Uma das curiosidades do balé é que a maquiagem foi toda inspirada nos grandes pintores da história da Semana de Arte Moderna e suas cores como o amarelo de Anita Malfati, o azul cobalto de Portinari, o verde de Ismael Nery, o azul claro de John Graz, o laranja de Di Cavalcanti, o rosa de Milton da Costa e o vermelho de Tarsila do Amaral. O material utilizado em cena é praticamente todo reciclado pelo Coletivo Trouxinha da UFRJ, que vai criar um lixão com sacolas plásticas e tecidos ao vivo, em cena. O figurinista fez uma releitura de roupas do acervo do TMRJ. Espelhos servem de cenário para a confecção de arte, trazendo a parte urbana ao palco por uma equipe de grafiteiros do Museu do Graffiti.
“Desde o grande sucesso da estreia mundial de Macunaíma, ballet original especialmente composto por Ronaldo Miranda para nosso BTM, temos recebido inúmeros pedidos em nossas redes sociais e por email para reapresentarmos este que foi o ponto alto de comemoração do centenário da Semana de Arte Moderna, no ano passado. Agora, a produção volta ao TMRJ para celebrar os 75 anos de seu compositor” - celebra o Diretor Artístico do TMRJ, Eric Herrero.
São quase 50 bailarinos trabalhando com muito empenho e dedicação, num espetáculo multimídia de uma hora de duração, com direção de imagem e fotografia de Igor Correa e supervisão artística de Hélio Bejani e Jorge Texeira.
“Macunaíma, obra inédita criada especialmente para o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro retorna ao palco após o grande sucesso conquistado em sua estreia no ano passado. Agora, com os bailarinos mais entrosados e adaptados ao estilo do coreógrafo Carlos Laerte estaremos, definitivamente, comemorando a vitória da nossa arte, a dança.” - destaca Hélio Bejani, Regente Interino do Ballet do Theatro Municipal e Diretor da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa.
A concepção coreográfica, de Carlos Laerte, dessa obra antológica, desconstrói os corpos dos bailarinos clássicos e traz a contemporaneidade da dança brasileira. Ele aguçou as características de cada bailarino em cima da identidade individual. Outra característica de Macunaíma é a narrativa contada através do audiovisual, já que os bailarinos contracenam com imagens e, em muitos momentos, eles entram e saem da tela, como se fosse o cotidiano deles. É uma conversa itinerante da peça. A tecnologia está o tempo inteiro falando com todos.
FICHA TÉCNICA:
Música: Ronaldo Miranda
Roteiro e Concepção: André Cardoso
Coreografia: Carlos Laerte
Assistente de Coreografia e Ensaiadora: Mônica Barbosa
Direção de Imagem e Fotografia: Igor Correa
Figurinista: Wanderley Gomes
Iluminação: Paulo Ornellas
Coordenação de Cenografia: Coletivo Trouxinhas
Pintura de arte: artistas do Museu do Graffiti
Regência: Jésus Figueiredo
Supervisão Artística Hélio Bejani e Jorge Texeira
Com Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal e Ballet do Theatro Municipal
Direção Artística TMRJ: Eric Herrero
Solistas:
MACUNAÍMAS – Glayson Mendes (Alyson Trindade)
– Rodolfo Saraiva (Rodrigo Hemersmeyer)
– Edifranc Alves (Raffa Lima)
MÃE – Claudia Mota (Fernanda Martiny)
JIGUÊ – José Ailton (Alyson Trindade)
MAANAPE – Rodrigo Negri (Moisés Pepe)
SOFARÁ – Juliana Valadão (Marcella Borges)
IRIQUI – Marcella Borges (Liana Vasconcelos)
CI – Márcia Jaqueline (Liana Vasconcelos)
COBRA – Priscila Albuquerque (Jessica Lessa)
MÃE DE SANTO – Priscilla Mota (Gabriela Cidade)
GIGANTE – Saulo Finelon
CEUCI - Gabriela Cidade (Manuela Roçado)
PRINCESA – Fernanda Martiny (Carol Fernandes)
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