[News]ACORDA! No CCJF - Centro Cultural da Justiça Federal

 

ACORDA! No CCJF

Acorda! Crédito Carlos Fernando Macedo


Misturando elementos da música de câmara e contemporânea às raízes da música popular, o Acorda! Coletivo de música faz sua estréia no CCJF apresentando o resultado de suas pesquisas sonoras e convidando o público a conhecer as engrenagens da produção de suas composições e arranjos em oficinas ministradas antes dos concertos. O repertório do primeiro concerto reflete a diversidade do pensamento musical do conjunto, em arranjos originais para canções de Cartola, Baden Powel e Pixinguinha, passando pelas composições de Alexandre Fenerich e improvisações livres criadas no calor do momento pelos integrantes do conjunto sem esquecer de contemplar o repertório camerístico mais tradicional, com a sonata de Romberg.

 

ACORDA! Coletivo de música

Formado por Alexandre Brasil (OSB), Nayara Tamarozi (OSTM), Alexandre Fenerich (UNIRIO) e Bernardo Fantini (OSB), o ACORDA! Coletivo de Música é o mais novo conjunto de experimentação sonora da cidade. O objetivo é realizar apresentações que se destacam pela qualidade do repertório e diversidade de composições apresentadas, proporcionando ao público a audição de obras consagradas e a descoberta de novas peças do repertório camerístico nacional e internacional, com destaque para as diversas linguagens musicais dos compositores contemporâneos e latino-americanos, do clássico ao popular, além de composições dos próprios integrantes do grupo. Em 2022, o Acorda! realizou seu concerto de estreia na série Clássicos Domingos do Centro de Referência da Música Carioca Arthur da Távola com obras de Dittersdorf, Cartola, Guerra-Peixe, Waldir Azevedo, Baden Powel e Chiquinha Gonzaga. Ao longo do ano, tocou no programa “Sala de concerto”, da Rádio MEC, na série “Música na UNIRIO”, no encontro de poetas “CEP 20.000”, no Sarau da livraria Beco das Letras e foi contemplado no edital de ocupação musical do Museu de Arte do Rio (MAR). Em 2023 participa do edital de ocupação do Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), promovendo concertos e oficinas. Acorda, vem ouvir!

Programa do Concerto:

Agenor de Oliveira “Cartola” (1908-1980) – Sala de Recepção. Arranjo de Alexandre Brasil e Bernardo Fantini.

Baden Powell (1937-2000) – Samba triste. Arranjo de Alexandre Brasil e Bernardo Fantini.
Acorda! – Improviso livre 1.
Heitor Villa-Lobos (1887-1959) – Assovio a jato.

Acorda! – Improviso livre 2.

Bernhard Romberg (1767-1841) – Trio

I- Allegro non tropo.

II- Andante.

III- Rondó.

Alexandre Fenerich (1976) – Cadernos de Alexandre e Bernardo.

I- Andar titubeando.
II- O titerista bêbado e o boneco equilibrista.

Alfredo da Rocha Vianna Filho “Pixinguinha” (1897-1973) – Naquele Tempo. Arranjo de Alexandre Fenerich

Oficina: “Por dentro do Acorda!”

 Oficina de interpretação – cordas / oficina de composição musical

O objetivo da oficina é analisar com os participantes o repertório a ser apresentado no concerto do mesmo dia, no CCJF. As músicas serão abordadas do ponto de vista das questões relativas à interpretação e também da composição, visto que algumas obras foram criadas para o grupo. Do ponto de vista da interpretação serão estudadas as técnicas instrumentais, as opções estéticas para interpretar as obras e as estratégias de adaptação idiomática de estilos da música popular brasileira para a situação de concertos. Do ponto de vista composicional serão abordadas as técnicas empregadas, as ideias composicionais trabalhadas e as particularidades da escrita para cordas. O interesse é de confluir os pontos de vista da interpretação e da composição e, ao final do processo, promover uma conversa entre os membros do grupo e os participantes sobre as questões levantadas. 

Público alvo: Músicos e estudantes de música; Violoncelistas, Violistas e Contrabaixistas; estudantes de composição e compositores.

 

Serviço.

 

Oficina “Por dentro do Acorda!”

 

Dia 20/05/2023

 

Horário: 11:00

 

Local: Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF)

Av. Rio Branco, 241. Cinelândia, Rio de Janeiro-RJ (Metrô Cinelândia)

Oficina gratuita mediante inscrição. 

Link para inscrição: https://forms.gle/fQiyfdZWm85qd3KfA 

Classificação: 14 anos

Concerto

Dia 20/05/2023

Horário: 15:00

Local: Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF)

Av. Rio Branco, 241. Cinelândia, Rio de Janeiro-RJ (Metrô Cinelândia)

Ingressos:

R$ 30 inteira

R$ 15 meia 

Venda de ingressos na bilheteria antes do concerto (Dinheiro ou PIX) 

Classificação LIVRE

Nenhum comentário