries, programas para TV, coproduções nacionais e internacionais. Dentre suas produções estão os filmes de ficção "Central do Brasil" e "Linha de Passe", de Walter Salles; "Santiago" e "No Intenso Agora", de João Moreira Salles; filmes de renomados diretores como Sérgio Machado, Karim Ainouz e Eryk Rocha, além dos documentários do grande mestre Eduardo Coutinho. A trajetória da VideoFilmes é marcada pela conquista de mais de 400 prêmios internacionais, entre eles o Urso de Ouro e Urso de Prata no Festival de Berlim, Palma de Ouro em Cannes (Melhor Atriz), Globo de Ouro, dois prêmios BAFTA, e conta ainda com oito indicações e um Oscar® por suas produções e coproduções.
Nenhum comentário