[News] Hub Cultural Porto Dragão realiza Desmonte Artístico MONO com visita guiada e roda de conversa com artistas realizadoras
Hub Cultural Porto Dragão realiza Desmonte Artístico MONO com visita guiada e roda de conversa com artistas realizadoras
Foto Sergio Lima
O encontro acontece nesta sexta-feira (16/6), às 19h, na Praça das Artes, e propõe um espaço horizontal de troca de experiências sobre processo de criação
Marcando os últimos dias da temporada de visitação da instalação performativa MONO, o Hub Cultural Porto Dragão - equipamento da Secretaria da Cultural do Ceará (Secult) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) - recebe nesta sexta-feira (16/6), às 19h, o Desmonte Artístico MONO, um encontro com artistas realizadoras da obra para um bate-papo sobre o processo de criação e resultado da obra.
Com a presença de Rafaela Vasconcelos, Levi Banida, Mariah Duarte e Arrudas, o Desmonte Artístico se propõe a ser uma atividade entre visita guiada e roda de conversa, como um lugar horizontal para troca de experiências, questões e detalhes da instalação.
Aberta para visitação até dia 19 de junho, MONO trata de intercruzamentos de um percurso de diagnóstico e autorreconhecimento enquanto pessoa monocular, deficiência, potência e experimentação em arte contemporânea.
A obra coletiva mistura experimentação em artes plásticas e produção de acessibilidade, com materialidades como gravuras, colagens, cianotipia e outras criações táteis, audiodescrição do espaço, entrevistas com pessoas com deficiência visual disponíveis para escuta em fones de ouvido e texto impresso em braille.
Rafaela Vasconcelos é artista idealizadora, produtora de acessibilidade. Mulher monocular arquiteta e urbanista (graduação UNIFOR), designer gráfica e pesquisadora nas áreas de psicologia ambiental, no Laboratório de Estudo das Relações Humano-ambientais (LERHA), no projeto SER CIDADE, e de artes integradas, no projeto MONO. Participou do programa Faz a Cena do Hub Cultural Porto Dragão, com formações em tecnologia, acessibilidade e cenografia.
Levi Banida é artista idealizadora, produtora executiva e designer conceitual. Inter artista, docente e produtora cultural fortalezense que pesquisa as relações entre gênero, performance, violência, interarte, ecologia, dança e criação. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Arte (2021).
Mariah Duarte é responsável pelo design sonoro, criação visual e execução de arquitetura sonora. Musicista, compositora e produtora musical na cidade de Fortaleza, graduanda em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Também é compositora e instrumentista da banda Huina.
Arrudas é artista plástico, performer e produtor cultural fortalezense, atuando atualmente como produtor executivo na Banida Plataforma e representado pela Galeria Leonardo Leal. Graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda na Universidade de Fortaleza. Tece trabalhos em performance, instalação, pintura acrílica, a óleo e aquarela.
SERVIÇO
Desmonte Artístico MONO
19 de junho, às 19h
no Hub Cultural Porto Dragão (Rua Bóris, 90 - Centro)
Livre | Gratuito
Nenhum comentário