ÁTTA é o novo álbum de estúdio do Sigur Rós, lançado de surpresa nessa sexta-feira, 16 de junho, pela BMG e disponível em todas as plataformas de streaming. A faixa foco, "Gold", é uma peça orquestral épica que se desenrola ao longo de cinco minutos, com os característicos sons celestiais de contemplação estelar da banda se construindo e crescendo, juntamente com uma mistura de vocais islandeses e Vonlenska (suas próprias vocalizações não linguísticas) que conectam o ouvinte diretamente ao coração e à alma de maneira primal.
Este é o primeiro álbum da banda em uma década a contar com o multi-instrumentista Kjartan Sveinsson de volta à formação, depois de ter deixado a banda em 2012, juntamente com o vocalista Jónsi e o baixista Georg Holm. O álbum conta com a London Contemporary Orchestra regida por Robert Ames. Foi mixado e co-produzido por outro colaborador frequente, Paul Corley, juntamente com a banda. Com apenas os três amigos em uma sala, deixando o clima falar com eles, eles se encontraram "apenas querendo ter uma bateria mínima e que a música fosse realmente espaçada, etérea e bonita", explica Jónsi sobre o álbum auto-produzido e gravado no estúdio Sundlaugin, nos arredores rurais de Reykjavik, com as cordas gravadas no icônico Abbey Road, em Londres. "Estamos ficando mais velhos e mais cínicos, então eu só queria nos levar a sentir algo!"
Sigur Rós é uma das bandas mais bem-sucedidas dos tempos recentes e um dos atos de maior sucesso da Islândia, com seis primeiros lugares em seu país de origem e três álbuns de platina mundialmente. Nos anos desde seu último álbum de estúdio, Kveikur, de 2013, a banda lançou os "banhos sonoros" do projeto "Liminal" e playlists infinitas, construídas em torno de releituras relaxantes de momentos do catálogo de Sigur Rós, tanto familiares quanto obscuros. Em 2020, eles lançaram as quase míticas gravações "perdidas" de Odin's Raven Magic, um álbum orquestral originalmente feito quase duas décadas antes. A banda também relançou seus álbuns Agætis byrjun, Takk, ( ), Með suð í eyrum við spilum endalaust e Valtari em seu próprio selo, Krunk. Além disso, o vocalista Jónsi lançou dois álbuns solo, Shiver, com contribuições de A. G. Cook, Robyn e Liz Fraser, e Obsidian, que coincidiram com sua exposição de arte solo na Tanya Bonakdar Gallery, na cidade de Nova York. |
Nenhum comentário