‘’O órgão é um instrumento cósmico pois reúne todas as vozes do universo.’’ (Papa Bento XVI)
Imagens: https://youtu.be/sBUU5wccbuM
No dia 13 de maio, sábado, às 17h30, um concerto inesquecível será realizado com o órgão de tubos, recém-restaurado pelo Atelier de Órgão e Piano Canoinhas, da Paróquia dos Sagrados Corações, na Tijuca. No programa, Glória de Vivaldi, com Coros Sinfônicos e de Câmara da Associação Canto Coral, tendo como solistas Dani Sardinha (soprano) e Kassia Lima (mezzo-soprano). No órgão, Benedito Rosa e na regência, Miguel Torres.
Convidada para o evento, a Associação de Canto Coral (ACC), fundada em dezembro de 1941, tem um papel importantíssimo no cenário da música clássica no Brasil. É objetivo da instituição divulgar a herança musical brasileira e as grandes obras do repertório internacional.
Concertos, no Brasil e no exterior, assim como gravações das principais obras corais do nosso período colonial marcaram esses mais de oitenta anos de atividades ininterruptas que elevaram a música coral ao mesmo patamar da música sinfônica.
“Para nós da Associação de Canto Coral é uma honra participar desse relevante fato no cenário musical do Rio de Janeiro que é a reinauguração do órgão Bohn, da Paróquia dos Sagrados Corações, pois como instituição musical que há 82 anos ininterruptos promove concertos corais na cidade, vê um instrumento como esse novamente em utilização é de extrema importância, não só para os atos litúrgicos da igreja, como para a cidade do Rio de Janeiro”- ressalta o maestro Miguel Torres.
“Nós, integrantes dos coros de câmara e sinfônico, nos sentimos honrados e muito felizes em participar desse concerto. Sabemos da importância de termos instrumentos em perfeitas condições para que as nossas apresentações sejam executadas em toda a sua plenitude. Glória de Vivaldi, será um marco para a história musical de nossa cidade” – destaca a cantora do coro sinfônico, Susan Souto.
Sobre o órgão
Considerado o rei dos instrumentos, o órgão de tubos é um dos mais antigos do mundo. Surgiu na França, era chamado de órgão sinfônico. Silenciado por quase três décadas, esse órgão de tubos da marca ‘’Bohn’’, fabricado na cidade de Novo Hamburgo-RS, em 1961, por João Edmundo Bohn voltará a ecoar seu som pela Paróquia dos Sagrados Corações.
“Assim que cheguei vários paroquianos me perguntavam: Padre vamos reformar o órgão Eu respondia: sim, num futuro próximo e conto com a sua ajuda. Entre os muitos desafios na paróquia, especialmente neste tempo já quase pós-pandemia, um deles, seria o trabalho de incentivar a comunidade paroquial, para fazermos a reforma do Órgão de Tubos. Tendo o apoio da comunidade, vendo o grande valor que o órgão já teve na vida da Paróquia, e que poderia recuperar em parte sua importância, a quase totalidade dos paroquianos assumiu este desafio. Que este dia fique marcado na história da Paróquia e no coração dos paroquianos, que quando queremos e estamos unidos, podemos realizar grandes coisas. Que continuemos nosso trabalho e missão juntos” – afirma Sérgio Stein, pároco da Paróquia dos Sagrados Corações.
Nenhum comentário