[Crítica] Bem-Vindos de Novo

 


Sinopse: Na virada do milênio, os descendentes de japoneses Yayoko e Roberto Yoshisaki foram tentar uma vida melhor no Japão enquanto seus três filhos ficaram no Brasil com os avós. O casal retorna 13 anos depois e a família passa por uma complexa reconstrução afetiva, documentada pelo filho Marcos Yoshi. A história de uma família dividida entre a necessidade de garantir o sustento e o desejo de permanecer junta.

O que achei? Marcos Yoshi mostra as relações familiares, imigração, choque cultural, reconexão e passagem de tempo em seu longa de estreia que teve seu lançamento mundial no Tokyo Documentary Film Festival no Japão e foi exibido pela primeira vez no Brasil em Tiradentes na Mostra Aurora.

Os pais de Marcos, Roberto e Yayoko Yoshisaki, são dekasseguis (descendente de japoneses) que – assim como muitos dekasseguis – imigram para o Japão em busca de melhores oportunidades. A crise de 1999 os levou a fechar a loja e mudar para o Japão para morar e trabalhar por dois anos, mas acabaram por ficar no país por 13 anos, o que fez com que não estivessem presentes durante uma boa parte da vida de seus três filhos.

O documentário começa com um clima de saudosismo com uma filmagem antiga da família em uma viagem de férias e os três filhos olhando fotos antigas, onde a família era unida, mostrando o contraste do que ela se tornou depois da longa estadia dos pais no Japão.

Durante o documentário, Marcos mostra essa família tentando se reconectar, recuperar o tempo perdido e lidar com mágoas ainda abertas e a dificuldade dos pais de se adaptarem novamente ao Brasil.

Bem-Vindos de Novo tem poucos recursos e a narração de Marcos é um pouco mecânica, mas – para seu primeiro longa – ele consegue passar sua mensagem e capta muito bem tanto os momentos alegres quanto os tristes da família.

Para o mim, o momento mais tocante do documentário foi quando Marcos pediu para tocar a cabeça de Roberto, onde parece que ele está conhecendo o pai de novo, se conectando com ele novamente. Essa reconexão acontece uma segunda vez quando Marcos viaja para o Japão para reencontrar os pais que decidiram voltar novamente para o país, para revê-los depois que o pai teve uma emergência de saúde.

Bem-Vindos de Novo estreia no dia 15 de junho, produzido pela Meus Russos e lançado pela Embaúba Filmes. 

Trailer:


Escrito por Michelle Araújo Silva




Nenhum comentário