[News] 18a CINEOP CELEBRA A MÚSICA PRETA NO BRASIL E TEM CERIMÔNIA DE ABERTURA NA QUINTA-FEIRA (22) COM HOMENAGEM A TONY TORNADO, PERFORMANCE, EXIBIÇÃO DE FILME SOBRE SOUL CARIOCA E SHOW DA BANDA DIPLOMATTAS COM MAURÍCIO TIZUMBA

 

Sediada na cidade que é Patrimônio Histórico da Humanidade, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto chega à 18a edição nesta quarta-feira, dia 21 de junho, com as primeiras atividades de uma vasta programação que se estende até o dia 26. Entre essas atividades, o público já poderá conferir sessão cine-escola, exposição e exibição de filmes e masterclass em ambiente online (na plataforma cineop.com.br). A cerimônia de abertura oficial da CineOP acontece na quinta-feira (22), às 19h30, ao ar livre, na Praça Tiradentes, com participação gratuita. Os eixos da 18ª CineOP (Preservação, História e Educação) e a homenagem ao ator e músico Tony Tornado serão apresentados numa performance audiovisual com direção de Chico de Paula e roteiro de Chico e da coordenadora geral do evento, Raquel Hallak.


LEIA AQUI TODOS OS DETALHES DA PROGRAMAÇÃO DA 18a CINEOP


Na performance audiovisual, será destacada a temática central esse ano: “Memória e criação para o futuro”. Em cada linha de ação da CineOP, há uma subtemática a encaminhar exibições, discussões e encontros. “Imagens da MPB (Música Preta no Brasil)” vai pautar a Temática Histórica e nela está o contexto do tributo a Tony Tornado. Aos 93 aos, o ator participa da abertura, de um debate e de um show ao longo do evento. Na Preservação, o tema é “Patrimônio audiovisual brasileiro em rede” e, na Educação, é “Cinema e educação digital: deslocamentos”.


Para a cerimônia de abertura, o diretor Chico de Paula diz que a abordagem foi pensada a partir da narrativa que a música preta brasileira ajudou e ajuda a criar, elucidar e evidenciar. “A escolha dos artistas foi fundamental para trazer vigor e consistência ao que fizemos”, diz Chico, em referência aos nomes convocados para a performance: Banda Diplomattas, DJ Black Josie, Lira Ribas, Maurício Tizumba, Silvia Gomes, Alexandre de Sena, Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e de Santa Efigênia e Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e de Santa Efigênia – Capitão Rodrigo.


Segundo Chico de Paula, são artistas que, além de terem familiaridade com o repertório e o assunto da temática, são também parte do assunto em termos pessoais e de pesquisa. “Construímos junto com eles os caminhos a serem tomados, na imensidão de possibilidades e da enorme riqueza desse conteúdo musical. Escolhemos músicas que, através de suas letras, também nos ajudassem a costurar a narrativa que queríamos e tratamos a Música Preta no Brasil, como define a curadoria, de maneira mais ampla, expandindo o que um recorte de estilo musical pudesse proporcionar”.


Em  seguida à performance e à homenagem a Tony Tornado, será exibido, ainda no Cine-Praça, o documentário “Baile Soul”, dirigido por Cavi Borges, que trata dos bailes black cariocas do fim dos anos 1960 até o fim dos anos 70 que originaram o movimento Black Rio.


Em seguida à abertura, o público da CineOP vai poder acompanhar, no Sesc Cine-Lounge Show, o encontro musical entre a Banda Diplomattas e o cantor e instrumentista Maurício Tizumba. Em “Uma viagem pela música preta”, eles vão revisitar canções icônicas da música negra brasileira e internacional e algumas composições autorais em um show para ninguém ficar parado.


SOBRE A 18ª CINEOP


Durante seis dias de evento, o público terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir aos filmes, curtir atrações artísticas, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação, participar do programa de formação e debates temáticos de forma gratuita.


ABERTURA OFICIAL

EXIBIÇÃO DE FILMES - LONGAS, MÉDIAS E CURTAS

PRÉ-ESTREIAS E MOSTRAS TEMÁTICAS

HOMENAGEM

MOSTRINHA

MOSTRA VALORES

SESSÕES CINE-ESCOLA

18o ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS E ACERVOS AUDIOVISUAIS BRASILEIROS

ENCONTRO DA EDUCAÇÃO: XV FÓRUM DA REDE KINO

DEBATES, DIÁLOGOS E RODAS DE CONVERSA

OFICINAS

MASTERCLASSES INTERNACIONAIS

PERFORMANCE AUDIOVISUAL

EXPOSIÇÃO

LANÇAMENTO DE LIVROS

CORTEJO DA ARTE

SHOWS


Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2023.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: www.cineop.com.br / www.universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducao

No YouTube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: cineop / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção


SERVIÇO

18ª CINEOP - MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO | 21 A 26 DE JUNHO DE 2023 | PRESENCIAL E ONLINE

WWW.CINEOP.COM.BR


LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio Máster: Instituto Cultural Vale

Patrocínio: Itaú, Cemig/Governo de Minas Gerais

Parceria Cultural e Educacional: Universidade Federal de Ouro Preto, Sistema Fecomércio MG Sesc  Senac Sindicatos Empresariais,  Instituto Universo Cultural

Apoio: Prefeitura de Ouro Preto e Casa da Mostra

Idealização e realização: Universo Produção

 SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS

MINISTÉRIO DA CULTURA/GOVERNO FEDERAL/ UNIÃO E RECONSTRUÇÃO






Nenhum comentário