[News] Dirigido por Rana Kazkaz e Anas Khalaf, o longa O TRADUTOR chega à plataforma RESERVA IMOVISON na próxima sexta (09/06)

 

Premiado no Biografilm Festival, O TRADUTOR é uma drama, ao mesmo tempo, político e emocionante, dirigido por Rana Kazkaz e Anas Khalaf, que tem como cenário a Síria de 2011, quando explode a revolução. Inédito nos cinemas brasileiros, o filme estreia com exclusividade na plataforma RESERVA IMOVISION na próxima sexta (09/06).


 


Ziad Bakri (Naquele fim de semana) interpreta o tradutor do título do filme, Sami Najjar, um sírio que foi Austrália para trabalhar nos Jogos Olímpicos, em 2000. Um mal entendido numa tradução o obrigou a ficar no país, como um refugiado político. Mesmo tendo se adaptado à nova vida, um sentimento de culpa o consome por ter deixado para trás seu irmão e sua irmã.


 


Em 2011, quando eclode revolução na Síria, ele recebe um vídeo de seu irmão sendo preso numa manifestação pacífica. Mesmo se arriscando, Sami resolve voltar à sua terra-natal para ajudar seu irmão cujo paradeiro é desconhecido. Nessa jornada, o protagonista acabará aprendendo mais sobre sua família, seu país e até sobre a liberdade


 


Coprodução entre Síria, França, Suíça, Bélgica, Catar e Estados Unidos, o roteiro de O TRADUTOR participou da prestigiosa oficina do Festival Cannes, e tem como tema central a questão da identidade e do pertencimento. O que acontece quando alguém muda de seu país? O filme investiga como o personagem responde a essa pergunta emocional e politicamente diante de uma situação tão conturbada quanto a da Síria naquela época.


 


Kazkaz e Khalaf são ambos nascidos na Síria, com dupla cidadania e radicados em outros países. Ela, nos Estados Unidos; e ele, na França. Eles viviam, no começo dos anos 2000, em Damasco, e acabaram tendo de deixar o país na época do conflito. O filme, escrito pela dupla e a francesa Magali Negroni, aborda questões pessoais deles mesmos sobre o pertencimento, a busca da identidade e a vida longe de seu país-natal. Esse é primeiro longa da dupla, que juntos já fizeram cinco curtas, entre eles, o premiado Mare Nostrum, exibido em mais de 100 festivais, e ganhador de mais de 30 troféus.


 


Sinopse


No ano 2000, Sami era o intérprete árabe-inglês da equipe olímpica da Síria em Sydney, Austrália, até que uma falha de linguagem o forçou a ficar no país e viver no exílio como refugiado político. Em 2011, quando a revolução síria começa e seu irmão é preso, Sami arrisca tudo para voltar à Síria e encontrá-lo.


 


Ficha técnica


Direção: Rana Kazkaz e Anas Khalaf


Roteiro: Rana Kazkaz, Anas Khalaf e Magali Negroni


Elenco: Ziad Bakri, Yuman Marwan, David Field, Sawsan Arsheed, Miranda Tapsell, Reem Ali, Carlos Chahine, Rami Farah, Fares Helou, Zayd Khalaf, Ramzi Maqdisi et Kamel El Basha. 


 


SOBRE A RESERVA IMOVISION


A RESERVA IMOVISION reúne numa só plataforma uma boa parte do catálogo da distribuidora IMOVISION, com mais de 500 filmes, além de longas inéditos, novas aquisições e séries exclusivas. Toda semana, o assinante terá novos conteúdos.


 


MODOS DE ASSINATURA


A plataforma RESERVA IMOVISION oferece duas modalidades:


Assinatura – com acesso a todos os filmes da plataforma


Aluguel – alugue qualquer título durante 72 horas, sem precisar ser assinante


 


PREÇOS


Assinatura mensal: R$ 24,50


Assinatura anual: R$ 211,68


 


COMO USAR


A RESERVA IMOVISION pode ser acessada pelo computador, por celulares e tablets com sistema operacional iOS ou Android e conta com função de espelhamento para SmartTV e Chromecast.


Também é possível acessar o aplicativo em Smart TVs com sistema Android TV (Sony, TCL, Philco, Philips); sistema Roku (AOC e Philips); dispositivos com sistema Android TV (TV Box, Mi TV Stick, Mi Box, entre outros), Roku Express e Apple TV.


 


 


SOBRE A IMOVISION


Presente no Brasil há 31 anos, a IMOVISION é uma das maiores incentivadoras do melhor cinema mundial na América Latina, tendo lançado mais de 500 filmes no Brasil. Criada pelo empresário Jean Thomas Bernardini, a distribuidora tem em seu catálogo obras de consagrados diretores estrangeiros e brasileiros e longas premiados nos mais importantes festivais de cinema do mundo, como Cannes, Veneza e Berlim. Mantendo seu foco em títulos de qualidade, a IMOVISION fortaleceu o cinema francês no Brasil e foi a responsável por introduzir no país cinematografias raras e movimentos internacionais expressivos, como o Cinema Iraniano e o Dogma 95. A distribuidora é a que mais lançou filmes franceses no Brasil. São 201 títulos ao longo de seus 30 anos de existência.




 


 

Nenhum comentário