[News] Rio + Rock - porque o Rio precisa de mais Rock!

 Rio + Rock - porque o Rio precisa de mais Rock!  




Produtores, artistas e amantes do rock brasileiro criam o Coletivo para fomentar e divulgar a estilo na cidade berço do maior festival da música do mundo


foto Michael Meneses

As primeiras manifestações do rock no Brasil datam da década de 1950,  mais precisamente no ano de 1955, quando Nora Ney gravou, para a trilha sonora da versão brasileira do filme 'Sementes da Violência' ('Blackboard Jungle'), o sucesso de Bill Halley & His Comets, 'Rock Around the Clock'. 


No Rio de Janeiro, cidade berço do rock brasileiro com a Jovem Guarda, o auge do estilo se deu na década de 80, com a criação do maior festival de música do mundo, que tem em seu título a palavra Rock. Desde 1985, a cidade é palco do evento e recebe  inúmeros artistas, nacionais e internacionais, tendo gerado em sua última edição uma receita de R $800 milhões. Atualmente, o festival ocorre em anos alternados no Rio e a sua importância em termos culturais, sociais e econômicos, o levou para São Paulo, Lisboa, e outras cidades do mundo.


Após chamado público da Funarj, em abril de 2023,  para a viabilização de um Museu ou Casa do Rock, produtores, fomentadores e divulgadores do segmento se uniram e criaram o Coletivo Rio + Rock, pela necessidade de organização, profissionalização, e principalmente de ocupar os espaços e os editais com todas as vertentes do rock.


Segundo Cris Rizo, diretora artística do Rock FM Brasil e criadora do Garagen'Roll,  "todo trabalho que envolve pessoas, líderes de suas equipes e com  ideias diversas, fica mais complicado e complexo, porém, o que mais fazemos é conversar, colocar as ideias em conjunto e seguir no melhor raciocínio e objetivo, lembrando que o coletivo tem como principal objetivo criar eventos que fomentem o rock no Estado do Rio de Janeiro, através de ocupação dos equipamentos disponíveis e dos editais que surgirem.


Além disso, estamos formando um ecossistema, dividido em setores, com um núcleo, que existe desde o início, onde cada um é responsável por um setor -  artístico, comunicação, executivo, e também um mega grupo, formado por  bandas e todos que se interessam pelo projeto."


Para divulgação do Rio + Rock serão realizadas Lives no Instagram semanalmente, sempre às quintas feiras, às 19 horas. Agora, no início, participarão os integrantes do projeto, para falar, divulgar e chamar as pessoas para o ecossistema. Em um segundo momento, as Lives trarão convidados de “fora “ do Coletivo, de forma a  atrair mais pessoas para as redes sociais. A primeira foi realizada no dia 08/06 e pode ser assistida pelos links:


No Dia Mundial do Rock, 13 de julho, o Coletivo realizará um evento de lançamento e apresentação do projeto  Rio + Rock,  cuja chamada pode ser vista nas redes, em um vídeo chamada o “ Pq o Rio precisa de mais Rock?”. Será uma grande Celebração ao Rock, firmando o Coletivo na História do Rio de Janeiro. Também está sendo criado um calendário de eventos e projetos para  editais e ocupação dos espaços públicos estaduais.

“Trabalhar em Coletividade, é doar e receber conhecimento, respeito e arte de todas as formas e jeitos", finaliza Cris Rizo. 

Rio + Rock, Pq o Rio precisa de mais Rock!


Participantes do Coletivo Rio + Rock


PRODUTORES: A Grande Roubada Produções, Akasha Rock Fest, Audio Rebel, BACA FEST, Rock de Favela, Garagen'Roll, Girls Rock Fest, Guadala Rock, KUPULA ROCK METAL, Master Zee, Pedrada Rocks, Eletrik Produções, PRUDA FEST, R33xistência Produções, Rob Low Produções, XL MAX Produções.


FOMENTADORES/SERVIÇOS: Bonde Music, Caravela Records, Estúdio Music Lima, Estúdio Túnel, MDM Sonorização, Parayba Records, Pedrada Records, Rock & Metal Dance.


DIVULGADORES: Agenda Rock RJ, Portal ArteCult, Cervejaria artesanal Rocknbrau, Luminária Sessions, MRA - Movimento Rock Autoral, CULT FM Rádio, Rádio Peep FM, Rádio Rota 220, Portal Rock Press, Rockarioca, RockFM Brasil, Portal Universo Artístico OnLine



Redes:
Foto de parte do coletivo na Enseada de Botafogo: Michael Meneses Fotografia (@michaelmenesesfotografia) 

Assessoria de Imprensa:
Paula Ramagem/Arte Cult

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